Destinos para viagens bate-volta pelo Brasil

Que tal pegar o carro e fazer uma daquelas famosas viagens bate-volta? Afinal de contas, há opções em todo o Brasil para quem quer fugir da rotina e conhecer novos lugares. Para te dar uma mão com isso, nós selecionamos diversos municípios que são uma oportunidade e tanto pra esse tipo de tour.

NÃO SE ESQUEÇA! O momento continua sendo delicado, então cuide-se direitinho, utilizando máscaras faciais e higienizando as mãos com frequência. Fora isso, fique de olho em todas as medidas adotadas no destino em questão para garantir um passeio bem tranquilo. Assim você zela pela sua segurança e pela segurança da sua família.

Viajar na quarentena: saiba quais destinos nacionais já reabriram
Viagens curtas para sair da rotina

1. SÃO PAULO (SP)

BATE-VOLTA Holambra - São Paulo | Crédito: Shutterstock

Holambra – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Tá pensando em deixar a loucura de São Paulo pra trás por um momento? Pois uma coisa é fato: não faltam possibilidades para fugir da agitação e curtir momentos de descanso no estado paulista. Tem destinos para quem se amarra em aventura, passeios em família, litoral e até roteiros de vinho, por exemplo.

8 passeios em São Paulo para fazer durante a quarentena
9 lugares ao ar livre para curtir em São Paulo

Busca praia? Então saca só: Santos fica bem pertinho (a mais ou menos 59 km da capital), tem um centro histórico incrível e, de quebra, oferece passeios de veleiro e escuna, enquanto o Guarujá conta com extenso litoral e muita diversão noturna. Ilhabela é outra boa opção, pois reúne belas praias, cachoeiras e áreas verdes. Em outras palavras, pode ser exatamente o que você procura se a ideia for recarregar as energias.

6 lugares para passear no interior de São Paulo

Se preferir ir para o interior, sem problemas! São Roque é conhecida como a Terra do Vinho, Campos do Jordão é perfeita para um passeio romântico e Holambra é dona de uma rica cultura com influências holandesas. Detalhe: é em Holambra onde fica o Moinho Povos Unidos, cópia fiel dos tradicionais moinhos holandeses. Ou seja: vale a pena tirar vários fotos desse atrativo.

Cunha, por outro lado, é o endereço do famoso lavandário, um incrível campo de flores roxas. Além de ser um passeio superdiferente, o lugar é bem instagramável. Para fechar, Socorro é um dos principais destinos de aventura do Brasil e o paraíso para amantes de esportes radicais.

2. RIO DE JANEIRO (RJ)

Angra dos Reis – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock.com

Copacabana, Ipanema, Cristo Redentor e Museu do Amanhã são apenas algumas belezas que a eterna Cidade Maravilhosa tem a oferecer. Porém, o estado carioca vai muito além de sua capital e guarda uma série de preciosidades. Bora conferir algumas opções para viagens bate-volta a partir da cidade do Rio de Janeiro?

O que fazer no Rio de Janeiro: principais pontos turísticos

Teresópolis é famosa por seu clima ameno, riqueza histórica e arquitetura colonial. Resende esbanja matas, rios, montanhas e cachoeiras. Angra dos Reis e Ilha Grande são conhecidas pelas praias, mas também oferecem trilhas e bons restaurantes.

Quer mais duas opções para curtir sol e mar? Arraial do Cabo é um destino lindíssimo e, embora ganhe força durante a alta temporada, para a alegria dos visitantes sempre tem alguma festa rolando. Por fim, Armação dos Búzios, estância turística carinhosamente chamada de “Saint-Tropez brasileira”, é um point imperdível pra quem procura por lindas praias e excelente gastronomia.

Independentemente do destino escolhido, aqui vai uma dica de ouro: o Rio é sempre lindo, portanto trate de tirar muitas fotos, OK?

3. BRASÍLIA (DF)

Chapada dos Veadeiros - Goiás | Crédito: Shutterstock

Chapada dos Veadeiros – Goiás | Crédito: Shutterstock

Brasília é surpreendente: basta dar uma voltinha pelos seus principais cartões-postais – a maioria assinada pelo lendário Oscar Niemeyer, inclusive. Mas, além da capital federal, as cidades próximas têm encantos naturais e históricos de sobra, que podem muito bem ser aproveitados em viagens curtinhas.

Mambaí é cheia de cavernas, labirintos de pedras e cachoeiras, ao passo que Cristalina é procurada por seu turismo místico e cristais. A Chapada dos Veadeiros já é bastante conhecida: se estende por vários municípios e abriga cachoeiras, paredões rochosos, piscinas naturais e trilhas, despontando como um dos principais destinos de ecoturismo do país.

Pirenópolis também é dona de muitas atrações naturais, exibindo ruas em pedra colonial e casas com fachadas antigas e coloridas. E Formosa, já ouviu falar nela? A 80 km de Brasília, é um município goiano que coloca cachoeiras, sítio arqueológico, grutas e muitos outros atrativos à disposição do viajante.

4. BELO HORIZONTE (MG)

Bate-Volta Ouro Preto MG shutterstock 1722289108

Ouro Preto – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock.com/Luis War

Principal cidade do quarto maior estado brasileiro, Belo Horizonte tem uma lista e tanto de atrações. Mas não é só isso não: também pode ser o ponto de partida para cair na estrada e mergulhar um pouquinho mais na história mineira.

Pontos turísticos de Minas Gerais em 6 destinos imperdíveis
9 belos destinos localizados no coração mineiro

Ouro Preto, por exemplo, é um Patrimônio Histórico da Humanidade e guarda o maior acervo arquitetônico de arte barroca do Brasil. Já Capitólio ganhou notoriedade nos últimos anos, sendo muito procurada por conta de seus atrativos naturais, como a cinematográfica Lagoa Azul e o Mirante dos Cânions. Nesse mesmo sentido, cabe ressaltar a Serra do Cipó, região sob medida para quem procura por ecoturismo.

Brumadinho é um nome que você já deve conhecer. Afinal, é a casa do famoso Instituto Inhotim, que guarda um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do país. Congonhas é outro destino mineiro que todo mundo precisa visitar pelo menos uma vez. Isso porque a cidade é supercultural e histórica, tendo como destaque a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Spoiler: do lado de fora da basílica podem ser encontradas as estátuas dos doze profetas do Antigo Testamento, as quais se tornaram uma das obras-primas do escultor brasileiro Aleijadinho.

5. RECIFE (PE)

Bate-Volta Praia dos Carneiros | Crédito: Shutterstock

Praia dos Carneiros – Pernambuco | Crédito: Shutterstock

Um dois points mais conhecidos da região Nordeste, Recife tem cidades nos seus arredores que são capazes de conquistar o coração de qualquer viajante. Quer saber o que dá pra fazer em um dia? Pois se liga nessa!

Para começar, a Praia dos Carneiros fica em Tamandaré e atrai inúmeros turistas devido às suas águas transparentes. Ali também fica a Capela de São Benedito, igrejinha construída no século XVIII.

De carro pelo Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco

Quem estiver na capital pernambucana pode, ainda, aproveitar para visitar Calhetas, que tem um mirante incrível com vista para o mar e faixa litorânea em formato de coração. Olinda, por sua vez, é dona de construções charmosas e coloridas que dão um toque todo especial à região. E não dá para falar de Recife sem mencionar, claro, Porto de Galinhas, perfeita para curtir dias de sol e praia em suas piscinas naturais e centrinho.

6. SALVADOR (BA)

Bate-Volta Praia do Forte - Bahia | Crédito: Shutterstock

Praia do Forte – Bahia | Crédito: Shutterstock

Além de ser um espetáculo, Salvador pode ser o ponto de partida pra muitos outros paraísos da Bahia. Então, além de curtir – e muito – tudo o que essa cidade tem a oferecer, vamos pegar a estrada e conhecer algumas ideias para viagens bate-volta?

Para começar a lista, a Praia do Forte é uma das queridinhas, mesmo porque tem a seu favor águas mornas e diversas piscinas naturais. Imbassaí traz um ar mais rústico e tem como um de seus diferenciais o encontro do Rio Imbassaí com o mar, permitindo o banho ora em água doce, ora em água salgada.

A badalada Costa do Sauípe conta com grande infraestrutura hoteleira, belas praias e natureza exuberante, ao passo que Camaçari é famosa pela Vila de Arembepe – um ambiente bem hippie – e por seu litoral maravilhoso. Já Cachoeira é perfeitinha para uma volta ao passado: o destino preserva fortes elementos da época da colonização portuguesa.

Conclusão: se você estiver na Bahia, tem tudo para fazer uma viagem de encher os olhos!

7. CURITIBA (PR)

BATE-VOLTA Morretes

Morretes – Paraná | Crédito: Shutterstock

Alô, Curitiba, chegamos! A capital paranaense chama bastante a atenção dos turistas devido aos seus pontos turísticos, como é o caso do emblemático Jardim Botânico. Uma vez na região, viagens rapidinhas também são pra lá de indicadas. Dá só uma espiadinha no que dá para fazer nos arredores!

Morretes, por exemplo, tem a natureza como protagonista, compreendendo cachoeiras e picos que rendem fotografias únicas. Guaratuba guarda o famoso Morro dos Perdidos, que fica a uma altitude de 1.500 metros da Serra do Mar, e uma praia de mesmo nome, também chamada de Praia Central, com ótima infraestrutura e águas mansas.

Lugares para visitar no Paraná: dicas de atrações em Foz do Iguaçu, Curitiba e mais
Pelo sul do país: onde se hospedar em Curitiba, Foz e Porto Alegre

Outro nome bastante conhecido no estado é Ponta Grossa, sede do Parque Estadual de Vila Velha. Trata-se de uma unidade de conservação constituída por arenitos, furnas (grandes poços com rica vegetação e água no interior) e pela Lagoa Dourada (nome dado por conta da cor da água ao refletir a luz do sol).

E não acabou, não! Anote aí mais uma opção: Paranaguá, a cidade mais antiga do Paraná, que fica a curta distância da belíssima Ilha do Mel, região litorânea.

8. PORTO ALEGRE (RS)

Bate-Volta Itaimbezinho - Cambará do Sul | Crédito: Shutterstock

Itaimbezinho – Cambará do Sul – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

A capital do Rio Grande do Sul oferece diversos atrativos aos seus visitantes, bem como inúmeras possibilidades para um bate-volta.

Seis lugares para passear no Rio Grande do Sul
De carro pela Serra Gaúcha: saiba o que fazer em Gramado e Canela

Três Coroas, por exemplo, fica a 92 km e é famosa por seu templo budista e parques de aventura. Bento Gonçalves é repleta de roteiros para os amantes de vinho, brindando os visitantes com extraordinários panos de fundo. Cambará do Sul guarda os belos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, enquanto a icônica Gramado encanta com sua arquitetura europeia. Caso esteja procurando um lugar diferente, não tenha dúvidas: Torres. A cidade se destaca por ter uma das praias mais bonitas do estado, formada por paredões rochosos à beira-mar.

E você, tem alguma outra sugestão para viagens bate-volta pelo Brasil? Já fez alguma dessas que a gente mencionou? Conta pra gente nos comentários, pois dessa forma você pode ajudar a esclarecer as dúvidas de outras pessoas.

Bom feriado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0