Holambra: conheça a Capital Nacional das Flores

Holambra - São Paulo | Crédito: Miguel Schincariol

Holambra – São Paulo | Crédito: Miguel Schincariol

Está em Campinas de bobeira? Aproveite para conhecer o entorno da cidade, que reúne vários destinos interessantes, como Holambra. A pequena e charmosa cidade conhecida principalmente pela influência holandesa está a pouco menos de 40 quilômetros de distância. Arquitetura, gastronomia e os lindos campos de flores refletem os costumes coloniais e fazem dali um ótimo destino de fim de semana, ou mesmo para um bate e volta de um dia inteiro.

Para conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, vá ao Museu Holambra, que mostra a trajetória dos imigrantes desde a fuga de uma Europa devastada pela Segunda Guerra Mundial até a chegada à Fazenda Ribeirão, onde o município começou. São documentos, fotos, filmes e objetos utilizados pelos holandeses, além de réplicas das casas tradicionais da época. Também é possível visitar o Moinho Povos Unidos, construído em 2008 para celebrar os 60 anos da imigração holandesa. Ele é o maior moinho típico de grãos da América Latina, somando 38 metros, e é o grande cartão-postal da cidade.

Outra tradição local são as flores, Holambra já até ganhou o título de Capital Nacional das Flores. Atualmente, a cidade é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil. Respondendo por cerca de 40% das vendas do setor. E elas também são um grande atrativo turístico. Não somente durante a Expoflora, o evento anual que reúne mais de 300 expositores. Você também pode visitar os campos e estufas de alguns dos produtores  e pode até aprender um pouco mais sobre o cultivo das plantas.

Conhecendo a gastronomia local

Por fim, reserve a hora do almoço para escolher um dos restaurantes locais e experimentar os tradicionais sabores holandeses. A gastronomia herdada dos colonos inclui pratos à base de batata, além de carnes e o conhecido salsichão. Para beber, uma boa cerveja artesanal. Entre os locais mais conhecidos estão os restaurantes Tratterie Holandesa e The Old Dutch, as docerias Martin Holandesa e Zoet en Zout, e a cervejaria Schornstein, filial paulista da matriz catarinense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0