O que fazer em Salvador: conheça a capital baiana

Com paisagens paradisíacas e excelente estrutura hoteleira, o estado baiano tem uma imensa extensão litorânea e muito a oferecer aos seus visitantes. E, dessa vez, nosso desembarque será na capital Salvador, destino onde praia e cidade, descanso e folia, passado e presente andam lado a lado e têm tudo para te convencer de que essa é, sim, a escolha ideal para as suas próximas férias.

E aí, tá com saudade de viajar? Já está quase com as malas prontas? Então vamos conhecer um pouco do que essa baiana, que inclusive é a aniversariante do dia, reserva para você.

Pelourinho

Pelourinho | Crédito: Rita Barreto / Bahiatursa

Pelourinho | Crédito: Rita Barreto / Bahiatursa

Dispondo de uma vista sensacional para o mar e fixado no alto de um paredão de pedras, o Pelourinho foi construído para ser um local de defesa da cidade logo que ela foi fundada, em 1549. Lotado de construções históricas, principalmente dos séculos 17 e 18, o point abriga ícones como, por exemplo, a Igreja de São Francisco, toda banhada em ouro.

Tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a região ainda apresenta diversas manifestações culturais, que fazem suas apresentações ou têm suas sedes ali, como é o caso do Olodum, um dos grupos de música afro mais tradicionais do país.

Elevador Lacerda

Elevador Lacerda - Salvador - Bahia | Crédito: Tereza Torres / Setur

Elevador Lacerda – Salvador – Bahia | Crédito: Tereza Torres / Setur

Ligando a cidade alta e a cidade baixa desde 1873, o Elevador Lacerda tem 73,5 metros de altura e uma vista inesquecível. Com quatro cabines, o percurso dura 22 segundos e é perfeito para aqueles que querem descer do Pelourinho para o Mercado Modelo ou vice-versa. Mas atenção: antes de embarcar vale apreciar a vista com o Forte de São Marcelo ao fundo e a Baía de Todos-os-Santos.

Basílica Nosso Senhor Bonfim

Igreja Nossa Senhora do Bonfim - Salvador - Bahia | Crédito: André Ureal

Igreja Nossa Senhora do Bonfim – Salvador – Bahia | Crédito: André Ureal

Oficialmente chamada de Santuário Senhor do Bonfim, a igreja é de 1772 e digna dos holofotes. Um dos principais cartões-postais da capital baiana, nesse local acontece a Lavagem do Bonfim, evento memorável que marca a lavagem das escadas pelas baianas com água de cheiro e muita alegria. Por fim, esse endereço também é famoso pelas fitinhas coloridas amarradas em seu portão.

Mercado Modelo de Salvador

Mercado Modelo -Salvador | Crédito: Shutterstock

Mercado Modelo -Salvador | Crédito: Shutterstock

Em frente ao Elevador Lacerda, o Mercado Modelo fica em um prédio estilo neoclássico datado de 1861 e reconhecido como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Dispondo de mais de 200 lojas, figura como o melhor local de Salvador para comprar artesanato assim como produtos típicos da Bahia. Fora isso, o endereço também conta com grandes restaurantes e alguns bares, ideais para curtir com a família ou amigos. Enfim, é um local indispensável para os turistas.

Farol da Barra

Salvador - Bahia | Crédito: Shutterstock

Salvador – Bahia | Crédito: Shutterstock

Símbolo de Salvador, o Farol da Barra é imperdível por diversos motivos como, por exemplo, o fato de abrigar o Museu Náutico e uma exposição de artefatos de navegação e de um naufrágio, ocorrido em 1668; por ser o farol mais antigo do continente americano, com a construção finalizada em 1698; e por sua vista capaz de deixar qualquer um apaixonado. Além disso, esse importante ponto histórico também é rodeado por uma praia de águas mansas e quentinhas, lotada aos finais de semana.

Praias e mais praias: as joias de Salvador

Salvador – Bahia | Crédito: Shutterstock

Salvador – Bahia | Crédito: Shutterstock

Claro que uma passadinha na praia é obrigatória, né? Não deixe de curtir um dia na célebre Praia de Itapuã, onde as águas mansas e esverdeadas são um convite para um demorado banho de mar, principalmente na maré baixa, momento em que se formam deliciosas piscinas naturais. Para completar, a Praia de Porto da Barra já foi eleita como uma das praias urbanas mais bonitas do mundo e tem um pôr do sol é extraordinário. Ou seja, tenha a câmera sempre por perto.

Por fim, outras opções são as praias de Stella Maris, queridinha tanto para aqueles que querem relaxar quanto pegar ondas, e do Flamingo, que combina estrutura de alimentação, espreguiçadeiras e um mar incrível.

Você já conhece Salvador? Então conta pra gente o que você achou, já que seu depoimento pode ajudar a esclarecer as dúvidas de outras pessoas. Agora, caso ainda não tenha tido a chance de conhecer o destino, a dica é consultar um agente de viagens, viu? Dessa forma você garante assistência do comecinho ao fim do passeio. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0