Lugares para conhecer em Santa Catarina: 6 dicas além de Floripa

Laguna Santa Catarina shutterstock 1630140697

Laguna, em Santa Catarina, é o destino perfeito para quem quer misturar praias com história l Crédito: Shutterstock

*Post publicado originalmente em 01/11/2021, mas atualizado às 18h45 de 18/01/2022

Quando você viaja, viaja sozinho(a) ou com o(a) companheiro(a) e os(as) filhos(as)? Prefere alguma estação do ano específica? Dá prioridade para destinos mais sofisticados ou se amarra em um estilo de vida mais simples? Relaxa! Não importa muito qual seja a sua preferência, porque nós temos uma dica de região que se encaixa em todos esses pré-requisitos. Quer um spoiler? Pois então continue lendo, pois a gente separou neste post seis lugares para conhecer em Santa Catarina.

As praias de Balneário Camboriú (SC): conheça as melhores
O que fazer em Bombinhas (SC): 5 motivos para visitar o destino + dicas de hospedagem 

Além de ser famoso pelas belas praias, o estado tem diversas atividades ao ar livre, restaurantes, montanhas, parques, shoppings e prédios deslumbrantes. Em linhas gerais, não tem como se decepcionar durante uma viagem rumo ao Sul do país. A capital, Florianópolis, é o nome mais ilustre de todos. E, apesar de valer super a pena visitar Floripa, aqui você vai encontrar dicas diferentes de lugares para conhecer em Santa Catarina. Quer saber quais são eles? Então continue lendo!

6 LUGARES PARA CONHECER EM SANTA CATARINA

1. Bombinhas

Bombinhas shutterstock 1063569962

Não é à toa que Bombinhas entra na listinha de lugares para conhecer em Santa Catarina: suas praias formam belos cartões-postais | Crédito: Shutterstock

Considerada uma das regiões mais belas de Santa Catarina, Bombinhas é mais uma opção de passeio imperdível pelo estadoPor preservar valores dos antigos colonizadores, Bombinhas traz muito forte em sua cultura costumes indígenas e açorianos. Sendo assim, visitar a região é uma experiência única, na qual é possível misturar praia, cultura, história e culinária. 

A mais ou menos uma hora de Florianópolis, Bombinhas é destino para o ano inteiro. Até porque há diversas opções de lazer, como mergulho, passeios de ecoturismo, surfe, safári e trilhas, por exemploIsso sem mencionar as belíssimas praias, claro 

Residencial Bahia do Sonho Bombinhas Santa Catarina Credito Divulgacao

Antes de qualquer coisa, o Residencial Bahia dos Sonhos, em Bombinhas (SC), deixa o hóspede à vontade: exemplo da acomodação Apartamento 2 Quartos com Varanda | Crédito: Divulgação

Onde se hospedar em Bombinhas? Em Bombinhas há acomodações para todos os gostos e bolsos. Entre elas, merece destaque o Residencial Bahia do Sonho. O hotel possui apartamentos para casais e famílias. Além disso, está localizado a apenas 250 metros da praia de Bombinhas. Lá você encontra conforto e o máximo de qualidade, tornando sua viagem ainda mais especial. 

2. Itapema 

Itapema shutterstock 1629089077

De forma geral, Itapema, em Santa Catarina, é a mistura perfeita entre urbanização e natureza | Crédito: Shutterstock

Ocupando o terceiro lugar no ranking dos destinos de veraneio mais visitados em Santa Catarina, Itapema é um dos municípios do estado que completam a zona turística Costa Verde e Mar. Falar dessa cidade não vai ser o suficiente para explicar toda a riqueza natural que você encontra ao visitá-la. A região é a mistura perfeita entre cidade e natureza. Além de ser muito urbanizada, há trechos quase intocados pelo ser humano, trazendo aquele gostinho e ar de paraíso!  

Conhecida por suas ótimas opções de ecoturismo, a cidade tem opções variadas de lazer, como trilhas, praias, mirantes e passeios de barco. Entretanto, no verão Itapema costuma ficar muito movimentada. Por isso, é importante fazer reservas de hotéis e passeios com antecedência 

Itapema Beach Resorts by Nobile Itapema Santa Catarina Credito Divulgacao

Exemplo da bela vista para o mar que o Itapema Beach Resorts by Nobile descortina, na cidade catarinense de Itapema | Crédito: Divulgação

Onde se hospedar em Itapema? Uma boa pedida é o Itapema Beach Resorts by NobileIsso porque o resort oferece paisagens belas e aconchegantes em meio à Mata Atlântica preservada, além de uma vista incrível para o mar. O resort oferece diversas categorias de acomodações, entre elas apartamentos, chalés e suítes. Lá, é possível aproveitar uma faixa de praia de 800 metros de extensãoassim como piscinas naturais e aquecidas. Ou seja: ideal para relaxar em família ou entre amigos. 

3. Porto Belo  

Porto Belo shutterstock 1625989882

Os amantes de atividades aquáticas, não podem deixar de conhecer Porto Belo | Crédito: Shutterstock

Considerada a capital náutica de Santa Catarina, Porto Belo esbanja belas praias, ilhas e lugares ideais para passeios de barco, lancha e jetski. Se você gosta de passeios e esportes aquáticoseste destino deve estar na sua lista. Em Porto Belo, as atividades náuticas podem ser realizadas em diversos pontos. Alguns exemplos são: na Praia Central, na Praia do Araçá e na Ilha de Porto Belo, a apenas 900 metros do continente. 

Caso você aprecie peixes e frutos do mar, melhor ainda! O mês de julho marca a tradicional Festa da Tainha, que reúne diversos pratos à base do famoso peixe na cidade, além de artesanatos e musicais. Já no mês de outubro é a vez do Festival do Camarão, com shows e apresentações folclóricas.   

Quer mais? Pois, de quebra, Porto Belo fica muito perto de outras cidades, como Bombinhas e Itapema. Então dá pra estender a viagem e conhecer outros lugares! 

Regufio do Estaleiro Porto Belo Santa Catarina Credito Divulgacao

Suíte Chalé, um dos diferenciais do Resort Refúgio do Estaleiro, em Porto Belo, Santa Catarina | Crédito: Divulgação

Onde se hospedar em Porto Belo? Uma dica de hospedagem que merece destaque é o Resort Refúgio do Estaleiro. O hotel conta com seis categorias de acomodações, todas elas com infraestrutura belíssima e de muita qualidade. Para completar, tem piscina com vista panorâmica e gastronomia impecável. 

4. Laguna  

shutterstock 1630140697

Laguna, em Santa Catarina, é o destino perfeito para quem quer misturar praias com história | Crédito: Shutterstock

A cerca de 130 km de Floripa, em direção ao sul do estado, fica Laguna, uma cidade charmosa e rica em natureza. Ao mesmo tempo, conta com muitas atrações de ecoturismo e monumentos históricos.  

Lar de Anita Garibaldi, personalidade importante da Revolução Farroupilha, é o segundo município mais antigo do estado. Portanto já  dá pra imaginar a quantidade de história deste lugar, né?  

O destino, considerado como um dos melhores do litoral catarinense, tem um clima supertranquilo, assim como 45 km de praias belíssimas e dunas perfeitas para passeios a dois ou em família. Para coroar, é uma ótima escolha para passar o feriado de Carnaval, pois tem uma das festas mais animadas do estado. 

Alguns de seus pontos turísticos mais famosos são: Farol de Santa Marta, Rota da Baleia Franca, Mirante do Morro da Glória, Marco do Tratado de Tordesilhas, Molhes da Barra e a Casa e Ponte Anita Garibaldi. Logo, planeje-se direitinho para visitar todos eles.  

Hotel Samba Laguna Tourist Laguna Santa Catarina Divulgacao

Tá a fim de aproveitar um ótimo custo/benefício? Então conheça o Hotel Samba Laguna Tourist, em Laguna (SC) | Crédito: Divulgação

Onde se hospedar em Laguna? A cidade esbanja opções de hotéis. Um deles é o Hotel Samba Laguna Tourist, na Praia do Gi. Se você procura por infraestrutura completa e atendimento diferenciado este é o lugar. Isso sem mencionar o acesso privativo à praia, as piscinas internas e externas, a ducha circular, o restaurante com vista panorâmica e as saunas úmida e seca, por exemplo. Da mesma forma, tem três categorias de apartamentos – Standard, Superior e Luxo – e espaços próprios para a realização de eventos. 

5. Itá

shutterstock 1904454367

Acima de tudo, Itá, em Santa Catarina, é famosa pelas águas termais. Sendo assim, vale a pena visitá-la com crianças | Crédito: Shutterstock

Você sabia que há alguns anos Itá foi 100% submersa pelas águas do lago da hidrelétrica da região? Pois é! Na época, o que restou foram apenas as torres da igreja. Hoje, porém, este é um ponto turístico bem famoso do destino e, por isso, faz parte da lista de lugares em Santa Catarina que você precisa conhecer. 

Atualmente, a cidade – que foi toda reconstruída no alto do morro, aliás – conta com várias opções de atividades aquáticas, sobretudo devido às suas águas termais. Da mesma forma, oferece opções bem legais para amantes de ecoturismo.  

Se você for a Itá, não deixe de ver algumas atrações. São elas: as torres da antiga igreja, os mirantes do Caracol e Vertedouro da Represa e o Eco Parque, já que ele tem mais de 1,8 mil metros de trilhas em meio à Mata Atlântica. Quer mais? Pois saiba que a região também é perfeita para praticar tirolesa e arvorismo, por exemplo.

eSuites Ita Resort Eventos By Atlantica Ita Santa Catarina Credito Divulgacao

Exemplo das acomodações charmosas e aconchegantes do eSuites Itá Resort & Eventos by Atlantica, em Itá (SC) | Crédito: Divulgação

Onde se hospedar em Itá? A cidade é pequena e quem vai pra lá geralmente quer aproveitar as famosas Termas de Itá, que podem ser apreciadas em alguns resorts. Um deles é o eSuites Itá Resort & Eventos by Atlantica. Em uma localização privilegiada, na Avenida Beira Lago, o resort domina um dos lados do lago. Sendo assim, oferece uma vista fantástica em um lugar sossegado, rodeado por natureza. Além de oferecer uma infraestrutura completa de hospedagem, lazer e gastronomia, suas acomodações novas e modernas chamam a atenção. Acima de tudo, é a opção perfeita para pessoas que querem descansar.  

6. Governador Celso Ramos

shutterstock 1629068095

A cidade catarinense Governador Celso Ramos é a mistura perfeita de praias com montanhas | Recorte da Praia da Figueira | Crédito: Shutterstock

O nosso último destino, mas longe de ser menos importante, é uma das oito cidades do Brasil certificadas pelo Programa Bandeira Azul. Trata-se do nível máximo em termos de qualidade para banho. Já deu pra entender porque tá na nossa relação de lugares para conhecer em Santa Catarina, né?   

5 destinos mais sustentáveis do Brasil 

Exibindo um dos litorais mais bonitos do estado, Governador Celso Ramos conta com mais de 20 praias de imensa beleza e alta preservação. Por isso mesmo, é ideal para quem procura por sossego à beira-mar. A região integra a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, santuário de espécies raras da fauna e da flora. Dessa forma, a cidade é um dos melhores locais para trilhas, mergulhos e passeios de barco. Inclusive, muitas vezes esses passeios contam com visitantes ilustres: os golfinhos. Já pensou? Câmera a postos, hein!

Antes de mais nada, anote aí alguns points que não podem faltar no seu roteiro: a Ilha de Anhatomirim e praias Armação da Piedade, da Figueira, das Bananeiras, de Fora e de Palmas. As praias são bem conservadas e têm águas translúcidas, viu?

Aguas de Palmas Resort e Hotel Governador Celso Ramos Santa Catarina Credito Divulgacao Facebook

Meio montanha, meio praia: vista aérea parcial do Águas de Palmas Resort & Hotel, em Governador Celso Ramos (SC) | Crédito: Divulgação Facebook

Onde se hospedar em Governador Celso Ramos? O Águas de Palmas Resort & Hotel oferece acomodações aconchegantes para todos os tipos de turistas com sua estrutura que mescla mar e montanha. Ao todo, são mais de 240 mil m² de área totalmente imersa na natureza. De quebra, contempla também parque aquático, quiosque na praia com cadeiras, guarda-sol e atendimento de bar à beira-mar, bem como excepcionais opções gastronômicas dentro do complexo.   

Gostou das dicas de lugares para conhecer em Santa Catarina? Compartilhe! 

Ponte Anita Garibaldi Laguna Santa Catarina Credito editorial soualexandrerocha shutterstock 1443140267

Tá a fim de ir para o Sul do Brasil? Então conheça Laguna, em Santa Catarina | Vista aérea da Ponte Anita Garibaldi | Crédito editorial: soualexandrerocha/Shutterstock.com

O que fazer e onde se hospedar no Sul do Brasil: dicas em Curitiba, Foz e Porto Alegre
12 destinos nacionais mais buscados pelo público LGBT+

Apesar de todas essas dicas, sabemos que há, ainda, muitos outros lugares para conhecer em Santa Catarina. Nosso objetivo, aqui, era dar apenas uma amostra do que o estado tem. O que você achou? Já conheceu algum deles? Deixe um comentário compartilhando sua experiência!

Agora, caso queira começar a planejar suas próximas feiras, o melhor jeito é entrar em contato com um(a) agente de viagens. Assim você tem acesso a um roteiro personalizado e único, daqueles que vão fazer sua trip ainda melhor 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0