O que fazer em Florianópolis: uma volta pela capital de Santa Catarina

O que fazer em Floripa - Praia da Joaquina - Florianópolis - Santa Catarina | Crédito: Shutterstock

Praia da Joaquina - Florianópolis - Santa Catarina | Crédito: Shutterstock

Dona de belas praias e paisagens magníficasFlorianópolis consegue agradar todo mundo. Cheia de encantos, a conhecida Ilha da Magia ostenta mais de 100 praias (de acordo com a Secretaria Estadual de Turismo) e é um dos destinos mais procurados do país. Dividida em duas partes – continental e insular –, as quais são interligadas por uma ponte, para circular por ali a melhor opção é alugar um carro e cair na estrada em busca dos melhores points. Mas afinal: você sabe o que fazer em Florianópolis? Calma, calma, porque vamos responder isso agora mesmo. Saca só! 

Os encantos de Florianópolis 
O que fazer em Bombinhas (SC): 5 motivos para visitar o destino + dicas de hospedagem 

Dicas de o que fazer em Florianópolis (SC): tudo o que você precisa saber 

1. Admirar a Ponte Hercílio Luz – e tirar muitas fotos, claro 

shutterstock 2012452550

A Ponte Hercílio Luz, um dos cartões-postais de Florianópolis (SC) | Crédito: Shutterstock

A estrela da região, a Ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 1926 e liga a parte continental à parte insular da capital. Junto às praias, é um dos cartões-postais mais famosos de Floripa. Além de sair bem em todas as fotos, vale a pena aproveitar a vista do mirante, assim como visitar o Museu da Ponte e o Parque da Luz, que ficam em seus arredores. O mirante, inclusive, é indicado a qualquer hora do dia, mas sobretudo ao entardecer. 

Exibindo faixa de pedestres e uma ciclovia, a dica é caminhar sem pressa por ali e observar o belo cenário ao redor. Aos finais de semana a ponte fica fechada para carros, então dá para curtir com ainda mais tranquilidade o passeio a pé.  

Lugares para conhecer em Santa Catarina: 6 dicas além de Floripa 

2. Ter uma vista panorâmica do Mirante do Morro da Cruz  

shutterstock 2089775740

Procurando o que fazer em Florianópolis? Então anote aí: ir até o Mirante do Morro da Cruz e curtir uma das vistas mais bonitas de Floripa (SC) | Crédito editorial: Fagner Martins/Shutterstock.com

Se você é daqueles que amam uma foto panorâmica, este lugar tem tudo para ser um dos seus favoritos! Isso porque, por estar a uma altitude de mais de 280 metros, descortina uma das mais belas vistas de Floripa, compreendendo desde a região central até as baías sul e norte e o continente.  

Fica a mais ou menos 7 km do centro e oferece boas condições de acesso, já que o caminho é todo asfaltado. Porém, a subida é bem íngreme, então o ideal é ir de carro ou de transporte público, OK? 

Dica: a paisagem fica ainda mais bonita durante o pôr do solDe toda forma, uma coisa é fato: mantenha um celular ou uma câmera em mãos.  

3. Visitar a Catedral Metropolitana de Florianópolis 

shutterstock 1016385481

Catedral Metropolitana – Florianópolis – Santa Catarina | Crédito editorial: Alena Zharava / Shutterstock.com

Ua das principais atrações do Centro Histórico da cidade, a Catedral Metropolitana é o símbolo católico mais importante da ilha. Dedicado à Nossa Senhora do Desterro, traz o estilo neoclássico e teve sua construção concluída em 1773. Além disso, o seu acervo de arte sacra impressiona a todos. Seu interior abriga peças históricas e milenares. Com certeza, este é um point que não pode ficar de fora do seu roteiro. 

4. Gastar algumas boas horas explorando o Mercado Público Municipal

Mercado Público de Florianópolis - Santa Catarina | Crédito: Shutterstock.com/Helissa Grundemann

Mercado Público de Florianópolis – Santa Catarina | Crédito: Shutterstock.com/Helissa Grundemann

Gosta da combinação de gastronomia regional artesanato local? Se a resposta for sim, este é o lugar certo pra você. Concentrando uma série de quiosques, dá pra aproveitar a oportunidade e saborear peixes, frutos do mar, carnes e muitas outras especiarias típicas do destino. Em outras palavras, é um excelente lugar para um almoço ou uma animada happy hour, por exemplo. 

5. Conhecer o Forte Santa Bárbara da Vila 

Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Forte Santa Bárbara da Vila foi inaugurado por volta de 1760. Durante o século 19, funcionou como enfermaria militar, Capitania de Portos e também como sede do governo provisório dos revolucionários federalistas. Hoje em dia, entretanto, funciona como o Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina (CCMSC). Sendo assim, é uma boa pedida para quem se amarra em história naval.  

18 destinos para curtir com os amigos 

6. Praia, praia e mais praia

Fala sério: quem está em busca de dicas de o que fazer em Florianópolis provavelmente espera poder curtir pelo menos uma praia, né? E pudera: grande parte da boa fama da capital catarinense se deve ao seu litoral estonteante.

Vamos lá: se você tá a fim de sossego, a Praia da Lagoinha vai agradar bastante; por outro lado, se quiser agitação, a badalada Jurerê Internacional não deixa nem um pouco a desejar. Agora, se você pratica surfe, precisa dar um pulinho na agitada Praia Mole, assim como na Praia da Armação. Para fechar com chave de ouro, a fenomenal Joaquina é famosa por suas dunas. Vale a pena reservar um tempinho para conhecer todas elas. Logo, planeje-se direitinho! 

O que fazer em Florianópolis à noite 

Ao cair da noite, porém, dirija-se à região do Centrinho da Lagoa, nos arredores da famosa Lagoa da Conceição, pois é lá onde fica localizada a maior parte dos bares e casas noturnas de Florianópolis. As baladas são bem diversificadas e dão as boas-vindas a diferentes tipos de viajantes. Ao mesmo tempo, a gastronomia é um ponto forte do lugar: há pizzarias e restaurantes especializados nas culinárias japonesa, italiana e comida caseira, por exemplo. Partiu? 

Serra Catarinense: quais cidades visitar? 

Ilha do Campeche: uma esticadinha 

Ilha do Campeche
Ilha do Campeche – Santa Catarina | Crédito: Shutterstock

Quer conhecer uma das paisagens mais bonitas da região de Floripa? Pois então a dica é dar uma esticadinha até a Ilha do Campeche. Praticamente intocada, o mar é transparente e calmo e a areia é bem branquinha. Além de curtir muito sol e mar, vale se aventurar pelas trilhas que levam a outras praias, sítios arqueológicos e paisagens como a da Pedra Fincada, que detém uma vista panorâmica da Praia do Campeche. 

Para chegar, basta pegar um dos barcos atracados no píer da Praia da Armação. O trajeto tem duração de 30 minutos e é feito pelo Instituto Ilha do Campeche ao longo de todo o ano. 

As praias de Balneário Camboriú (SC): conheça as principais 

Gostou das nossas dicas sobre o que fazer em Florianópolis? Já conhece a capital do estado de Santa Catarina ou pretende visitar o destino em um futuro próximo? Conta pra gente nos comentários! Isso porque, ao compartilhar suas experiências, você aumenta as chances de ajudar outro(a) viajante. E não se esqueça: se estiver planejando viajar, consulte um(a) agente de viagens, hein. Dessa forma você garante uma trip livre de perrengues! 

1 Comentário

  1. Sara disse:

    A melhor época de visiar Floripa é em fevereiro, em janeiro a ilha fica muito lotada.
    Visite também:
    http://www.redeturismobrasil.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0