Coração verde do nosso país, a Amazônia é um destino singular, marcado pela magia da natureza. Abrangendo mais de sete estados e mais de mil rios afluentes, sua grande reserva natural e biodiversidade atraem os olhares de turistas ao redor de todo o mundo. Mas por que conhecê-la é, de fato, algo inesquecível? Ah, mas que delícia responder a essa pergunta!
Tudo o que você precisa saber sobre a Selva Amazônica: dicas e curiosidades
13 pontos turísticos da região Norte do Brasil
Afinal, nós separamos aqui oito motivos para visitar a Amazônia assim que possível. Sendo assim, prepare-se, porque essa tem tudo para ser uma das viagens mais memoráveis da sua vida. Partiu?
Antes de mais nada, fala pra gente: mesmo que não tenha sido ao vivo e a cores, é bem provável que você já tenha visto esse animalzinho aí da foto, né? Já imaginou poder conferir de pertinho essa lenda regional? Típico do Amazonas, o boto-cor-de-rosa, da família dos golfinhos, é um mamífero extremamente dócil que vive livre nas águas do Rio Negro.
Você conhece as lendas amazônicas?
E tá liberado mergulhar, alimentar, acariciar ou fotografar um deles. Spoiler: para atrair a atenção dos botos, peixes são usados como iscas. Contudo, para curtir essas experiências, é preciso optar por um dos passeios e embarcar nessa aventura na companhia de um(a) instrutor(a). Neste caso, procure um(a) agente de viagens e deixe tudo reservado com antecedência. Vale muito a pena!
Em primeiro lugar, subir nas árvores é muito mais do que uma brincadeira de criança na Selva Amazônica. Gigantescas e rodeadas por um cenário fascinante, algumas delas – samaúma, amapazeiro, angelim e macucu, por exemplo – podem ser escaladas. Sabe como? A Amazon Tree Climbing, empresa especializada em expedições fluviais e escalada em árvores, dispõe de roteiros em destinos como Manaus, Presidente Figueiredo e Reserva do Tupé.
Sendo assim, prepare-se, porque você vai poder conferir a vista inacreditável do alto das maiores árvores do planeta e se sentir no topo do mundo. Vai, merece ou não merece um lugar entre os motivos para visitar a Amazônia?
Um dos maiores patrimônios locais, o encontro das águas dos rios Negro e Solimões é, definitivamente, uma experiência única. Para observar esse fenômeno, porém, você precisa ir até o Mirante da Embratel, no bairro Colônia Antônio Aleixo, ou embarcar em um passeio para, além de ver, também sentir a temperatura diferenciada das águas. Imperdível!
Ecoturismo no Brasil: confira lista com 10 destinos
Com histórias e cultura extraordinárias, algumas tribos indígenas recebem turistas diariamente na Amazônia. Nessas ocasiões, realizam pequenos rituais, nos quais cantam, dançam e tocam instrumentos típicos. Ao mesmo tempo, é possível comprar objetos artesanais e provar pratos preparados com diferentes espécies de peixes e iguarias locais durante uma refeição coletiva. Em outras palavras, é uma oportunidade única para quem tem curiosidade sobre outras culturas e quer captar a essência da região.
Alter do Chão (PA): o que fazer, como chegar e quando ir
A 107 km da capital Manaus e conhecida como “Terra das Cachoeiras”, a cidade de Presidente Figueiredo concentra 159 cachoeiras e muitos outros atrativos aquáticos. Entre eles, destaque para corredeiras, cavernas e grutas. Endereço certo para a prática de ecoturismo e turismo de aventura, o destino reúne todos os pré-requisitos para a prática de arvorismo, caiaque, rapel, rafting e tirolesa, bem como para emocionantes trilhas na selva. Ou seja: é o lugar perfeito para quem não dispensa uma boa aventura!
Para viajar pelo Brasil: veja alguns dos destinos mais bonitos do país
Um dos motivos para visitar a Amazônia é o fato de que esta é a viagem dos sonhos para estreitar o relacionamento com a natureza. Isso porque a Selva Amazônica é o lar de 60 mil espécies diferentes de plantas e animais, sendo que ainda há muito sobre a região que ainda é desconhecido. Afinal, seu ecossistema representa mais ou menos 15% da biodiversidade do planeta. Sendo assim, não deixe de estar com as câmeras a postos, porque os cenários são incríveis e repletos de surpresas
Pantanal: tudo o que você precisa saber sobre o destino
Antes de qualquer coisa, você gosta de viajar e sentir-se como um(a) nativo(a)? Se a resposta for sim, você vai amar esse tour! Bem próxima à Mãe Natureza, essa aventura conduz até os igarapés (riachos que deságuam em rios), onde você poderá observar de pertinho toda a movimentação do meio ambiente e ouvir seus sons característicos. Já pensou?
O que fazer em Belém do Pará: 7 atrações imperdíveis
Além disso, dá pra fazer muitos outros passeios de barco, já que os rios, na Selva Amazônica, funcionam quase como estradas. Se você se animar, saiba que dá pra ir de barco de um estado a outro: de Manaus (AM) para Santarém (PA), por exemplo, o trajeto leva, em média, uma noite e dois dias. Contudo, há desde navios de luxo a embarcações simples, nas quais você dorme em redes. Portanto, caso você se amarre em experiências diferentes, já inclui essa na sua relação de motivos para visitar a Amazônia!
É claro que não poderíamos deixar de falar da gastronomia, né? Saborosa de um jeito único, a culinária local permite que os(as) visitantes saboreiem diversos peixes, entre eles o tambaqui. Além disso, as emblemáticas frutas regionais, como cupuaçu, ingá e taperebá (cajá), têm sabores que merecem ser sentidos ao menos uma vez na vida. Quem vai perder essa?
REprograma: conheça o programa de sustentabilidade da CVC Corp
12 cartões-postais mais famosos do Brasil: quantos você conhece?
Agora que você concorda que não faltam motivos para visitar a Amazônia, que tal programar a sua próxima viagem, hein? No entanto, não faça isso por conta própria: procure um(a) agente de viagens. Este(a) profissional vai te ajudar a contratar os melhores passeios. Além disso, ele vai zelar pela sua segurança e conforto antes, durante e depois da trip.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL