Dia Nacional do Turismo: veja alguns dos destinos mais bonitos do país

Que tal aproveitar o Dia Nacional do Turismo, comemorado hoje, dia 08/05/2021, para celebrar a beleza e a diversidade do nosso país? Afinal de contas, o Brasil tem tudo: de destinos de ecoturismo, com praias reconhecidas mundo afora, a grandes metrópoles, cujos conforto e infraestrutura não deixam nada, nada a desejar.

12 cartões-postais mais famosos do Brasil: quantos você conhece?
9 museus que contam a história do Brasil

Se você ainda não teve a chance de visitar nenhum desses lugares, nosso post pode te ajudar a definir para onde será a sua próxima viagem. Mas, ó, vamos combinar que, no momento, o ideal é planejar a aventura e deixar a trip pra depois, certo? Assim você zela pela sua segurança e pela segurança das pessoas que você ama.

Agora, caso já tenha visitado um ou mais lugares, sinta-se, desde já, convidadx a deixar um comentário. Até porque dessa forma você acaba tirando as dúvidas que outras pessoas podem ter – e também é muito bom falar de viagem, né? Fala sério!

Sem mais delongas, então, vamos comemorar juntos o Dia Nacional do Turismo e explorar o que o nosso Brasilzão tem a oferecer. Não temos como citar todos os destinos do país, senão este post seria (ainda mais) enorme, mas nos esforçamos pra mostrar toda a sua diversidade 🙂

DIA NACIONAL DO TURISMO: UM TOUR PELO BRASIL

Região Norte

Dia Nacional do Turismo shutterstock 1292310916

Floresta Amazônica, um dos principais destinos da região Norte do Brasil | Crédito: Shutterstock

O Norte do Brasil inspira e expira ecoturismo, além de ser a maior região do país em extensão territorial. Pra começar, é ali onde fica a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. Fazer expedições fluviais, escalar árvores, assistir a um ritual de uma tribo indígena, dividir o mesmo ambiente que animais (inclusive alguns ameaçados de extinção), aprender sobre as lendas amazônicas – alô, boto cor-de-rosa! –… A verdade é que a região é um grande organismo vivo e não dá para ficar indiferente aos seus encantos.

Tudo o que você precisa saber sobre a Selva Amazônica
Praia da Ponta Negra - Manaus - Amazonas | Crédito: Shutterstock

Tá a fim de sol e mar no Amazonas? Então curta a Praia da Ponta Negra, em Manaus | Crédito: Shutterstock

Fora a Selva Amazônica, ainda há muito o que explorar na região Norte. Esse é o caso, por exemplo, de Manaus, a capital do Amazonas. Um dos grandes símbolos da cidade é o Teatro Amazonas, assim como o icônico Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões e a Praia da Ponta Negra. Peraí, praia no Amazonas? Sim, e com espaço para a prática de esportes, calçadão e tudo. Não confunda com a praia de Natal, no Rio Grande do Norte, viu? Essa é bem diferente e se forma somente quando o rio está baixo.

8 pontos turísticos da região Norte do Brasil
O que fazer no Jalapão (TO): 7 atrações e dicas para curtir o destino
Fervedouro Bela Vista Jalapao Credito editorial Ticiana Giehl shutterstock 1347925898

As águas cristalinas do Fervedouro Bela Vista, no Jalapão – Tocantins | Crédito editorial: Ticiana Giehl/Shutterstock.com

Ainda pelo Norte, o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, é perfeito para quem curte muito turismo de aventura. E pudera: a região tem dunas douradas, fervedouros – onde é impossível afundar, aliás –, cachoeiras e cânions. Vale destacar ainda a famosa Pedra Furada, mirante de onde o pôr do sol é quase inacreditável. Ou seja: a experiência é supercompleta.

Região Nordeste

Praias paradisíacas, sol, sorrisos largos e comida boa: bem-vindx ao Nordeste! Terra bonita por natureza, a região se transformou em um dos cartões-postais do Brasil. Por isso, faz todo o sentido reservar um bom espaço para falar sobre ela no Dia Nacional do Turismo.

Porto de Galinhas Pernambuco shutterstock 1928783948

Sol, mar e muita beleza: bem-vindo a Porto de Galinhas, em Pernambuco | Crédito: Shutterstock

Porto de Galinhas, em Pernambuco, exibe 18 km de praias de águas azuis-esverdeadas e faixa de areia branca. Das praias ainda dá para pegar uma jangada e curtir as gostosas piscinas naturais. Por falar nelas, a alagoense Maragogi é referência no assunto, uma vez que integra a Costa dos Corais, uma Área de Preservação Ambiental. Seu apelido faz jus à fama: Caribe Brasileiro.

O que fazer em Maragogi (AL): 6 passeios imperdíveis
Lencois Maranhenses shutterstock 1332463841

Gosta de beleza cênica? Portanto, neste Dia Nacional do Turismo, conheça os Lençóis Maranhenses, no Maranhão | Crédito: Shutterstock

No Maranhão, os Lençóis Maranhenses roubam a cena com a sua imensidão de areia e água, onde dunas e lagoas formam paisagens de tirar o fôlego. Da mesma forma, o Ceará guarda outra joia: Jericoacoara (mas pode chamar de Jeri, se quiser). Linda, tranquila e emoldurada por um crepúsculo estonteante – sobretudo na Duna do Pôr do Sol –, essa vila de pescadores conquistou o mundo sem, contudo, deixar sua simplicidade para trás.

Jericoacoara (CE): por que visitar esse refúgio de sombra e água fresca
Praia da Barra - Trancoso - Bahia | Crédito: Shutterstock

Praia da Barra – Trancoso – Bahia | Crédito: Shutterstock

Outro destino que merece os holofotes: Trancoso, na Bahia. Mistura do rústico com o luxuoso, tem um charmoso centro histórico – o famoso Quadrado – e praias de águas cristalinas. Quem se animar pode ler o nosso post que explica por que vale a pena visitar a região. Tão belo quanto, Una, onde fica a célebre Ilha de Comandatuba, coleciona praias bonitas e quase privativas, bem como trilhas ecológicas, locais para banho de lama e outros points.

Ilha de Comandatuba (BA): conheça esse paraíso baiano
Poco Encantado Chapada Diamantina Bahia shutterstock 310310060

Se amarra em tirar fotos durante as viagens? Pois então prepare-se para o Poço Encantado, na Chapada Diamantina | Crédito: Shutterstock

Ainda na Bahia, a Chapada Diamantina é perfeita para quem se amarra em aventura. Isso porque, além da beleza majestosa, há trilhas por entre os cânions, grutas que rendem experiências únicas – caso dos poços Azul e Encantado – e cachoeiras, por exemplo. Sabe o que isso significa? Que você vai ter a chance de tirar milhares de fotos lindas.

Chapada Diamantina x Chapada dos Guimarães: qual é a sua preferida?
Baía do Sancho - Fernando de Noronha | Crédito: Shutterstock

Ainda tem alguma dúvida de por que a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, já foi eleita uma das melhores praias do mundo? | Crédito: Shutterstock

E, neste Dia Nacional do Turismo, não tem como não falar de Fernando de Noronha, outro destino de Pernambuco. Melhor point de mergulho do país, tem algumas das melhores praias do planeta, caso da ilustre Baía do Sancho. Isso sem mencionar os mirantes, vistas arrebatadoras – afinal, quem nunca ouviu falar nos Dois Irmãos? – e todo o cuidado com a natureza.

7 motivos para visitar Fernando de Noronha

Região Centro-Oeste

Abismo Anhumas – Bonito – | Crédito: Caio Vilela

Gosta de visitar lugares diferentes? Guarde bem esse nome: Abismo Anhumas, em Bonito, no Mato Grosso do Sul:  | Crédito: Caio Vilela

Formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a região Centro-Oeste é a nossa próxima parada. Tá a fim de saber o que fazer por lá? Bom, você já deve ter ouvido falar em Bonito, certo? A queridinha do Mato Grosso do Sul atrai inúmeros visitantes por conta de sua beleza ímpar, que pode ser explorada nas cavernas, cachoeiras e por meio da flutuação nos rios. Anote aí alguns destaques da cidade: a Gruta da Lagoa Azul e o Abismo Anhumas.

O que fazer em Bonito, destino de ecoturismo do Mato Grosso do Sul
Dicas de passeios em Bonito, no Mato Grosso do Sul
Cachoeiras dos Macaquinhos Chapada dos Veadeiros Goias Credito editorial Ticiana Giehl shutterstock 1497499493

Cachoeira do Macaquinho, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é uma boa opção de ecoturismo | Crédito editorial: Ticiana Giehl/Shutterstock.com

Por outro lado, no estado vizinho do Mato Grosso, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem como cartão-postal a Cachoeira Véu de Noiva. Mas, além disso, a Chapada é composta por grandes formações rochosas e cachoeiras, servindo de refúgio para mais de 200 espécies de aves e mamíferos.

Região Sudeste

Alô Sudeste, chegamos! Vai, pensa rápido: Rio de Janeiro ou São Paulo? Na real, não importa muito qual você escolha, pois as duas opções são perfeitas para todos os tipos de viajantes. E aqui você ainda conhece diversos outros destinos da região. Se liga!

Rio de Janeiro shutterstock 1276835941

Sempre linda: uma vez Cidade Maravilhosa, sempre Cidade Maravilhosa | Crédito: Shutterstock

Fala a verdade: é só falar em Rio de Janeiro que você já pensa nela, na Cidade Maravilhosa, né? E não há nada de errado com isso. Extremamente bonita – mas bonita MESMO! – e porta de entrada para o estado, a capital fluminense esbanja atrativos. Afinal, tem o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o calçadão, as praias de Ipanema e Copacabana, o Arpoador… enfim, os seus principais pontos turísticos estão aqui. No entanto, sempre que der, vale muito a pena conhecer outros destinos, acredite.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Teresópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Teresópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

O estado do Rio é bem famoso pela sua região serrana, sabia? E, embora a dica seja visitar todas as cidades que a compõem, as mais conhecidas são Petrópolis e Teresópolis. Se você for fã de novelas, provavelmente já ouviu alguém falar em uma delas. Ambas têm uma vibe tranquila e reúnem natureza e muitas opções de lazer. Já na Serra da Mantiqueira, um dos destaques vai para Penedo, distrito pertencente ao município de Itatiaia e a única colônia finlandesa do país.

O que fazer em Penedo (RJ): 9 atrações imperdíveis
Arraial do Cabo Rio de Janeiro shutterstock 1263328213

Puro paraíso: Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Agora, no que se refere às praias, cabe ressaltar a bela Região dos Lagos, onde Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio despontam como os principais nomes. Ao mesmo tempo, quando o assunto é sol e mar, não dá pra não mencionar Angra dos Reis e Paraty, outros paraísos dignos de porta-retratos.

O que fazer em Paraty, no Rio de Janeiro
O que fazer em Angra dos Reis (RJ): conheça 7 pontos turísticos
Passeios em São Paulo - Parque Ibirapuera - São Paulo | Crédito: Shutterstock.com

Parque Ibirapuera – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Próxima parada neste Dia Nacional do Turismo: São Paulo. Que a capital paulista é superagitada e recheada de points que merecem uma visita ninguém duvida. Esta aconchegante selva de pedra tem na Avenida Paulista, no Parque Ibirapuera, no Mercadão e no seu Centro Histórico, por exemplo, alguns de seus redutos mais procurados. Mas destaca-se também pelo talento para o entretenimento, pela gastronomia diversificada, pela vocação para a arte (refletida em inúmeros museus) e pela vibrante vida noturna.

8 passeios em São Paulo para fazer durante a quarentena
Praia de Castelhanos Ilhabela Sao Paulo shutterstock 1434013109

Praia de Castelhanos – Ilhabela – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Não muito longe da cidade, entretanto, alguns destinos de praia aparecem como ótimas opções para fugir da rotina. São eles: Santos, Guarujá e Ilhabela. E o interior também não decepciona, sabia? Guarde bem esses nomes: São Roque, Campos do Jordão, Serra Negra, Holambra e Cunha, mesmo porque eles são alguns dos favoritos da galera para viagens curtinhas.

O que fazer em Serra Negra (SP): 7 atrações imperdíveis
Campos do Jordão: o que fazer no destino
Canion de Furnas Capitolio Minas Gerais shutterstock 1927792016

Cânion de Furnas, em Capitólio, Minas Gerais. O destino tem ar livre, natureza e um charme único | Crédito: Shutterstock

E Minas Gerais? Oras, é outro estado que todo mundo devia conhecer e que conta a história do Brasil. Apesar de Belo Horizonte ser a capital (e, claro, também oferecer uma série de atrativos para os visitantes), ao longo dos anos Capitólio entrou em evidência por ser um baita representante do ecoturismo. Quem vai pra lá se depara com cenários muito bonitos e consegue se conectar com a natureza de uma forma única. A mesma coisa vale para Monte Verde. De ares bucólicos e com uma aura romântica, o destino é bem instagramável e é pontilhado de restaurantes e lojinhas, além de dispôr de várias trilhas.

O que fazer em Monte Verde, em Minas Gerais

Pôr do sol na Pedra Azul – Domingos Martins – Espírito Santo | Crédito: Shutterstock

Achou que a gente ia deixar o Espírito Santo de fora? De forma alguma! Além da dupla Vitória e Vila Velha, cidades imperdíveis e que definitivamente merecem uma atenção especial, nenhum roteiro é completo sem incluir Guarapari, balneário com mais de 50 praias, e Domingos Martins, destino que não economiza nos atrativos e que é emoldurado por montanhas. Sua vasta área verde agrada bastante quem está em busca de natureza.

Domingos Martins, Espírito Santo: ecoturismo é a palavra de ordem

Região Sul

Foz do Iguacu Parana Credito editorial Junior Braz shutterstock 471400694

Não pode ter medo de água: Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná | Crédito editorial: Junior Braz/Shutterstock.com

Por último, mas muito importante, o Sul brasileiro. E para dar o start pela região neste Dia Nacional do Turismo: Foz do Iguaçu. Essa paranaense é a casa das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza, e do Parque das Aves, refúgio de mais de mil animais resgatados. Isso sem contar o fato de que ela faz fronteira com Argentina e Paraguai, o que a transforma em um destino gastronômico e de compras.

10 motivos para visitar Foz do Iguaçu
Gramado Rio Grande do Sul shutterstock 671389831

Charme aos montes: vale a pena visitar Gramado, no Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, é outra onde há muito o que ver e fazer. Todavia, sempre que possível, a dica é estender a viagem até a bela Serra Gaúcha. Gramado é a queridinha dos turistas e encanta com sua arquitetura europeia, museus, opções de lazer e gastronomia pra lá de diferenciada, com destaque para o chocolate. Bem próxima dela, a 9 km de distância, Canela tem a Catedral de Pedra, a Cascata do Caracol, o Alpen Park e também pode ser facilmente incluída em seu roteiro.

De carro pela Serra Gaúcha: saiba o que fazer em Gramado e Canela
O que fazer em Gramado com chuva: descubra 10 atrações incríveis

E você, o que achou do nosso post em homenagem ao Dia Nacional do Turismo? Tem alguma outra sugestão de destino de Norte a Sul do Brasil? Já conheceu alguma dessas cidades que a gente mencionou? Então conta pra gente nos comentários!

1 Comentário

  1. Vanessa Sanches disse:

    No norte ficou faltando pérolas do Pará como Alter do Chão, nosso Caribe Amazônico, e Belém e a Ilha do Marajó!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0