9 museus que contam a história do Brasil

Disso ninguém duvida: o que mais tem no nosso país são destinos para visitar e se apaixonar. E isso vale para todos os perfis de viajantes, inclusive para quem se amarra em história e adora aprender coisas novas. Se você se enquadra nessa descrição, então esse post é pra você! Isso porque nós elencamos nove museus que contam a história do Brasil e promovem uma legítima viagem no tempo. Mas, ó, antes de programar sua visita, é preciso confirmar dias e horários de funcionamento, combinado?

1. Museu do Ipiranga, São Paulo (SP)

Museus que contam a história do Brasil: Parque da Independência com o Museu do Ipiranga ao fundo - São Paulo | Crédito: Letícia Lima

Parque da Independência com o Museu do Ipiranga ao fundo – São Paulo | Crédito: Letícia Lima

Localizado no bairro do Ipiranga, a visita ao museu demanda pelo menos uma parte do dia. Embora atualmente esteja fechado para o público, seu edifício grande e imponente fica em meio ao belo Parque da Independência, de clima europeu. A dica é aproveitar a vibe para observar a paisagem e o vaivém das pessoas, ler um bom livro ou andar de skate e de patins, por exemplo. Quem estiver a fim de praticar atividades físicas pode aproveitar para se exercitar na agradável e arborizada pista de cooper, situada logo atrás do prédio que sedia o Museu do Ipiranga.

9 lugares ao ar livre para curtir em São Paulo

São mais de 125 mil peças em exibição, compreendendo o período entre o século 17 e meados do século 20 da história brasileira e do estado de São Paulo.

2. Museu Republicano, Itu (SP)

O sobrado que abriga o museu foi palco para a Convenção de Itu, que deu origem ao Partido Republicano. Datado do século 19, mantém o charme e as características estruturais da época e recebe visitantes interessados na história da formação política do Brasil, contada por meio de objetos, pinturas, bustos, louças, mobília, painéis, jornais e registros textuais. Para deixar a visita ainda mais interessante, um gracioso jardim dá um toque especial ao espaço.

3. Museu Imperial, Petrópolis (RJ)

Museus que contam a história do Brasil: Museu Imperial - Petrópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Halley Pacheco de Oliveira

Museu Imperial – Petrópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Halley Pacheco de Oliveira

Antigo palácio de veraneio da família imperial, a arquitetura do museu é uma atração à parte e rende belas fotos. Portanto, câmeras a postos, hein! Na área externa, vale passar um tempinho no jardim e no anexo que exibe veículos antigos, como liteiras, carruagens e uma locomotiva.

O que fazer em Petrópolis, no Rio de Janeiro

Exibindo amplo acervo, o museu abriga mais de 200 mil peças. Entre elas estão uma série de objetos, como documentos, gravuras, mapas, fotografias, louças, cristais, instrumentos musicais, joias e até mesmo um dos tronos usados por Dom Pedro II. Ou seja: o point é imperdível para quem está a fim de visitar museus que contam a história do Brasil.

4. Museu da República/Palácio do Catete, Rio de Janeiro (RJ)

Museus que contam a história do Brasil: Museu da República/Palácio do Catete - Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Museu da República/Palácio do Catete – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Outro museu que atrai amantes da história e apaixonados por arquitetura, seu edifício foi construído entre 1858 e 1867 e serviu de morada para o Barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto. Anos mais tarde, o palácio foi adquirido pelo Governo Federal com o objetivo de torná-lo sede da Presidência da República. Os presidentes brasileiros moraram ali até 1960, ano em que a capital federal foi transferida para Brasília.

O que fazer no Rio de Janeiro: principais pontos turísticos

5. Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro (RJ)

A Fortaleza de Santiago, construída em 1603 pelos portugueses, deu origem ao conjunto arquitetônico onde hoje funciona o Museu Histórico Nacional. A começar pela estrutura, a visita ao museu conduz moradores e turistas a uma viagem de volta no tempo. Em outras palavras, é como uma aula de história ilustrada ao vivo e a cores. O acervo reúne mais de 250 itens, entre objetos, documentos e livros.

6. Museu Nacional, Rio de Janeiro (RJ)

Residência de Dom Pedro II por muito tempo, o Paço de São Cristóvão, onde está instalado o Museu Nacional, foi testemunha de diversos momentos importantes na história do Brasil. Hoje, figura como o maior museu de história natural e antropológica da América Latina e exibe livros, mapas, fósseis, objetos etnográficos e arqueológicos, só para citar alguns exemplos.

7. Museu da Inconfidência, Ouro Preto (MG)

Museu da Inconfidência – Ouro Preto – Minas Gerais | Crédito: Alves Gaspar

À primeira vista, a cidade histórica de Ouro Preto é um charme só – e o prédio do Museu da Inconfidência não foge à regra. Antes sede da Casa de Câmara e Cadeia, hoje o local compartilha a história da cidade e da Inconfidência Mineira. No primeiro andar, um panteão guarda os restos mortais de 16 inconfidentes.

Pontos turísticos de Minas Gerais em 6 destinos imperdíveis

8. Museu do Homem do Nordeste – Fundação Joaquim Nabuco, Recife (PE)

Sabe por que esse museu é tão importante? Porque ele lança o olhar na pluralidade das culturas negra, indígena e branca e das misturas que formam o que hoje é chamado genericamente de cultura brasileiro. O local tem um acervo bem extenso, que compreende documentos, etnografias, brinquedos e vestuário, bem como objetos que pertenceram a senhores do engenho, a famílias pobres e indígenas e objetos de arte popular.

6 museus para conhecer a história e a luta do povo negro

9. Museu Paranaense, Curitiba (PR)

Museu Paranaense – Curitiba – Paraná | Crédito: Morio

Inaugurado em 1876, é o primeiro museu do Paraná e o terceiro do Brasil. Mudou de sede algumas vezes ao longo dos anos, mas hoje está instalado no imponente Palácio São Francisco, construído entre 1928 e 1929. Abriga cerca de 400 mil itens, como artefatos indígenas, moedas, pedras, porcelanas, pinturas e retratos a óleo, por exemplo. Para completar, o lugar ainda desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia e História.

Lugares para visitar no Paraná: dicas de atrações em Foz do Iguaçu, Curitiba e mais

E aí, se animou a conferir esses museus que contam a história do Brasil? Então não perca tempo, não, e comece a planejar sua visita. Depois não se esqueça de voltar aqui pra contar como foi, viu? Dessa forma você ajuda a esclarecer as dúvidas de outras pessoas. Ah, e lembre-se: sempre que for planejar sua próxima aventura em outra cidade, consulte um agente de viagens. Assim você garante uma trip tranquila do início ao fim.

Deixe um comentário

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0