9 museus que contam a história do Brasil

Disso ninguém duvida: o que mais tem no nosso país são destinos para visitar e se apaixonar. E isso vale para todos os perfis de viajantes, inclusive para quem se amarra em história e adora aprender coisas novas. Se você se enquadra nessa descrição, então esse post é pra você! Isso porque nós elencamos nove museus que contam a história do Brasil e promovem uma legítima viagem no tempo. Mas, ó, antes de programar sua visita, é preciso confirmar dias e horários de funcionamento, combinado?

1. Museu do Ipiranga, São Paulo (SP)

Museus que contam a história do Brasil: Parque da Independência com o Museu do Ipiranga ao fundo - São Paulo | Crédito: Letícia Lima

Parque da Independência com o Museu do Ipiranga ao fundo – São Paulo | Crédito: Letícia Lima

Localizado no bairro do Ipiranga, a visita ao museu demanda pelo menos uma parte do dia. Embora atualmente esteja fechado para o público, seu edifício grande e imponente fica em meio ao belo Parque da Independência, de clima europeu. A dica é aproveitar a vibe para observar a paisagem e o vaivém das pessoas, ler um bom livro ou andar de skate e de patins, por exemplo. Quem estiver a fim de praticar atividades físicas pode aproveitar para se exercitar na agradável e arborizada pista de cooper, situada logo atrás do prédio que sedia o Museu do Ipiranga.

9 lugares ao ar livre para curtir em São Paulo

São mais de 125 mil peças em exibição, compreendendo o período entre o século 17 e meados do século 20 da história brasileira e do estado de São Paulo. Anote aí: a reabertura está prevista para acontecer em 2022.

2. Museu Republicano, Itu (SP)

O sobrado que abriga o museu foi palco para a Convenção de Itu, que deu origem ao Partido Republicano. Datado do século 19, mantém o charme e as características estruturais da época e recebe visitantes interessados na história da formação política do Brasil, contada por meio de objetos, pinturas, bustos, louças, mobília, painéis, jornais e registros textuais. Para deixar a visita ainda mais interessante, um gracioso jardim dá um toque especial ao espaço.

3. Museu Imperial, Petrópolis (RJ)

Museus que contam a história do Brasil: Museu Imperial - Petrópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Halley Pacheco de Oliveira

Museu Imperial – Petrópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Halley Pacheco de Oliveira

Antigo palácio de veraneio da família imperial, a arquitetura do museu é uma atração à parte e rende belas fotos. Portanto, câmeras a postos, hein! Na área externa, vale passar um tempinho no jardim e no anexo que exibe veículos antigos, como liteiras, carruagens e uma locomotiva.

O que fazer em Petrópolis, no Rio de Janeiro

Exibindo amplo acervo, o museu abriga mais de 200 mil peças. Entre elas estão uma série de objetos, como documentos, gravuras, mapas, fotografias, louças, cristais, instrumentos musicais, joias e até mesmo um dos tronos usados por Dom Pedro II. Ou seja: o point é imperdível para quem está a fim de visitar museus que contam a história do Brasil.

4. Museu da República/Palácio do Catete, Rio de Janeiro (RJ)

Museus que contam a história do Brasil: Museu da República/Palácio do Catete - Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Museu da República/Palácio do Catete – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Outro museu que atrai amantes da história e apaixonados por arquitetura, seu edifício foi construído entre 1858 e 1867 e serviu de morada para o Barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto. Anos mais tarde, o palácio foi adquirido pelo Governo Federal com o objetivo de torná-lo sede da Presidência da República. Os presidentes brasileiros moraram ali até 1960, ano em que a capital federal foi transferida para Brasília.

O que fazer no Rio de Janeiro: principais pontos turísticos

5. Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro (RJ)

A Fortaleza de Santiago, construída em 1603 pelos portugueses, deu origem ao conjunto arquitetônico onde hoje funciona o Museu Histórico Nacional. A começar pela estrutura, a visita ao museu conduz moradores e turistas a uma viagem de volta no tempo. Em outras palavras, é como uma aula de história ilustrada ao vivo e a cores. O acervo reúne mais de 250 itens, entre objetos, documentos e livros.

6. Museu Nacional, Rio de Janeiro (RJ)

Residência de Dom Pedro II por muito tempo, o Paço de São Cristóvão, onde está instalado o Museu Nacional, foi testemunha de diversos momentos importantes na história do Brasil. Hoje, figura como o maior museu de história natural e antropológica da América Latina e exibe livros, mapas, fósseis, objetos etnográficos e arqueológicos, só para citar alguns exemplos.

7. Museu da Inconfidência, Ouro Preto (MG)

Museu da Inconfidência – Ouro Preto – Minas Gerais | Crédito: Alves Gaspar

À primeira vista, a cidade histórica de Ouro Preto é um charme só – e o prédio do Museu da Inconfidência não foge à regra. Antes sede da Casa de Câmara e Cadeia, hoje o local compartilha a história da cidade e da Inconfidência Mineira. No primeiro andar, um panteão guarda os restos mortais de 16 inconfidentes.

Pontos turísticos de Minas Gerais em 6 destinos imperdíveis

8. Museu do Homem do Nordeste – Fundação Joaquim Nabuco, Recife (PE)

Sabe por que esse museu é tão importante? Porque ele lança o olhar na pluralidade das culturas negra, indígena e branca e das misturas que formam o que hoje é chamado genericamente de cultura brasileiro. O local tem um acervo bem extenso, que compreende documentos, etnografias, brinquedos e vestuário, bem como objetos que pertenceram a senhores do engenho, a famílias pobres e indígenas e objetos de arte popular.

6 museus para conhecer a história e a luta do povo negro

9. Museu Paranaense, Curitiba (PR)

Museu Paranaense – Curitiba – Paraná | Crédito: Morio

Inaugurado em 1876, é o primeiro museu do Paraná e o terceiro do Brasil. Mudou de sede algumas vezes ao longo dos anos, mas hoje está instalado no imponente Palácio São Francisco, construído entre 1928 e 1929. Abriga cerca de 400 mil itens, como artefatos indígenas, moedas, pedras, porcelanas, pinturas e retratos a óleo, por exemplo. Para completar, o lugar ainda desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia e História.

Lugares para visitar no Paraná: dicas de atrações em Foz do Iguaçu, Curitiba e mais

E aí, se animou a conferir esses museus que contam a história do Brasil? Então não perca tempo, não, e comece a planejar sua visita. Depois não se esqueça de voltar aqui pra contar como foi, viu? Dessa forma você ajuda a esclarecer as dúvidas de outras pessoas. Ah, e lembre-se: sempre que for planejar sua próxima aventura em outra cidade, consulte um agente de viagens. Assim você garante uma trip tranquila do início ao fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0