6 museus para conhecer a história e a luta do povo negro

A maior arma contra o preconceito é a informação. Por isso, que tal conhecer os principais museus ao redor do mundo que nos levam por uma viagem pela história, pela luta e pela rica cultura do povo negro? Embarque com a gente nessa experiência incrível e mais que importante!

1. Museu Afro Brasil – São Paulo (SP)

Museus que contam a luta do povo negro

Museu Afro Brasil – São Paulo (SP) | Crédito: Sailko

Trazendo um acervo completo com a produção artística dos negros brasileiros, o Museu Afro Brasil conta com obras desde o século 18 até os dias atuais. Por lá, são celebradas a história, a identidade e a produção artística, que dão tom à arte brasileira. O site oficial é tão completo que a dica é reservar um bom tempo para um tour virtual.

2. Casa do Benin – Salvador (BA)

WhatsApp Image 2020 06 04 at 18.34.01

Casa do Benin | Crédito: Fábio Marconi

O acervo da Casa do Benin, localizado no histórico bairro do Pelourinho, é composto por mais de 200 itens originários da África que retratam a história e a luta do povo negro à época da escravidão. A curadoria foi feita pelo lendário fotógrafo francês Pierre Verger, que dedicou parte da sua vida ao estudo da cultura africana.

3. Museu Nacional da Cultura e da História Afro-Americana – Washington (EUA)

shutterstock 566388148

Museu Nacional da Cultura e da História Afro-Americana – Washington (EUA) | Crédito: Shutterstock

Com um acervo de mais de 3 mil obras e artefatos, o Museu Nacional da Cultura e da História Afro-Americana coloca a história dos negros que vivem na América do Norte em evidência, retratando desde o período de escravidão até as questões mais atuais, como o movimento Black Lives Matter.

4. Museu do Apartheid – Joanesburgo (África do Sul)

Museus que contam a luta do povo negro

Museu do Apartheid – Joanesburgo | Crédito: Shutterstock

A experiência começa já na entrada do museu: por lá, os visitantes são separados em “brancos” e “não brancos”, reforçando a ideia de segregação que foi vivida no país de 1948 até 1994. O acervo conta com recursos multimídia para representar um dos períodos mais difíceis da história do país.

5. District Six Museum – Cidade do Cabo (África do Sul)

shutterstock 788479462

District Six Museum – Cidade do Cabo | Crédito: Shuttesrtock

À época do Apartheid, os bairros da Cidade do Cabo foram separados em bairros de brancos e negros. E um desses bairros foi District Six, onde milhares de negros foram expulsos e obrigados a refazerem sua vida longe dali. Hoje, ele abriga o museu que remonta essa história e traz um acervo garimpado com os antigos moradores da região.

6. International Slavery Museum – Liverpool (Inglaterra)

Museus que contam a luta do povo negro

International Slavery Museum – Liverpool | Crédito: International Slavery Museum/Divulgação Facebook

Fundado no bicentenário da abolição do comércio de escravos da Inglaterra, o museu é uma celebração à força, à resiliência e à beleza do povo e da cultura afrodescendente. Lá estão itens culturais como tambores, peças religiosas, tecidos e máscaras – tudo tipicamente africano –, colocando luz nessa cultura de características únicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0