9 lugares ao ar livre para curtir em São Paulo

Praça do Pôr do Sol - São Paulo | Crédito editorial: Alf Ribeiro/Shutterstock.com

Praça do Pôr do Sol - São Paulo | Crédito editorial: Alf Ribeiro/Shutterstock.com

*Atualizado às 15h24 do dia 16/11/2020*

Por ter uma infinidade de opções culturais, gastronômicas e de lazer, São Paulo é a cidade ideal para todos os tipos de viajantes. E isso inclui aqueles que amam o contato com a natureza, claro. Sabe por quê? A capital paulista também é lotada de lugares para curtir muito ao ar livre.

24 horas em São Paulo

Então, se você é uma pessoa que ama fazer exercícios, piqueniques ou passear com seus bichinhos de estimação, por exemplo, e mora ou está de passagem por Sampa, este post é perfeito pra você. Vem com a gente!

8 passeios em São Paulo para fazer durante a quarentena

1. Parque da Independência

Parque da Independência - São Paulo | Crédito editorial: Diego Grandi / Shutterstock.com

Parque da Independência – São Paulo | Crédito editorial: Diego Grandi / Shutterstock.com

A primeira opção da lista é pra lá de histórica: fica na Colina do Ipiranga, às margens do riacho onde Dom Pedro I declarou a independência do Brasil. Para completar, Parque do Ipiranga está em frente ao emblemático Museu do Ipiranga e é repleto de jardins e bosques. Perfeito para curtir um dia em uma vibe bem tranquila, ali é possível fazer caminhadas, brincar com pets e andar de skate, patins e bicicleta. Aliando história, lazer e natureza, conta com canteiros de rosas, pinheiros, palmeiras, azaleias, buxos, topiarias e muitas outras espécies de plantas. Então já sabe, né? Aproveite para garantir boas fotos.

Funcionamento durante a pandemia: aberto diariamente, das 5h às 20h.

2. Parque Estadual da Cantareira

Parque da Cantareira - São Paulo | Crédito: Rafael Vianna Croffi

Parque Estadual da Cantareira – São Paulo | Crédito: Rafael Vianna Croffi

Patrimônio da Unesco, o Parque Estadual da Cantareira é uma das maiores áreas de mata tropical nativa de todo o mundo. Abrigando diversos tipos de plantas e animais em extinção, é o habitat de jaguatiricas, gatos-do-mato, bugios e macucos. Cheio de trilhas com diferentes níveis de dificuldade, um museu e anfiteatro, ao todo são quatro núcleos de visitação: Águas Claras, Engordador, Cabuçu e Pedra Grande. Se o que você está procurando são lugares ao ar livre, então esse aqui precisa entrar pra sua listinha.

Funcionamento durante a pandemia: de quarta a domingo, das 8h às 16h. A trilha da Pedra Grande só pode ser feita até as 14h. Contudo, como existe limitação de 800 pessoas por dia, é preciso efetuar agendamento prévio com um dia de antecedência.

3. Parque Ibirapuera

Parque do Ibirapuera - São Paulo | Crédito: Shutterstock

Parque do Ibirapuera – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Esse aqui todo mundo conhece ou pelo menos já ouviu falar! Uma das mais importantes áreas de lazer e cultura da cidade, o Parque Ibirapuera tem quase 2 mil km², extensão preenchida por ciclovias, quadras iluminadas, pistas de corrida e muita, mas muita área verde. Fora isso, é um verdadeiro complexo arquitetônico, com obras assinadas pelo lendário Oscar Niemeyer. São elas: Palácio das Exposições, Palácio dos Estados, Palácio das Nações (sede do Museu Afro Brasil), Palácio das Indústrias, Auditório Oscar Niemeyer, Museu de Arte Moderna (MAM) e o Palácio da Agricultura.

E tem mais! O parque compreende, ainda, o planetário e o Pavilhão Japonês, excelentes opções culturais. Também merecem destaque o Monumento às Bandeiras e o Obelisco, ambos em frente ao parque, e o ginásio externo, sede de shows e apresentações esportivas.

Em outras palavras, o Ibira é perfeito para curtir bons momentos ao lado da família, de amigos ou na companhia do seu pet. Isso sem mencionar que é um dos principais pontos turísticos de Sampa!

Funcionamento durante a pandemia: aberto diariamente, das 5h à meia-noite. Contudo, o bicicletário funciona somente até as 20h. Durante a semana, é cobrado o preço fixo de estacionamento de R$ 10. Aos sábados e domingos, o valor salta para R$ 12.

4. Parque Villa-Lobos

Parque Villa-Lobos - São Paulo | Crédito editorial: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

Parque Villa-Lobos – São Paulo | Crédito editorial: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

Este parque também é muito bem equipado, apresentando ciclovia, quadras, campos de futebol, playground, aparelhos de ginástica e pistas de cooper e street basketball. Portanto, é ideal para a prática de atividades físicas e também para quem curte contato com a natureza, já que dispõe de um bosque com espécies de Mata Atlântica, o qual auxilia na preservação do meio ambiente. Quer mais? Pois saiba que no parque também são realizados shows e outros eventos direcionados a diversos tipos de público. Isso significa que é fácil, fácil encontrar algo ali que seja a sua cara.

Funcionamento durante a pandemia: aberto diariamente, das 5h30 às 19h.

Restaurantes em São Paulo: da boa mesa aos bons negócios

5. Horto Florestal

Horto Florestal - São Paulo | Crédito: Shutterstock

Horto Florestal – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Na zona norte de São Paulo, o Parque Estadual Albert Loefgren, ou Horto Florestal, é mais um importante espaço de lazer e cultura da cidade. Palco para alguns eventos, a enorme área verde, próxima, inclusive, ao Parque Estadual da Cantareira, é outra opção imperdível de lugares ao ar livre. Aproveite para fazer piquenique, praticar algum esporte em suas pistas de corrida ou simplesmente utilizar os equipamentos de ginástica. O parque conta com o Museu Florestal e alguns lagos, bem como com as sedes da Polícia Militar e da Polícia Florestal do estado.

Funcionamento durante a pandemia: aberto diariamente, das 8h às 18h.

6. Parque do Carmo

Lugares ao ar livre: Parque do Carmo - São Paulo | Crédito editorial: Luciana Silva Rodrigues / Shutterstock.com

Parque do Carmo – São Paulo | Crédito editorial: Luciana Silva Rodrigues / Shutterstock.com

Segundo maior parque urbano de São Paulo e protagonista da famosa Festa das Cerejeiras, realizada todos os anos no início de agosto. Quando as cerejeiras estão desabrochadas, verdadeiras multidões se dirigem ao local para apreciar o belo espetáculo. Situado na zona leste da cidade, o Parque do Carmo tem planetário, Museu do Meio Ambiente, lagos, pistas, ciclovias, churrasqueiras, playgrounds e campos de futebol. Enfim, é um legítimo refúgio para quem busca por entretenimento a céu aberto.

Funcionamento durante a pandemia: aberto diariamente, das 5h30 às 20h.

7. Parque da Água Branca

Lugares ao ar livre: Parque da Água Branca - São Paulo | Crédito: Luiz coelho

Parque da Água Branca – São Paulo | Crédito: Luiz coelho

Com atrações para todas as idades, o Parque da Água Branca tem uma estrutura e tanto, incluindo um aquário, brinquedoteca e espaço reservado para a melhor idade, bem como é a casa de alguns animais, como galinhas, gansos e patos, que chamam a atenção do público. Por ficar perto de diversos pontos turísticos, como o Memorial da América Latina, o estádio Allianz Parque, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN) e o Villa Country (casa noturna para fãs de música sertaneja), dá para combinar a visita ao parque e outros passeios em um único dia.

Funcionamento durante a pandemia: aberto diariamente, das 6h às 20h.

8. Jardim Botânico

Lugares ao ar livre - Jardim Botânico - São Paulo | Crédito: Shutterstock

Jardim Botânico – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Ao contrário dos parques citados anteriormente, muito procurados por moradores e visitantes, o Jardim Botânico costuma ser bem tranquilo. Recanto de bem-estar e sossego, presenteia os visitantes com lindas paisagens e lagos. Também oferece algumas trilhas, que estreitam ainda mais o contato com a natureza e intensificam os sons vindos das árvores, as quais são habitadas por bugios (espécie de macaco) e bichos-preguiça, por exemplo. Portanto, mantenha os ouvidos e os olhos apurados, pois a qualquer momento pode se deparar com um desses bichinhos.

Funcionamento durante a pandemia: de terça a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria fecha às 14h30.

BÔNUS: Praça Pôr do Sol

Lugares ao ar livre: Praça do Pôr do Sol - São Paulo | Crédito editorial: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

Praça do Pôr do Sol – São Paulo | Crédito editorial: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

Você também é um dos amantes do pôr do sol? Se a resposta for sim, maravilha, porque esse é um dos melhores endereços para se estar durante o crepúsculo. Situada no bairro do Alto de Pinheiros, a praça costuma ser bem movimentada e descortina uma linda vista do horizonte, tendo como uma de suas características a atmosfera descontraída. Por isso, vale a pena fotografar o contraste desse fenômeno natural com os prédios e as árvores ao redor.

6 lugares para passear no interior de São Paulo
Interior paulista: saiba o que fazer e onde se hospedar fora da cidade de São Paulo

E você, já curtiu alguma vez um desses lugares ao ar livre ou conhece outra das 111 áreas verdes da capital? Então fique mais do que à vontade para contar pra gente nos comentários! Dessa forma, ao compartilhar suas experiências, você pode esclarecer as dúvidas de outro usuário! Mais uma coisa: caso esteja planejando uma viagem para Sampa em breve, consulte um agente de viagens. Assim você garante uma trip livre de perrengues 🙂

Importante: cuidados durante a pandemia

Lembre-se: as coisas estão voltando ao normal aos pouquinhos, mas ainda é fundamental que você pense primeiro na sua segurança e na segurança da sua família. Portanto, evite sair de casa sem necessidade, mesmo que seja para ir a lugares ao ar livre, combinado?

– Lave bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão por pelo menos 20 segundos e, de preferência, utilize toalhas descartáveis para secá-las;

– Utilize máscaras faciais;

– Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel sempre que espirrar ou tossir e, em seguida, jogue-o no lixo. Caso não tenha um lenço à disposição, cubra os mesmos com o antebraço;

– Evite tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas;

– Se quaisquer sinais suspeitos aparecerem (tosse e febre leve, por exemplo), fique em casa, evite contato próximo com familiares e procure um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0