No Espírito Santo, estado do Sudeste brasileiro onde sempre dá praia, as montanhas também encontram espaço na paisagem, especialmente na região serrana, estrelada pelo charmoso município de Domingos Martins. De descendência alemã e italiana, o destino preserva importantes heranças culturais e grandes riquezas ecológicas, estando a apenas 1 hora de carro da capital Vitória.
Apelidada de “Cidade do Verde” devido à sua vasta área de Mata Atlântica e à diversidade da flora e da fauna – que compreendem mais de 100 mil plantas, 1,3 mil espécies de orquídeas e bromélias e animais como o tucano, a jaguatirica, o sabiá, o macaco-prego e a onça-pintada, por exemplo –, o destino não economiza nos atrativos, sobretudo quando se trata de agradar os fãs de agroturismo, ecoturismo e turismo de aventura.
Nesta cidade presenteada com uma natureza que nem tenta esconder sua beleza, o principal cartão-postal é um monumento rochoso, de 1,8 mil metros de altitude e que carrega a cor do céu tanto no nome como na coloração predominante, que varia de acordo com a incidência solar: a Pedra Azul. Obra de arte mais famosa do Parque Estadual Pedra Azul, este santuário ambiental é o habitat de plantas, animais e das pedras das Flores e do Lagarto, duas relíquias esculturais.
Ótima pedida para interessados em curtir o agradável clima serrano, uma gastronomia de primeira e paisagens encantadoras – conferidas já no caminho para o Parque Estadual Pedra Azul por meio da bucólica estrada de 8,5 km de extensão que integra a Rota do Lagarto –, a cidade é o paraíso para adeptos de atividades ecoturísticas, oferecendo desde opções de trilhas e cavalgadas até parapente, alpinismo, rafting, canoagem e rapel, como o realizado na radical queda d’água Cascata do Galo, com 70 metros de altura.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL