8 pontos turísticos da região Norte do Brasil

Riquezas naturais, históricas e gastronômicas: assim podem ser facilmente descritos os pontos turísticos da região Norte do Brasil. Isso porque essa parte enorme do território nacional guarda a incrível Floresta Amazônica, o Jalapão e diversos outros atrativos que merecem uma atenção megaespecial. Por isso, nós elencamos aqui alguns lugares bem brasileiros que você precisa conhecer na sua próxima visita. Confira!

1. Encontro das águas – Amazonas

Encontro das Águas – Amazonas | Crédito: Shutterstock

Um dos maiores patrimônios locais, o encontro das águas dos rios Negro e Solimões é, definitivamente, uma experiência única. Para observar esse fenômeno, você precisa ir até o Mirante da Embratel, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na capital Manaus, ou embarcar em um passeio para, além de ver, também sentir a temperatura diferenciada das águas.

Tudo o que você precisa saber sobre a Selva Amazônica

2. Parque do Jalapão – Tocantins

Jalapão - Brasil | Crédito: Shutterstock

Jalapão – Tocantins | Crédito: Shutterstock

Com inúmeros atrativos ecoturísticos, o Parque do Jalapão é perfeito para aqueles que curtem muito turismo de aventura. Emoldurado por cachoeiras, águas transparentes, chapadas e dunas de cor alaranjada, o lugar é um verdadeiro oásis. E tem coisa pra caramba pra fazer por lá! A queda d’água em formato de ferradura da Cachoeira da Velha é um de seus ícones, assim como o Fervedouro do Ceiça (poço cristalino no qual é impossível afundar devido à pressão da água), a grandiosa fenda do Cânion Sussuapara e a incrível Pedra Furada, mirante de onde dá para contemplar um pôr do sol inesquecível.

3. Alter do Chão – Pará

Alter do Chão | Crédito: Shutterstock

Alter do Chão – Pará | Crédito: Shutterstock

Praia doce mais famosa do país, Alter do Chão fica no distrito de Santarém, no Pará, e tem como característica principal sua areia branquinha e a água translúcida do Rio Tapajós. Com melhor época para visita em setembro – pois é quando o volume de água do rio diminui e são formados bancos de areia – e já eleito como um dos mais bonitos destinos de praias nacionais, ali é possível fazer passeios de barco e trilhas pela floresta. Uma dica: não deixe de conhecer a Ilha do Amor, um dos cartões-postais da região.

4. Monte Roraima – Roraima

Monte Roraima - Brasil | Crédito: Shutterstock

Monte Roraima – Roraima | Crédito: Shutterstock

Na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, esse é um dos mais elevados pontos do país, somando mais de 2374 metros de altura. Ostentando uma paisagem natural grandiosa, a região serviu de inspiração para a animação “Up – Altas Aventuras” e é marcada por belíssimas formações rochosas, cachoeiras, lagos e, claro, riquíssimas fauna e flora. Ou seja: prepare-se para voltar para casa com fotos extraordinárias.

5. Ilha do Bananal – Tocantins

Rio Araguaia - Tocantins | Crédito: Shutterstock

Rio Araguaia – Tocantins | Crédito: Shutterstock

Maior ilha fluvial do mundo, contando com mais de 20 mil km² de extensão, a Ilha do Bananal foi classificada como uma reserva da biosfera pela Unesco. Fixada entre os rios Javaés e Araguaia, é dividida em duas partes: parque nacional e parque indígena. Ah, mas atenção: caso queira visitá-la, é importante saber que, para entrar, é necessário solicitar uma autorização dos órgãos federais e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

6. Teatro Amazonas – Amazonas

Teatro Amazonas - Manaus | Crédito: Shutterstock

Teatro Amazonas – Amazonas| Crédito: Shutterstock

Um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, o Teatro Amazonas é símbolo da era de ouro de Manaus, que se deu durante o Ciclo da Borracha. Foi inaugurado em 1896 e, além de ser palco para os mais variados espetáculos, hoje conta com um acervo histórico supercompleto, funcionando como museu. O espaço já recebeu, entre outros eventos, óperas, operetas, musicais, peças de teatro, shows de cantores líricos e populares, festivais, grupos de dança, bandas, corais e orquestras.

7. Parque Nacional de Anavilhanas – Amazonas

Parque Nacional de Anavilhanas – Amazonas | Crédito: Shutterstock

Parque Nacional de Anavilhanas – Amazonas | Crédito: Shutterstock

Um pedacinho do céu em meio à Amazônia, o Parque Nacional de Anavilhanas é o segundo maior arquipélago fluvial do planeta, uma vez que é constituído por 400 ilhas e 60 lagos. Famoso pela presença do Rio Negro, da vegetação de igapós gigantes e de animais como aves, mamíferos, peixes, répteis e anfíbios, é o cenário ideal para a prática de atividades como, por exemplo, trilhas terrestres e aquáticas, escaladas em árvores, interações com a fauna e voos panorâmicos.

8. Mercado Ver-o-Peso – Pará

Mercado Ver-o-Peso - Belém | Crédito: Shutterstock

Mercado Ver-o-Peso – Pará | Crédito: Shutterstock

Ícone de Belém, o Mercado Ver-o-Peso atrai olhares por conta da sua grandiosidade e da coloração azulada de sua estrutura. Uma mistura deliciosa de cores e aromas toma conta do seu interior, onde são comercializados os mais variados peixes, frutos, ervas, temperos e souvenires. Quer saber uma curiosidade? O prédio leva esse nome porque, antes de ser um mercado, operava como alfândega.

E você, conhece esse lugares ou pretende se aventurar pelos pontos turísticos da Região Norte em um futuro próximo? Deixe aqui seu comentário, pois ele pode ser muito útil para outros viajantes! E lembre-se: se estiver planejando uma viagem, conte sempre com um agente de viagens. Dessa forma você garante uma trip tranquila do início ao fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0