O que fazer em Monte Verde, em Minas Gerais

Monte Verde - Minas Gerais | Crédito: Daniella Cronemberger / Shutterstock.com

Monte Verde - Minas Gerais | Crédito editorial: Daniella Cronemberger/Shutterstock.com

*Atualizado às 12h13 do dia 07/06/2021*

A gente sabe: o momento ainda é bastante delicado por conta da pandemia. Sendo assim, a principal dica continua sendo se cuidar, ficar em casa e aproveitar este momento para planejar a sua próxima viagem. Inclusive, aqui vai uma sugestão de ouro para uma trip em um futuro próximo: Monte Verde. Essa charmosa mineira tem ares de cidade europeia, restaurantes que servem uma das melhores culinárias do mundo e, além de tudo isso, esbanja contato com a natureza e muitas atividades ao ar livre. Tá a fim de descobrir o que fazer em Monte Verde? Então confira a seguir!

Pontos turísticos de Minas Gerais em 6 destinos imperdíveis
Lugares para viajar no Brasil: alguns dos destinos mais bonitos do país

Ah, mas lembre-se: se for viajar, tome todas as medidas de prevenção, use sempre máscara, higienize as mãos com frequência e siga à risca cada um dos protocolos adotados pelos prestadores de serviço, OK? Assim você cuida da sua saúde e da saúde da sua família. E essa deve sempre ser a nossa prioridade número um!

O QUE FAZER EM MONTE VERDE (MG)

1. Caminhar na Avenida Monte Verde

Monte Verde - Minas Gerais | Crédito: Daniella Cronemberger / Shutterstock.com

Monte Verde – Minas Gerais | Crédito editorial: Daniella Cronemberger/Shutterstock.com

Principal point local, a Avenida Monte Verde é o endereço de muitas lojas e restaurantes, entre outros serviços. Spoiler: no inverno, não deixe de experimentar o fondue de queijo, carne e chocolate, uma das marcas registradas do destino. Lotada de galerias, como, por exemplo, a Galeria Suíça e o Shopping Center Celeiro, na avenida é possível encontrar de tudo um pouco, incluindo roupas, souvenires, cervejas, chocolate e as típicas cachaças mineiras.

2. Trilhas e mais trilhas

Crédito: Shutterstock

Trilha do Platô – Monte Verde – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Curte vistas espetaculares? Nesse caso você tem tudo para amar ainda mais esse pedacinho do estado de Minas Gerais, já que a cidade é cheia de opções de trilhas. Inclusive, todas elas são estruturadas e muito bem sinalizadas, sendo que algumas contam até mesmo com mirantes com decks de madeira. As mais famosas são: Pico do Selado, Pedra Redonda, Pedra Partida e Trilha do Platô.

Dica: antes de tudo, converse com seu agente de viagens para verificar como está o funcionamento delas e se é necessário ter a companhia de um guia, viu? O agente de viagens pode te ajudar a evitar diversos perrengues, portanto vale muito a pena.

Por que comprar com um agente de viagens? Confira 13 motivos

3. Admirar a vista da Rua do Aeroporto

Rua do Aeroporto -Monte Verde - Minas Gerais | Crédito: MOVE

Rua do Aeroporto – Monte Verde – Minas Gerais | Crédito: MOVE

Apesar do nome, a cidade não tem um aeroporto, mas sim uma rua que leva esse título. Fixada a uma altitude de 1.560 metros, de lá os visitantes conseguem admirar um pôr do sol e tanto, bem como a paisagem completa da região, emoldurada por montanhas e araucárias. Bônus: também dá para tirar fotos em belíssimos painéis.

4. Fotografar o Orquidário

Caso esteja decidindo o que fazer em Monte Verde, essa é mais uma opção que pode ser considerada imperdível. O Orquidário MV tem mais de 1.500 espécies de orquídeas e cerca de 150 plantas carnívoras. Além disso, a coleção também dispõe de bromélias suculentas, plantas exóticas e cactos. Portanto, celular ou câmera sempre em mãos para tirar muitas fotos, hein!

5. Conhecer a galeria de arte de Monte Verde

Unger’s Pottery House - Monte Verde - Minas Gerais | Crédito editorial: Maria Nolasco C/Shutterstock.com

Unger’s Pottery House – Monte Verde – Minas Gerais | Crédito editorial: Maria Nolasco C/Shutterstock.com

Inclua no seu roteiro: uma visita à Unger’s Pottery House, galeria de arte a céu aberto que promove arte, cultura e conhecimento. Excelente para fotos, por lá estão várias peças de arte contemporânea, incluindo artigos de decoração em cerâmica, utilitários e peças para jardim, entre outros itens. Vale a pena reservar um tempinho para essa visita.

6. Saborear os chocolates da Gressoney

Gressoney Chocolate Divulgação

Gressoney Chocolate – Monte Verde – Minas Gerais | Crédito: Divulgação Gressoney

Em Monte Verde é possível encontrar algumas fábricas de chocolate. Uma delas é a Gressoney, fundada em 1978 e localizada bem pertinho da entrada do município. Quer uma curiosidade sobre a marca? Ela é a grande criadora do Prímula, tipo de doce bem parecido com o pão de mel. Fora o fato de poder comprar deliciosos chocolates, o local ainda mostra o passo a passo da produção dessa iguaria.

7. Visitar a Cervejaria Fritz

Tá a fim de saber conhecer melhor o processo de fabricação das cervejas artesanais? Se a resposta for sim, então você vai adorar essa sugestão. A Cervejaria Fritz oferece um tour com duração de mais ou menos 35 minutos, o qual, ao final, entrega uma garrafa como lembrança. Ah! O passeio deve ser agendado previamente. Ou seja: programe-se direitinho.

8. Dar um pulinho na Escola de Falcoaria

Escola de Falcoaria - Monte Verde | Crédito: @eduardobom

Escola de Falcoaria – Monte Verde – Minas Gerais | Crédito: @eduardobom

Já imaginou ter contato direto com gaviões e corujas? Pois a Escola de Falcoaria promove conscientização ambiental, desenvolve projetos de proteção às aves e proporciona uma interação única entre o homem e a natureza. Para visitar esse local também é necessário realizar um agendamento prévio. Não vai ficar de fora, né?

Estrada Real: veja quais cidades visitar

Com tantas opções está mais do que comprovado que há muito o que fazer em Monte Verde! Para uma experiência ainda mais completa, aproveite para fazer passeios de buggy, praticar as atividades da Fazenda Radical e, claro, se deliciar e muito com a típica culinária mineira. Depois volte aqui pra contar pra gente como foi! Isso porque dessa forma você acaba ajudando a tirar as dúvidas de outros viajantes 😉

9 Comentários

  1. Maria da Conceição D.da Silva disse:

    Maravilhoso lugar.Sonho em conhecê-lo,pois adoro passear nas cidades mineiras.

  2. Titolo disse:

    are there elephants in Monte Verde? I am from India and I would like to visit this city

    • Segue Viagem disse:

      Wow, I think we’ve never had someone this far leaving us a question! It’s a pleasure to have you here!

      Unfortunately, I don’t think there are elephants in Monte Verde – at least not real ones, maybe you’ll find a cute souvenir. But I really hope it doesn’t change your mind, because it’s a lovely city, especially if you’re into trekking and breathtaking views.

      Let us know if you enjoyed, okay? 😉

      • Cristina de Souza Costa disse:

        Apaixonei por essa cidade desda primeira vez que a vi no noticiário na tv.
        Moro em Brasília, tem alguma excursão daqui
        para Monte Verde?

        • Segue Viagem disse:

          Cris, Monte Verde é realmente tudo de bom! Afinal, mescla natureza, aventura, hospitalidade, arquitetura única e gastronomia extraordinária. Se você está cogitando viajar para lá em um futuro próximo, nossa sugestão é de que consulte um agente de viagens. Assim você embarca sossegada, garante assistência antes, durante e depois da trip e ainda por cima tem acesso a um roteiro que seja a sua cara e caiba no seu bolso. Depois volta aqui pra contar pra gente como foi, viu?

  3. Renata disse:

    Estava com viagem marcada pousada reservada mas aí veio a pandemia e acabou com meus planos agora é aguardar isso tudo passar tá ir!!!!

    • Matrilda T.M. Siqueira disse:

      Não deve se preocupar tanto.Estou em Monte Verde , e a maioria dos hotéis e pousadas está com ocupação reduzida.Onde estou, por ex, 40% de ocupação. O único problema é no centro da cidade, onde o movimento é maior.Mas, estou aqui no feriado de Ano Novo.Talvez em outra oportunidade, seja mais sossegado.

  4. Rogerio Fraga disse:

    Eu pretendo ir a Monte Verde. Passei pela entrada da estrada quando ia para Campos de Jordão se não me engano. É uma cidade muito aprazível para quem quer relaxar de tudo, com certeza!

  5. Lydia disse:

    Consegui conhecer a cidade em outubro/2019. É um sonho: acolhedora e linda… vários passeios, gastronomia excelente … fondue fantástico… não deixem de conhecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0