Como todo viajante pode tornar o planeta um lugar melhor: 7 dicas

shutterstock 1026773881

Quem se amarra em viajar sabe: é preciso respeitar hábitos e costumes locais | Crédito: Shutterstock

Respeitar a cultura e os hábitos locais, depositar o lixo reciclável nas lixeiras corretas e não pedir para os hotéis lavarem as toalhas e os lençóis todos os dias a fim de economizar água. Tá se perguntando o que tudo isso tem em comum? Pois essas são apenas algumas das ações que os turistas podem – e devem – adotar para garantir a saúde do planeta em suas aventuras pelo Brasil e pelo exterior.

7 dicas para ter um dia a dia mais sustentável

Inclusive, você sabia que essas boas práticas podem dar uma mãozinha e tanto com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU)? E eles não são nenhum bicho de sete cabeças, não. Se você ler este post até o final, vai perceber que pequenos gestos podem fazer toda a diferença. Sendo assim, descubra agora mesmo como todo viajante pode tornar o planeta um lugar melhor!

7 DICAS DE COMO TODO VIAJANTE PODE TORNAR O PLANETA UM LUGAR MELHOR

1. Saúde em primeiro lugar

saude shutterstock 1668455449

Lavar as mãos: uma das formas básicas de garantir a saúde | Crédito: Shutterstock

É impossível não falar de saúde em um momento como o que estamos vivendo, certo? Então, responda agora: o que você, como turista, pode fazer para ajudar quando o assunto é saúde e bem-estar? Bom, essa resposta é bem mais simples do que parece. Afinal, basta higienizar as mãos frequentemente, seguir à risca todos os protocolos de segurança impostos pelos governos e, claro, se vacinar. Dessa forma você protege você e, ao mesmo tempo, quem está ao seu redor.

2. Valorize o produtor local

pequenos produtores shutterstock 1680499126

Já sabe: nas viagens, valorize os pequenos produtores | Crédito: Shutterstock

Uma excelente forma de contribuir para a erradicação da pobreza é valorizar os pequenos produtores locais. Como assim? Durante a busca por souvenires, por exemplo, opte por comprar artesanato e produtos diretamente com os artesãos, uma vez que isso pesa bastante a favor da economia regional. Isso também vale para a escolha de restaurantes, OK? Outro ponto positivo é que, quando você deixa as grandes cadeias de lado e opta por saborear a comida típica de um destino, você também agrega muito valor à experiência como um todo.

3. Respeite a vida

sustentabilidade shutterstock 1885358551

Tá a fim de ajudar a natureza? Então faça a sua parte e mantenha as praias limpas | Crédito: Shutterstock

Falar sobre o respeito à vida terrestre e à vida na água engloba uma série de ações simples, porém de grande importância. Anote aí: sempre recolha seu lixo na praia e nas trilhas, não tire animais e plantas de seu habitat natural e utilize ecobags e garrafas reutilizáveis para reduzir a quantidade de plástico presente na natureza. Além disso, servir-se apenas do necessário para evitar desperdício de alimentos (e de água também, claro!) e não deixar o ar-condicionado ligado à toa são outros bons exemplos. Viu só como todo viajante pode tornar o planeta um lugar melhor?

4. Evite imprimir reservas e cartões de embarque

sustentabilidade shutterstock 1781340746

Sempre que possível, use arquivos digitais para reduzir o número de impressões | Crédito: Shutterstock

Um exemplo que pode ajudar demais na ação contra a mudança global do clima é diminuir o uso de papel, pois isso significa prezar pela saúde das florestas e da água. Ou seja: sempre que possível, priorize cópias digitais de cartões de embarque e de reserva – afinal, seu smartphone provavelmente está sempre com você – e, também, seja consciente na hora de imprimir alguma coisa. A ideia não é abolir 100% o uso do papel, mas, sim, se perguntar: será que eu estou utilizando este recurso de maneira responsável?

5. Escolha um meio de transporte mais saudável

Como todo viajante pode tornar o planeta um lugar melhor: trocar o carro pela bicicleta, por exemplo, custa menos e faz tanto bem pra saúde quanto para o meio ambiente | Crédito: Shutterstock

Acima de tudo, trocar o carro pela bicicleta, por exemplo, custa menos e faz tanto bem pra saúde quanto para o meio ambiente | Crédito: Shutterstock

Andar de bike, a pé, de trem ou até mesmo de transporte público são formas de colaborar com a construção de cidades e comunidades sustentáveis. Quanto menos carros e motocicletas nas ruas, menor será a emissão de gás carbônico. E vamos combinar que menores serão os gastos também, né? Em outras palavras, aderir a esses meios de transporte fazem igualmente bem ao seu bolso. Isso sem mencionar a sua saúde, que é megabeneficiada com a prática de exercícios, como pedalar e caminhar.

6. Colabore com iniciativas locais

Como todo viajante pode tornar o planeta um lugar melhor: ajude a divulgar iniciativas locais | Crédito: Shutterstock

Ajude a divulgar iniciativas locais | Crédito: Shutterstock

Ao longo de uma trip você tem a chance de conhecer de perto os hábitos e a vida das pessoas que moram no destino, assim como de testemunhar algumas dificuldades enfrentadas pela população. Pensando nisso, aqui vai mais uma dica de como todo viajante pode tornar o planeta um lugar melhor.

Se deparou com alguma iniciativa ou projeto social envolvendoeducação, mudanças climáticas, direitos iguais e/ou direitos das mulheres, por exemplo? Joia! Aproveite para se inteirar sobre o assunto. Caso não dê para colaborar – seja com dinheiro ou por conta do tempo limitado –, tudo bem. No entanto, compartilhe a situação com as pessoas que você conhece ou mesmo nas redes sociais. Quando a gente faz esse tipo de informação chegar a um grande número de pessoas, aumentam as chances de angariar recursos ou de promover o debate acerca do assunto.

7. Respeite a cultura local e as diferenças

Como todo viajante pode tornar o planeta um lugar melhor: é preciso respeitar hábitos e costumes locais | Crédito: Shutterstock

Quem se amarra em viajar sabe: é preciso respeitar hábitos e costumes locais | Crédito: Shutterstock

Ter a consciência de que os hábitos do destino escolhido podem ser diferentes da sua cidade ou país é um dos primeiros passos para a redução das desigualdades, das diferenças de gênero e da injustiça. Portanto, respeite os valores da região, não discrimine os habitantes de forma alguma e se mantenha sempre de coração aberto. Além de você voltar pra casa com uma nova visão de mundo, quem sabe não resolve incorporar algo novo ao seu dia a dia?

17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU

Afinal, quais são eles?

Já que o que está em pauta é como todo viajante pode tornar o planeta um lugar melhor, não tem como não entrar em detalhe sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mencionados no início deste post. Trata-se, em termos gerais, de um apelo global para combater problemas gravíssimos, como a pobreza e a fome, e zelar pela preservação do meio ambiente, construindo uma sociedade de paz e prosperidade para todos.

shutterstock 1432140299

O combate à fome é uma das prioridades da Organização das Nações Unidas | Crédito: Shutterstock

No total, são 17 ações, as quais, conforme a previsão da ONU, devem ser colocadas em prática em todo o mundo até 2030. Confira cada uma delas a seguir!

1. Erradicação da pobreza
2. Fome zero e agricultura sustentável
3. Saúde e bem-estar
4. Educação de qualidade
5. Igualdade de gênero
6. Água potável e saneamento
7. Energia acessível e limpa
8. Trabalho decente e crescimento econômico
9. Indústria, inovação e infraestrutura
10. Redução das desigualdades
11. Cidades e comunidades sustentáveis
12. Consumo e produção responsáveis
13. Ação contra a mudança global do clima
14. Vida na água
15. Vida terrestre
16. Paz, justiça e instituições eficazes
17. Parceria e meios de implementação

Tá a fim de aprender mais sobre cada um deles? Então acesse agora mesmo o site oficial das Nações Unidas Brasil. Você vai ver que a ideia não é alterar de forma radical o nosso modo de vida, mas, sim, garantir melhor qualidade de vida para todos, sobretudo às gerações futuras.

Agora conta pra gente: pra você, como todo viajante pode tornar o planeta um lugar melhor? O que você já faz pra dar uma força com isso? Conta pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0