O que fazer em Penedo (RJ): 9 atrações imperdíveis

Penedo Rio de Janeiro shutterstock 1878655573

Penedo - Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Apelidado de Finlândia Brasileira, este distrito é um oásis entre São Paulo e Rio de Janeiro e a única colônia finlandesa do país. A região, pertencente ao município de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, tem o turismo como principal fonte de renda e conta com várias atrações, como cachoeiras, poços, lojas, o Pico do Penedinho e um museu. Em outras palavras, o que não faltam são atrativos para curtir muito. Ficou curioso, né? Não perca tempo, não, e confira a seguir o que fazer em Penedo!

Destinos para viagens bate-volta pelo Brasil

1. Pequena Finlândia

Penedo - Rio de Janeiro | Crédito editorial: JR Moreira / Shutterstock.com

Penedo – Rio de Janeiro | Crédito editorial: JR Moreira / Shutterstock.com

Quer conhecer um pedacinho da Europa sem sair do Brasil? Então Penedo é o lugar certo para sua próxima aventura. Um dos principais points locais, a Pequena Finlândia foi construída para reproduzir uma típica colônia finlandesa. Cheia de casinhas coloridas que alegram a viagem, por lá você encontra lojas de chocolate, sorveterias, cafés e, claro, inúmeras opções de souvenires. Além disso, as fotos que dá pra tirar ali são um bônus à parte. Ou seja: não deixe a câmera em casa, hein!

2. Casa de Verão do Papai Noel

Casa de Papai Noel Penedo Rio de Janeiro Credito editorial Alexandre Rotenberg shutterstock 795833905

Casa de Papai Noel – Penedo – Rio de Janeiro | Crédito editorial: Alexandre Rotenberg/Shutterstock.com

Mais um point imperdível e localizado dentro da Pequena Finlândia, a Casa de Verão do Papai Noel é a única filial finlandesa da América do Sul. Atraindo os olhares de adultos e crianças, ela tem uma arquitetura espetacular e permite que todos se encontrem com o Bom Velhinho. Fala sério: não tem como não incluir essa atração na listinha de o que fazer em Penedo!

3. Pico do Penedinho

Gosta de trilhas? Então não tenha dúvidas de que você vai amar essa! A aproximadamente 600 metros de altitude e somando cerca de 30 minutos de caminhada, o Pico do Penedinho oferece uma vista privilegiada de Penedo, Itatiaia e Resende, bem como um pôr do sol memorável. Não se esqueça: é preciso pegar uma autorização na Casa do Chocolate para acessar o local, OK?

4. Parque Nacional do Itatiaia

Parque Nacional do Itatiaia - Penedo - Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Parque Nacional do Itatiaia – Penedo – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Situado no estado do Rio de Janeiro, este foi o primeiro parque nacional do Brasil. Inaugurado por Getúlio Vargas em 1937, tem trilhas para os mais aventureiros e uma série de poços e cachoeiras, perfeitos para uma aventura em família. Sabe o que você vai encontrar por lá? Se liga só: os picos da Prateleira e Agulhas Negras, o Poço do Marimbondo, o Lago Azul e a Cachoeira Véu de Noiva, por exemplo.

5. Cachoeira de Deus

Cachoeira de Deus Pedro Luz

Cachoeira de Deus – Penedo – Rio de Janeiro | Crédito: Pedro Luz

Considerada por muitos como a mais bela de Penedo, a Cachoeira de Deus é rodeada pela natureza, o que a deixa ainda mais irresistível. Dona de águas cristalinas e bem geladinhas, sua queda de 15 metros de altura forma um poço ideal para banho. Logo, se estiver no destino em um dia bem quente, ela será uma ótima pedida para se refrescar e uma excelente opção de o que fazer em Penedo.

6. Três Cachoeiras

Três Cachoeiras - Penedo - Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Três Cachoeiras – Penedo – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

As três quedas d’água mais próximas do distrito estão entre os points mais procurados por quem chega a Penedo. Ostentando um cenário superbonito e todo agraciado pela cor verde da natureza, o local é perfeito para quem estiver a fim de se sentar e ouvir o som da água. Isso porque as pedras são bem escorregadias e é preciso tomar muito cuidado ao entrar, portanto a melhor parte é contemplar com tranquilidade toda a sua beleza.

7. Poço das Esmeraldas

Poco das Esmeraldas Pedro Luz

O estonteante Poço das Esmeraldas – Penedo – Rio de Janeiro | Crédito: Pedro Luz

Poço de águas cristalinas em muitos tons de verde, o Poço das Esmeraldas faz jus ao nome que recebe. Um legítimo paraíso, tem pequenas corredeiras. Mas atenção: para acessá-lo é necessário percorrer uma pequena trilha. Caso queira banhar-se por ali, saiba que é preciso pagar uma taxa. Fora isso, lembre-se ainda de levar comida e água, visto que no local não há comércios.

8. Museu Finlandês da Dona Eva

É sempre bom mergulhar na história local, não é? Pois o Museu Finlandês da Dona Eva apresenta mais de mil itens em seu acervo e conta toda a trajetória dos primeiros moradores do destino. Aqui vão alguns exemplos do que você vai conferir no museu: fotografias, livros, peças de arte, vestimentas, móveis e muito mais.

9. Jazz Village

Por fim e para fechar o dia com chave de ouro, que tal curtir a noite de Penedo ao som de muita música boa? Nesse sentido, a dica é ir para o Jazz Village, que traz diversos artistas nacionais e internacionais e que são especialistas quando se trata de jazz e blues. Para completar, a decoração do ambiente é rústica e europeia, ao passo que a comida é deliciosa. Mais uma ótima opção de o que fazer em Penedo!

Esticadinha: conheça a Serrinha do Alambari

shutterstock 1467784112

Serrinha do Alambari – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Parte de Resende e bem próxima de Penedo, a Serrinha do Alambari é muito, mas muito procurada por quem está passeando pela Finlândia Brasileira. E isso é fácil de entender: assim como Penedo, tem trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. Entre os passeios mais famosos, vale ressaltar o Poço do Céu e o Poço do Dinossauro, duas cachoeiras de águas cristalinas e com um fundo bem azul. Vale a pena conhecer!

E você, concorda com as nossas dicas de o que fazer em Penedo? Já teve a chance de conhecer a região? Conta pra gente, uma vez que seu depoimento pode esclarecer as dúvidas de outras pessoas! E consulte sempre um agente de viagens, OK? Dessa forma você garante uma trip do jeitinho que você merece: tranquila do início ao fim.

7 Comentários

  1. Gostaria muito de conhecer penedo

    • Fabio Henrique Mendes disse:

      O restaurante Kombinô em Campo Grande RJ, vai sortear um final de semana em Penedo. Dê uma olhada no Instagram kombinobar.

  2. Maria Goreth avelar disse:

    Gostaria de conhecer penedo meu sonho

    • Fabio Henrique Mendes disse:

      O restaurante Kombinô em Campo Grande RJ, vai sortear um final de semana em Penedo. Dê uma olhada no Instagram kombinobar.

  3. Rachel disse:

    Gostaria de conhecer penedo e muito lindo

  4. Paula Simões disse:

    Olá !Estou me programando para conhecer Penedo.Acho linda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0