24 horas em Curitiba: um tour pela capital do Paraná

cartões-postais Primavera - Jardim Botânico - Curitiba - Paraná | Crédito: Shutterstock.com

Jardim Botânico - Curitiba - Paraná | Crédito: Shutterstock

Quem já foi para a capital do Paraná sabe: a cidade tem muito verde, atrativos arquitetônicos e culturais, diversidade gastronômica e vida noturna agitada. Referência nacional em mobilidade urbana, sustentabilidade e organização, de forma geral o destino reúne todos os ingredientes para uma viagem perfeita, caso o(a) visitante tenha alguns dias na região. Porém, quem tem apenas um dia por ali não precisa se lamentar, não! Isso porque a gente preparou um roteiro de 24 horas em Curitiba que é garantia de diversão. Vem ver!

Curitiba: 5 lugares para conhecer na capital do Paraná
Pelo Sul do país: onde se hospedar em Curitiba, Foz e Porto Alegre

24 horas em Curitiba

9h | Jardim Botânico

cartões-postais Primavera - Jardim Botânico - Curitiba - Paraná | Crédito: Shutterstock.com

Tá a fim de tirar lindas fotos? Então aposte no Jardim Botânico, um dos cartões-postais de Curitiba, no Paraná | Crédito: Shutterstock

Marca registrada de Curitiba, o icônico ponto turístico é, acima de tudo, um ótimo jeito de começar o dia. Exibindo 245 mil m² e inspirado nos charmosos jardins franceses, seus destaques são os jardins geométricos e a bela estufa de estrutura metálica, que remonta ao Palácio de Cristal londrino do século 19. Ao mesmo tempo, outra área bastante apreciada pelos visitantes é o Jardim das Sensações, no qual os sentidos são aflorados por meio de plantas de diferentes formas, texturas e aromas.

Curitiba (PR): do Centro Histórico ao Jardim Botânico

Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 19h30. Contudo, o Jardim das Sensações tem um horário diferenciado: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, sendo que o último acesso é às 16h30. A visitação pode ser interrompida em caso de chuva ou condições climáticas adversas. O Jardim das Sensações só funciona às segundas-feiras em caso de feriado.

12h | Mercado Municipal

Nada de dieta enquanto estiver visitando o Mercado Municipal de Curitiba (PR), viu? | Crédito: Shutterstock

Seguindo o tour, a fome apertou? Pois não tem erro! Vale a pena conferir o que o Mercado Municipal, tradicional centro gastronômico de Curitiba, tem a oferecer. A lista é extensa: doces, frutas, queijos, vinhos, temperos, especiarias, ervas, conservas, iguarias, pescados bem como carnes exóticas… E que tal aproveitar para fazer compras? Artigos de decoração, artesanato e uma infinidade de presentes e lembrancinhas podem ser encontrados facilmente nas lojinhas, assim como serviços de cabeleireiro, sapataria e pet shop, por exemplo.

Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 8h às 18h. Aos domingos, funciona das 8h às 13h, sendo que os restaurantes vão até as 15h.

14h | Centro Histórico

Praça Garibaldi - Curitiba - Paraná | Crédito: Shutterstock.com

Prepare a câmera, porque a Praça Garibaldi (assim como toda a cidade de Curitiba, no Paraná) esbanja charme | Crédito: Shutterstock

A região abrange algumas das edificações mais antigas da cidade, tais como a Casa Romário Martins e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, ambas do século 18. No entanto, um bom ponto de partida é a Praça Tiradentes, já que ali fica a Catedral Basílica de Curitiba, de 1893. Nos arredores estão o Relógio das Flores, o Palácio Garibaldi e o Solar do Rosário, bem como o Paço da Liberdade e o Museu Paranaense. Além disso, cabe ressaltar a Torre Panorâmica, que, do alto de seus quase 110 metros de altura, garante uma vista 360° incrível do destino. Portanto, mesmo que você só tenha 24 horas para passar em Curitiba, mantenha a câmera sempre a postos!

16h | Museu Oscar Niemeyer (MON)

Fachada do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR) | Crédito editorial: Marcio Jose Bastos Silva/Shutterstock.com

O único museu em formato de olho do mundo é mais um exemplo da criatividade do mestre que dá nome ao lugar. Apaixonados por arte não podem perder. Afinal, esculturas, quadros e obras que exploram o design e as artes visuais disputam a atenção dos(as) visitantes enquanto eles(as) percorrem as galerias. E por que não fazer uma paradinha no MON Café para adicionar sabor ao passeio? Dali ainda dá para esticar até o belíssimo Teatro Ópera de Arame ou encerrar a noite no bairro de Santa Felicidade, região gastronômica com cerca de 350 opções de restaurantes. Enfim, qualquer que seja sua escolha, todas são excelentes.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Venda de ingressos e acesso às salas de exposição disponíveis até as 17h30.

Bônus: passeio de trem

Passeio de trem entre Morretes e Curitiba - Paraná | Crédito editorial: Erica Catarina Pontes/Shutterstock.com

Passeio de trem entre Morretes e Curitiba – Paraná | Crédito editorial: Erica Catarina Pontes/Shutterstock.com

Por fim, uma dica imperdível, tendo você apenas 24h em Curitiba ou mais tempo, é curtir o clássico passeio de trem entre a capital paranaense e o município de Morretes. Se gostar de cerveja, então, melhor ainda! A bordo do chamado Beer Train, evento realizado algumas vezes por ano e que engloba alguns vagões específicos, os(as) passageiros(as) contemplam as lindas paisagens da região da Serra do Mar, degustam cervejas artesanais e aprendem a harmonizá-las com pães e queijos.

Mas, ó, caso você prefira o passeio de trem “tradicional” (sem ser o Beer Train), clique aqui para ficar por dentro de todos os detalhes.

Melhores lugares para visitar no Paraná: dicas de atrações em Foz do Iguaçu, Curitiba e mais

Agora conta pra gente: curtiu o nosso roteiro de 24 horas em Curitiba? Já teve a chance de visitar a cidade ou pretende fazer isso em breve? Compartilhe suas experiências nos comentários! Dessa forma você acaba ajudando a tirar as dúvidas de outras pessoas! Ah, e já sabe: se for viajar, consulte um(a) agente de viagens. Até porque assim você garante atendimento antes, durante e depois da trip. Ou seja: só tem vantagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0