Curitiba: 5 lugares para conhecer na capital do Paraná

Vista da Torre Panorâmica, em Curitiba – Paraná | Crédito: Shutterstock

No auge de seus 327 anos, completados em 2020, Curitiba, a capital do Paraná, está cada vez mais experiente na arte de encantar os turistas. Isso porque oferece inúmeras opções de lazer, cultura, entretenimento, excelente gastronomia, bons negócios e grande quantidade de bosques e parques. Inclusive, essas áreas verdes são uma das principais marcas do destino.

A cidade das capivaras, dos pinhões, das araucárias, dos piás (termo regional muito utilizado pelos locais, que significa meninos/garotos), do clima ameno de 21°C no verão e 13°C no inverno, do Dinho Ouro Preto (vocalista da banda Capital Inicial) e de tantos outros ícones dispõe de atrativos turísticos imperdíveis. Em outras palavras, dá as boas-vindas para públicos de todas as idades. 

Pois a gente separou cinco pontos na região que todo mundo precisa conhecer. Se interessou? Então confira nossa seleção!

24 horas em Curitiba
Curitiba: do centro histórico ao Jardim Botânico 
Dica do viajante: Curitiba, por Dyogo Schroeder

1. Jardim Botânico

Jardim Botânico - Curitiba - Paraná | Crédito: Marconato
Jardim Botânico – Curitiba – Paraná | Crédito: Ricardo Marconato

Cartão-postal de Curitiba, o Jardim Botânico é um refúgio natural que brinda os visitantes com um ambiente agradável, cercado de plantas, flores, lagos e jardins geométricos fascinantes. Ótimo para caminhadas, trilhas e contemplação da paisagem local, durante o passeio não deixe de conhecer a famosa estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, bem como o surpreendente Jardim das Sensações, espaço pensado e preparado para ser explorado de olhos vendados. Ou seja: reserve um tempinho para conhecer bem esses lugares!

Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/n
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 6h às 19h (ou até as 20h no verão). 

Atenção: devido à pandemia, o Jardim das Sensações está temporariamente fechado.

2. Centro Histórico

Com mais de três séculos de existência, se tem uma coisa que a cidade tem para contar são boas histórias. E isso se dá sobretudo na região do centro histórico. Ela é tão graciosa que merece uma caminhada ao longo de suas ruas, praças e monumentos. Por ali dá para conferir a Praça Tiradentes, a Catedral de Curitiba, o bondinho da rua XV de novembro, o Relógio das Flores e a deliciosa região do Largo da Ordem. Esta última, aliás, é o endereço de várias lojinhas, bares e restaurantes. Uma vez que essa parte da cidade é bem bonita, a dica é aproveitar para tirar muitas fotos, OK?

3. Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer - Curitiba – Paraná | Crédito: Shutterstock
Museu Oscar Niemeyer – Curitiba – Paraná | Crédito: Shutterstock

Projetado, como o próprio nome já indica, pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, o MON é um centro cultural que abriga coleções permanentes e itinerárias, ligadas às artes visuais, arquitetura e design. Por conta do design ovalado de seu prédio principal, é conhecido também como “Museu do Olho”. Além disso, conta com auditório, lojas, cafés, estacionamento e instalações adaptadas a pessoas com deficiência.

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h, sendo que a bilheteria fica aberta até as 17h30. 

4. Torre Panorâmica

Quer ver Curitiba do alto? Então inclua no seu roteiro uma passadinha na Torre Panorâmica. Trata-se, na verdade, de uma torre telefônica, com 109 metros de altura, que oferece uma vista de tirar o fôlego da capital. Tá a fim de uma dica preciosa? Escolha o fim de tarde para fazer o passeio. Sabe por quê? Desse modo você consegue curtir um indescritível pôr do sol, além de uma belíssima paisagem. Vale lembrar que a bilheteria só vende os ingressos para a atração até as 18h30, OK?

Endereço: Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 19h.

Atenção: devido à pandemia, o acesso ao mirante da Torre Panorâmica está temporariamente suspenso.

 5. Parque Tanguá

Parque Tanguá - Curitiba - Paraná | Crédito: Shutterstock
Parque Tanguá – Curitiba – Paraná | Crédito: Shutterstock

Outra sugestão de atividade para quem adora um ar puro é o Parque Tanguá, já que reúne jardins, torres de observação, ciclovia, áreas para caminhadas, lagos, mirantes e até uma queda d’água artificial. Não precisa nem falar que essa é uma das mais impressionantes áreas verdes da cidade, né? 

Endereço: Rua Oswaldo Maciel, 97
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h.

Agora conta pra gente: você já teve a chance de visitar Curitiba ou pretende fazer isso em breve? Compartilhe suas experiências nos comentários, uma vez que assim você acaba ajudando a tirar as dúvidas de outras pessoas! Ah, e já sabe: se for viajar, consulte um agente de viagens. Até porque dessa forma você garante atendimento antes, durante e depois da trip. Ou seja: só tem vantagem!

14 Comentários

  1. Bom dia para todo Paranaense para todo Curitibano eu passei alguns dias seis meses quase um ano em Curitiba pois adoro este lugar me apaixonei por cada ponto que eu conheci que eu passeei que eu encontrei e suas lindas e maravilhosas acolhedoras eu tenho um sonho e o meu sonho é morar em Curitiba viver uma vida uma vida maravilhosa que aqui na minha Bahia eu não encontro Obrigado tenha um bom dia um abraço para todos

  2. Sandra disse:

    Nossa, eu amo aqui. Mas ficar o ano todo na praia é meu sonho. Amei conhecer a Bahia.

  3. Luis Gumulski disse:

    Um lugar muito bacana também é a Arena da Baixada do Atlético Paranaense. Além do tour que pode fazer por dentro do belíssimo estádio, tem o Boulevard com várias lanchonetes. Fica a dica.

  4. Elisabeth disse:

    Neusa e Sandra, boa tarde.
    Existe um filme ” O amor não tira férias”, aonde duas mulheres ( uma de Londres e outra de Nova York), q não se conhecem de forma nenhuma trocam de casas, ou seja, e de NY vai pra Londres e vice versa. Porque vcs duas não fazem isso.? De Curitiba x Salvadorx Curitiba. Elisabeth.
    Em tempo: fui a Curitiba 02 vezes ficando 01 mês em casa ida. Assim q der irei novamente e quem sabe morar.
    Tem um canal TV Curitiba que passa várias cidades e suas histórias, culinárias e atrativos de passeios muito bom.

  5. everson vieira disse:

    saudades bela cidade eu que nem gosto de praia ta otimo.so nao entendo pq os gringos o cinema e grandes eventos preferem rio ou sao paulo seila acho que gostam de ver favelas bem exkankarada mesmo e nao entendo o pq a RMC nao consegue chegar nem a 60% da qualidade de vida.

    • Fátima Oliveira disse:

      Impressionante, sou carioca e nunca fui assaltada no Rio, foi eu chegar em Curitiba, visitando o parque Tanguá, furtaram meus pertences no estacionamento do parque! E sabe o que os policiais e os guardas municipais me disseram? Que era normal esses furtos dentro do parque 😡

    • Celso Antonio Brambila disse:

      Sou suspeito em falar dessa linda capital, estou na Bahia a 11 anos mas nunca esqueço da minha capital, morei só 53 anos e com certeza voltarei para terminar minha etapa, Curitiba é tudo de bom, amo essa cidade

  6. Sou curitibana e amo minha cidade apesar do friozinho! Tenho uma barraca em frente ao Memorial de Curitiba no Largo da Ordem onde vendo lembranças da cidade e tenho a oportunidade de conhecer gente do mundo todo. Acho incrível a surpresa e a satisfação dos turistas com CURITIBA!

    • Ari Castilho disse:

      Minha capital é maravilhosa. Não existe capital no Brasil como Curitiba. Embora esteja agora morando em balneário Camboriú, mas vou sempre visitar minha capital.

    • Fátima Oliveira disse:

      Eu amo a Feira do Largo da Ordem, fui em dezembro e por causa da pandemia só tinha 150 barracas, voltei em meados de fevereiro e estava com 600 barracas, sempre trago muitas lembranças da feira para minha família e amigos aqui do Rio.
      Logo estarei aí ♥️ Me diga o nome do seu stande e te farei uma visita.

  7. Ocilene Mirabal Bentes disse:

    Cidade linda maravilhosa,amei conhecer meu filho mora com a família e trabalham ,estou com a intenção de morar definitivamente .sou de Manaus 🙏 breve em Curitiba se Deus permitir 🙏

  8. Matheus disse:

    Sou do interior do Paraná, próximo à Londrina !!
    Mas moro em CURITIBA, há 30 anos e amo essa cidade, o clima as pessoas, os parque tudo enfim, melhor lugar não há.!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0