10 motivos para visitar Foz do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu - Paraná | Crédito: Shutterstock.com

Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu – Paraná | Crédito: Shutterstock.com

Abrigando uma importante reserva natural e uma das mais belas atrações naturais do mundo, as Cataratas do Iguaçu, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, é o destino certo para quem procura por dias tranquilos em meio à natureza.

Com temperatura amena e localização na tríplice fronteira com a Argentina e o Paraguai, a região atrai milhares de turistas anualmente. São visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo, que viajam para o destino interessados em suas áreas verdes e repletas de cachoeiras e também para boas comprinhas. Afinal de contas, Foz faz fronteira com Ciudad del Este, no Paraguai, point perfeito para quem quer voltar pra casa de sacolas cheias e sem gastar muito.

Motivos não faltam para você visitar o destino. Duvida? Então dá uma olhada:

1. Marco das Três Fronteiras

Inaugurado em 1903, o Marco das Três Fronteiras é um dos principais pontos turísticos e históricos da cidade. No encontro dos rios Iguaçu e Paraná, três grandes nações da América do Sul também se encontram: Argentina, Paraguai e Brasil. São três estruturas, uma em cada país, que marcam o ponto de fronteira entre eles. Logo depois de tirar fotos incríveis ao lado das três bandeiras, aproveite para comprar lembrancinhas.

2. Compras

Já que Foz está na tríplice fronteira, por que não dar uma esticadinha até o país vizinho e se jogar nas compras? Se quiser ir para o lado paraguaio, basta atravessar a famosa Ponte da Amizade e ir até Ciudad del Este. No lado argentino está o famoso Duty Free Shopping. Aceitando real, dólar ou peso argentino, a loja praticamente dobrou de tamanho nos últimos anos. E é ideal para quem procura produtos importados livres de impostos. Clique aqui para saber mais.

3. Ponte Internacional da Amizade

Ligando a cidade de Foz do Iguaçu a Ciudad Del Este, no Paraguai, a ponte, que corta o Rio Paraná, foi inaugurada em 1965, após a assinatura do acordo entre os dois países. Com pouco mais de 500 metros, é um dos lugares mais movimentados da região, principalmente por aqueles que querem fazer compras do lado paraguaio.

4. Parque Nacional do Iguaçu

Ponte da Amizade Foz do Iguaçu shutterstock 294680351

Ponte da Amizade – Foz do Iguaçu – Paraná | Crédito: Shutterstock.com/R.M. Nunes

A pouco mais de 17 quilômetros do centro de Foz do Iguaçu, este grandioso parque é famoso por abrigar umas das Sete Maravilhas da Natureza: as Cataratas do Iguaçu. Com terras no Brasil e na Argentina, abrange 14 municípios e foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1986. Ou seja: todo mundo deveria visitá-lo pelo menos uma vez.

Com 250 mil hectares de floresta e inaugurado em 1939, durante o Governo de Getúlio Vargas, o parque protege toda a bacia do Rio Floriano, assim como uma diversidade espetacular de fauna e flora. É a casa de mais de 500 espécies entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios e mais de dois mil tipos de plantas. Com tanta beleza reunida, fica difícil não se encantar.

5. Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu - Paraná | Crédito: Shutterstock

Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu – Paraná | Crédito: Shutterstock

Em primeiro lugar, prepare-se: é impossível não cair de amores pelas Cataratas do Iguaçu. São cerca de 275 quedas d’água que podem chegar a 80 metros de altura. As cataratas despejam 1,5 milhão de litros de água no Rio Iguaçu por segundo e oferecem mais do que a possibilidade de serem observadas da ponte: existe um passeio de barco incrível por dentro das cataratas! Contudo, só faça esse passeio se estiver disposto a se molhar bastante, combinado?

Seja do lado brasileiro ou do lado argentino, as paisagens são de tirar o fôlego. Para curtir ao máximo cada um dos lados, reserve pelo menos um dia para cada um. Definitivamente vale a pena! Confira mais aqui. 

6. Parque das Aves

Com mais de mil animais entre 131 espécies diferentes, o Parque das Aves é um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro. São diversas opções de trilhas, num ambiente de mata nativa, que te levam aos viveiros. Alguns são apenas para observação, enquanto em outros é possível entrar e ter um contato ainda maior e mais direto com as aves. Então já sabe: mantenha a câmera sempre a postos para conseguir altos cliques! Além disso, o parque conta com espaço para borboletas e répteis, bem como lanchonete e loja de lembranças.

Dica: o Parque das Aves fica em frente à entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Basta atravessar a rua 😉

7. Usina de Itaipu

Igualmente imperdível, a Hidrelétrica Itaipu Binacional, responsável por 17% da energia usada no Brasil, representa um passeio pra lá de divertido. São oito quilômetros de extensão e 196 metros de altura da barragem até suas turbinas. Completamente incrível! Além do Ecomuseu e do planetário, ali você encontrará ainda um circuito biológico. Descubra mais aqui!

8. Ecomuseu

Ecomuseu de Itaipu - Foz do Iguaçu - Paraná | Crédito: Divulgação Turismo Itaipu

Ecomuseu de Itaipu – Foz do Iguaçu – Paraná | Crédito: Divulgação Turismo Itaipu

Com uma exposição fixa que conta a história da Usina de Itaipu e a história social e ecológica da região, o Ecomuseu é uma experiência bastante educativa. Dividido em módulos que retratam desde a ocupação da região até os projetos de conservação, possui espaços temáticos de água e energia, com cenários fiéis ao passado, totens eletrônicos e um painel com a foto dos mais de quatro mil operários que ajudaram na construção da hidrelétrica.

9. Museu de cera

Dentro do novo complexo Foz do Iguaçu Park Show, o Museu de Cera Dreamland é o lugar ideal para aqueles que querem ficar cara a cara com seus artistas favoritos. São centenas de estátuas espalhadas por 16 salas temáticas. Dentre elas, a do personagem de Star Wars, Mestre Yoda, além do cientista Albert Einstein, do Papa Francisco, do piloto Ayrton Senna e do rei do pop Michael Jackson, por exemplo. É diversão garantida, então aproveite!

10. Vale dos Dinossauros

Volte à Era Mesozoica e sinta de perto os temíveis animais que habitaram a terra há milhões de anos. Faça uma caminhada ao ar livre e encontre com 20 espécies de dinossauros em tamanho real. Aproveite, ainda, para descobrir mais curiosidades destes animais enormes! É como estar em um filme de Jurassic Park!

Embarque para Foz do Iguaçu e incremente ainda mais a lista de motivos para conhecer esse destino encantador! Ah, e não se esqueça de sempre consultar um agente de viagens, uma vez que esse profissional pode acrescentar doses generosas de tranquilidade e segurança à sua trip. Depois volta aqui pra contar pra gente como foi! Dessa forma você ajuda outros viajantes 🙂

2 Comentários

  1. celso rudeck disse:

    para quem quiser morar em Fóz… ?
    aluguel, pousada, flet , só uma pessoa…

    • Segue Viagem disse:

      Se você estiver pensando em mudar para Foz, Celso, nossa sugestão é que, antes de ir, você viaje para o destino para conhecê-lo melhor e pra ter certeza de que é isso mesmo que você quer. Ao consultar um agente de viagens, suas chances de se hospedar em um lugar que caiba no bolso e que atenda às suas expectativas são enormes e com certeza vão fazer a diferença nessa trip. A dica de viajar para a região antes de mudar para lá de mala e cuia é válida porque, assim, você consegue ter uma noção melhor sobre custo de vida e ainda tem a oportunidade de explorar os bairros pra ver qual deles mais te agrada 🙂

      Temos muitos conteúdos sobre Foz do Iguaçu aqui no Segue Viagem: use e abuse deles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0