Um tour pelo Paraná: dicas de atrações em Foz do Iguaçu, Curitiba e mais

Depois desse longo período em quarentena, qual será a sua pedida para a próxima viagem: aventura, lazer, ecoturismo, cultura ou gastronomia? Bom, não importa muito qual seja a sua escolha, o estado do Paraná tem tudo isso e muito mais para oferecer.

Para provar que estamos falando a verdade, a gente te convida a pegar uma carona neste post e a conhecer melhor os atrativos de algumas cidades paranaenses. Vamos lá!

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu -Paraná | Crédito: Shutterstock.com/R.M. Nunes

Na tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, Foz do Iguaçu é a casa de um importante Patrimônio Histórico da Humanidade, as Cataratas do Iguaçu. Mas, além desse fenômeno natural, a cidade reserva muitas surpresas: o templo budista às margens do Rio Paraná, o Parque das Aves, com mais de 131 espécies diferentes, e a Usina de Itaipu, responsável por 17% da energia usada no Brasil, são alguns exemplos de lugares que merecem uma visita.

10 motivos para visitar Foz do Iguaçu

Curitiba

shutterstock 715909234

Curitiba – Paraná | Crédito: Shutterstock

Capital do estado, Curitiba é supermoderna e organizada. Quer saber o que fazer por lá? Essa é fácil de responder: um tour pelo Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como “Museu do Olho”; passear pelo Jardim Botânico e conhecer a imponente estufa de vidro no Palácio de Cristal de Londres; fotografar a
Ópera de Arame; e, claro, saborear a extensa lista de opções gastronômicas existentes no Mercado Municipal. Caso goste de edificações mais antigas, um pulinho até o Centro Histórico promete ser inesquecível.

Curitiba: do Centro Histórico ao Jardim Botânico

Tibagi

shutterstock Tibagi

Cânion Guartelá – Tibagi | Crédito: Shutterstock

Trilhas e cachoeiras ou prédios históricos e museus? A resposta para essa pergunta é outra pergunta: por que não os dois? Cidade dos Campos Gerais, Tibagi é o destino certo para quem gosta de aventura e história, já que guarda construções da época do desbravamento do Paraná e belezas naturais como a Cachoeira Ponte da Pedra e o Cânion Guartelá, lotado de vales profundos, inscrições rupestres, quedas d’água e corredeiras.

Ribeirão Claro

Morro do Gavião Ribeirão Claro Divulgação Prefeitura 1

Morro do Gavião – Ribeirão Claro | Crédito: Divulgação Prefeitura

Na divisa de São Paulo com o Paraná, esta pequena cidade no Norte Pioneiro é o sinônimo perfeito para espírito aventureiro. Exibindo uma natureza deslumbrante e inúmeros passeios radicais, não deixe de fazer uma trilha até o topo do Morro do Gavião para conferir sua vista panorâmica, que parece pintada à mão. Além disso, a Gruta da Água Virtuosa e as cascatas do Gummy, Véu da Noiva e do Ruvina vão garantir banhos refrescantes e fotos dignas de porta-retratos.

Vila Velha

shutterstock 1530537359

Parque Estadual de Vila Velha – Paraná | Crédito: Shutterstock

Próximo a Ponta Grossa e a cerca de 100 km de Curitiba, o município de Vila Velha dispõe de um parque com mais de três mil hectares, que guarda arenitos de diversas formas, cavernas, furnas de mais de 50 metros de altura e a Lagoa Dourada. Vale a pena visitar!

Prudentópolis

shutterstock 1376516132

Prudentópolis – Paraná | Crédito: Shutterstock

Pedacinho da Ucrânia no estado do Paraná, Prudentópolis soma mais de 100 cachoeiras em sua região, sendo que algumas contam com mais de 100 metros de altura, o que faz com que a cidade  seja reconhecida como a “terra das cachoeiras gigantes”. Quer saber uma que é parada obrigatória? Salto de São Francisco, já que é uma das maiores quedas d’água no sul do Brasil, com 196 metros de altura. Incrível, não?

5 cachoeiras imperdíveis pelo Brasil

Ilha do Mel

Ilha do Mel

Ilha do Mel – Paraná – Brasil | Crédito: Shutterstock.com/iladm

Um dos principais pontos turísticos do Paraná, a Ilha do Mel é dona de lindas praias e belezas naturais capazes de deixar qualquer um de boca aberta. Queridinha pelos casais e por aqueles     que buscam um lugar para recarregar as energias, a ilha é facilmente explorada a pé. Aproveite para caminhar pelas trilhas ecológicas, conhecer a Capela de São Francisco, admirar a praia através da Gruta das Encantadas e conferir a vista do Farol das Conchas.

19 ilhas paradisíacas para conhecer ao redor do mundo

Você conhece essas cidades ou pretende se aventurar pelo estado em um futuro próximo? Conta pra gente nos comentários!

1 Comentário

  1. Margareth disse:

    O Paraná é um estado lindo d+.
    Eu amo Ribeirão Claro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0