Passeio de trem de Curitiba a Morretes, no Paraná: dicas, informações e muito mais

curitiba Credito editorial Rafael Tomazi Shutterstock.com shutterstock 1719677458

O passeio de trem de Curitiba a Morretes, no Paraná, corta a Serra do Mar e é um dos mais famosos do Brasil l Crédito editorial: Rafael Tomazi/Shutterstock.com

Se você já viajou ou está planejando uma viagem para Curitiba, no Paraná, com certeza já ouviu falar sobre um dos passeios de trem mais conhecidos e mais bonitos do Brasil. Cortando a Serra do Mar em mais de 70 km, o passeio de trem de Curitiba a Morretes passa por paredões de pedra, represas, montanhas e cachoeiras. 

5 dicas de passeios de trem pelo Brasil 

Fora as belas paisagens naturais em meio à Mata Atlânticao tour é uma verdadeira imersão histórica entre os séculos 18 e 19. Isso porque a ferrovia Paranaguá-Curitiba, por onde passa o trem, foi inaugurada em 1885 pela Princesa Isabel, juntamente com a histórica cidade de Morretes, fundada em 1733, que preserva muito da sua arquitetura original.  

Ficou com vontade de saber mais sobre o passeio de trem de Curitiba a Morretes? Então continue lendo este post, que reúne as principais dicas e informações sobre o assunto. Spoiler: no final tem dica bônus para melhorar ainda mais este passeio! 

Tudo que você precisa saber sobre o passeio de trem de Curitiba a Morretes 

curitiba Credito editorial Rafael Tomazi Shutterstock.com shutterstock 1719677458

O passeio de trem de Curitiba a Morretes, no Paraná, corta a Serra do Mar e é um dos mais famosos do Brasil l Crédito editorial: Rafael Tomazi/Shutterstock.com

Primeiramente, é muito importante se planejar com antecedência. Sendo assim, nossa dica é sempre contar com o apoio de um(a) agente de viagens, uma vez que este(a) profissional vai te ajudar não só a ter acesso às melhores ofertas, como garantir que a trip tenha muito conforto e segurança. Agora, sem mais delongas, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o passeio de trem de Curitiba a Morretes. 

Quando fazer? 

Sem a menor sombra de dúvida, saber os horários e quando é possível fazer o passeio é fundamental, né? Pois então anote aí: o trem tem saídas diárias de Curitiba, sendo que, durante a alta temporada (janeiro, fevereiro, julho e dezembro), as saídas são sempre às 08h15. No período de baixa temporada (de março a junho e de agosto a novembro) as saídas ocorrem no mesmo horário; porém, se restringem às sextas-feiras, sábados e domingos. O trem que retorna para a capital paranaense sai de Morretes sempre às 15h. 

O que fazer e onde se hospedar no Sul do Brasil: dicas em Curitiba, Foz e Porto Alegre 

Quanto tempo dura o passeio de trem de Curitiba a Morretes? 

curitiba Credito editorial Rafael Serathiuk Shutterstock.com shutterstock 1324801598

Vista do Jardim Botânico em Curitiba (PR), um dos principais cartões-postais da cidade l Crédito editorial: Rafael Serathiuk/Shutterstock.com

Como já falamos no início do post, o percurso é de mais ou menos 70 km e dura cerca de quatro horas. Além disso, o tour conta com a presença de um(a) guia que fornece explicações ao longo de todo o trajeto e traz curiosidades sobre a região. Também estão inclusos uma opção de bebida e alguns aperitivos para cada passageiro(a) 

Melhores lugares para visitar no Paraná: dicas de atrações em Foz do Iguaçu, Curitiba e mais 

Qual assento escolher? 

De antemão, saiba que não é possível escolher os assentos na hora da compra, visto que eles são sorteados aleatoriamente para cada pessoa. Entretanto, caso você não goste do assento sorteado, aqui vai uma dica: se houver assentos disponíveis depois que o embarque for encerrado, tente migrar para outro.  

Ao mesmo tempo, tenha em mente que, na saída de Curitiba, o melhor é se sentar do lado esquerdo do trem. Na volta, claro, a melhor opção é o lado direito. Dessa forma você consegue acompanhar as belíssimas paisagens que o passeio de trem de Curitiba a Morretes tem a oferecer. 

Curitiba (PR): do Centro Histórico ao Jardim Botânico 

Dica bônus: o que fazer em Morretes 

morretes Credito editorial Joao Vedovello Shutterstock.com shutterstock 2069888735

Portão para a entrada da cidade de Morretes (PR) l Crédito editorial: Joao Vedovello/Shutterstock.com

Apesar de o passeio contemplar tanto a cidade de Curitiba quanto a de Morretes, decidimos incluir neste post algumas sugestões de o que fazer em Morretes. Mesmo porque já temos um post superlegal cheio de dicas de o que fazer em Curitiba. Você consegue dar uma olhadinha neste conteúdo clicando aqui. 

Dicas de viagem para praticar esportes: confira 12 destinos no Brasil 

Morretes preserva lindos casarões históricos e um clima único de cidade pequena do interior, no qual é possível contemplar a natureza abundante e ouvir o som dos pássaros mais alto do que o das pessoas. Vale a pena caminhar pelo Centro Histórico e relaxar à beira do Rio Nhudiaquara, que corta a cidade. Por conta disso, garanta também uma roupa de banho, pois as águas do rio são bem agradáveis e ótimas para um mergulho ou, então, para um passeio de boia. No entanto, muita atenção com a correnteza, OK? 

Além disso, a cidade tem várias opções de sorveterias, feirinhas de produtos típicos e artesanais e comidas típicas. Esse é o caso, por exemplo, do famoso barreado (cozido de carne bovina, acompanhado de arroz e banana). Logo, nada de dieta por ali, viu? 

morretes shutterstock 1291973359

Recorte do centro de Morretes (PR) l Crédito: Shutterstock

10 motivos para visitar Foz do Iguaçu, no Paraná

Se puder dar uma esticadinha na viagem e dormir na cidade, aproveite para visitar o Santuário Nhundiaquara, um parque com 400 hectares de trilhas e cachoeiras localizado em Porto de Cima, um distrito de Morretes. 

E aí, gostou das nossas dicas sobre o passeio de trem de Curitiba a Morretes? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe aí nos comentários que a gente corre atrás da resposta pra você! Em contrapartida, caso já tenha vivido esta aventura, conte pra gente como foi a sua experiência! Desse modo você acaba ajudando (e incentivando!) outras pessoas 😉 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0