Depois desse longo período em quarentena, qual será a sua pedida para a próxima viagem: aventura, lazer, ecoturismo, cultura ou gastronomia? Bom, não importa muito qual seja a sua escolha, porque o estado do Paraná tem tudo isso e muito mais para oferecer.
Dicas de viagem para praticar esportes: 12 destinos no Brasil
Onde passar o Réveillon 2022: dicas de destinos e hotéis pelo Brasil
A fim de provar pra você que estamos falando a verdade, a gente te convida a pegar uma carona neste post e a conhecer alguns dos melhores lugares para visitar no Paraná. Topa embarcar com a gente? Então vamos lá!
Na tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, Foz do Iguaçu é a casa de um importante Patrimônio Histórico da Humanidade, as Cataratas do Iguaçu. Porém, além desse incrível fenômeno natural, a cidade reserva muitas surpresas. Isso porque quem vai pra Foz tem a chance de conhecer o templo budista às margens do Rio Paraná, o Parque das Aves (que abriga mais de 131 espécies diferentes), e a Usina de Itaipu, responsável por 17% da energia usada no Brasil. Prepare a câmera, viu? É impossível não voltar pra casa com centenas de fotos diferentes da região.
10 motivos para visitar Foz do Iguaçu, no Paraná
Capital do estado, Curitiba é supermoderna e organizada. Não existe nenhuma lista de lugares para visitar no Paraná que não conte com ela. Quer saber o que fazer por lá? Essa é fácil de responder! Anote aí: um tour pelo Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como “Museu do Olho”; passear pelo Jardim Botânico e conhecer a imponente estufa de vidro no Palácio de Cristal de Londres; fotografar a Ópera de Arame; e, claro, saborear a extensa lista de opções gastronômicas existentes no Mercado Municipal. Caso goste de edificações mais antigas, um pulinho até o Centro Histórico promete ser inesquecível. Tem bastante coisa para explorar por ali, portanto reserve um tempinho para apreciar a cidade, OK?
Curitiba: 5 lugares para conhecer na capital do Paraná
Trilhas e cachoeiras ou prédios históricos e museus? A resposta para essa pergunta é outra pergunta: por que não tudo isso? Cidade dos Campos Gerais, Tibagi é o destino certo para quem gosta de aventura e história, já que guarda construções da época do desbravamento do Paraná, assim como uma série de belezas naturais. Esse é o caso, por exemplo, da Cachoeira da Ponte de Pedra e do Cânion Guartelá, lotado de vales profundos, inscrições rupestres, quedas d’água e corredeiras.
Na divisa de São Paulo com o Paraná, esta pequena cidade no Norte Pioneiro é o sinônimo perfeito para espírito aventureiro. Exibindo uma natureza deslumbrante e inúmeros passeios radicais, não deixe de fazer uma trilha até o topo do Morro do Gavião para conferir sua vista panorâmica, que parece pintada à mão. Ou seja: mantenha o celular ou a câmera em mãos! Além disso, a Gruta da Água Virtuosa e as cascatas do Gummy, Véu da Noiva e do Ruvina vão garantir banhos refrescantes e fotos dignas de porta-retratos.
A pouco menos de 100 km de Curitiba – mais ou menos 1h de carro -, Ponta Grossa conta com um parque com mais de 3 mil hectares, o Parque Vila Velha. O point é sinônimo de aventura e contato com a natureza, oferecendo mil e um atrativos para os visitantes. Pra citar alguns, o lugar guarda arenitos de diversas formas, cavernas, furnas de mais de 50 metros de altura e a estonteante Lagoa Dourada. Vale a pena visitar!
Pedacinho da Ucrânia no estado do Paraná, Prudentópolis soma mais de 100 cachoeiras em sua região, sendo que algumas contam com mais de 100 metros de altura. Este fato, inclusive, faz com que a cidade seja reconhecida como a “terra das cachoeiras gigantes”. Quer saber uma que é parada obrigatória? Pois guarde bem este nome: Salto de São Francisco. Ela é uma das maiores quedas d’água no sul do Brasil, com 196 metros de altura. Incrível, não?
5 cachoeiras imperdíveis pelo Brasil
Terminamos a nossa lista com ela que, definitivamente, merece estar entre os melhores lugares para visitar no Paraná: a Ilha do Mel. Até porque a região é dona de lindas praias e belezas naturais capazes de deixar qualquer um de boca aberta. Queridinha pelos casais e por aqueles que buscam um lugar para recarregar as energias, a ilha é facilmente explorada a pé. Aproveite, então, para caminhar pelas trilhas ecológicas, conhecer a Capela de São Francisco, admirar a praia através da Gruta das Encantadas e conferir a vista do Farol das Conchas. Em outras palavras, prepare-se para ser surpreendido(a) pelo destino.
O que fazer e onde se hospedar no Sul do Brasil: dicas em Curitiba, Foz e Porto Alegre
Afinal, por que contar com um(a) agente de viagens? Veja 13 motivos
E você, conhece essas cidades ou pretende se aventurar pelo estado em um futuro próximo? Conta pra gente nos comentários, pois assim você ajuda (e inspira!) outros viajantes. 🙂
Ah, e não se esqueça: se for viajar, consulte um(a) agente de viagens. Dessa forma você garante um passeio tranquilo do comecinho ao fim.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL
3 Comentários
O Paraná é um estado lindo d+.
Eu amo Ribeirão Claro
Sou Natalya Moreira, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Experiências de viagens. Eu quero.
O caminho, as expectativas?
A bagagem de volta: ?
As imagens, os sabores?