Será que quando você olhou para o seu celular ou calendário e viu que hoje é 05/06/2021 você se deu conta da importância desta data? Se a sua resposta for um sonoro “não”, a gente te dá uma colher de chá: hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Você já deve ter percebido que nunca se usou tanto a palavra “sustentabilidade” ou a famosa expressão “ecologicamente correto(a)”. E isso é ótimo, porque significa que está havendo um despertar generalizado para a importância de se preservar a natureza e de usufruir com moderação tudo o que ela tem a oferecer. Se, por um lado, isso se traduz em um número cada vez maior de iniciativas em prol do verde, por outro quer dizer que os consumidores estão observando atentamente qual é o posicionamento das empresas quanto a isso. Afinal, sempre dá pra cada um fazer a sua parte, né?
Para a CVC Corp, o maior grupo de turismo da América Latina, cuidar do meio ambiente é questão de obrigação. É retribuir toda a beleza e toda a diversão que os destinos – e as pessoas – oferecem para centenas de milhares de passageiros todos os anos. E, embora esta seja uma meta tão nobre quanto abrangente, ela precisa começar de algum lugar. O pontapé inicial foi dado em 24/05/2021, momento em que a companhia apresentou a todo o mercado o REprograma CVC Corp. O “re”, em maiúsculo, já entrega bastante da iniciativa: repensar processos e reforçar que cuidar da natureza é tarefa de todo mundo, inclusive de quem ama viajar. Os quatro eixos principais de atuação do programa explicam bem qual é o objetivo: reduzir pegada, respeitar diversidades, regenerar destinos e comunidades e reeducar públicos.
A iniciativa é audaciosa, não há dúvidas, mas traz consigo um peso que ninguém tem que carregar sozinho: ele pode ser divido com um monte de gente. Quem conta todos os detalhes pra nós é Priscila Bures, gerente de Sustentabilidade da CVC Corp e a responsável pelo REprograma. Vem ver!
Podemos resumir o termo sustentabilidade como a nossa capacidade de cumprir com as necessidades do presente sem comprometer gerações futuras, realizando ações que gerem um impacto positivo em toda a cadeia do turismo.
Reduzir pegada tem como objetivo de futuro a redução da poluição e da pegada de carbono, bem como a melhor utilização dos recursos naturais. Este último ponto, aliás, envolve a conscientização de stakeholders e a adoção das melhores práticas de viagem. Uma das ações criadas para promover essa melhor gestão ambiental é o Padrão CVC de Sustentabilidade. Ele vai definir boas práticas para serem implantadas na operação interna da companhia e, no futuro, compartilhadas com suas franquias e parceiros de negócios, como receptivos e operadores de turismo (hotelaria, locadoras etc.). Em linhas gerais, o intuito é reduzir impactos adversos e ampliar impactos positivos.
A iniciativa de regenerar destinos e comunidades tem como foco o respeito, a valorização, a conservação e a regeneração da biodiversidade. Da mesma forma, visa também à geração de valor econômico, o que acontece por meio da valorização da vocação local dos destinos e de relações prósperas, justas e decentes com as comunidades anfitriãs. Isso se dará principalmente com o Instituto CVC, que vai atuar em prol da biodiversidade dos biomas brasileiros e do estímulo ao turismo de impacto positivo. Na visão de futuro da companhia, este tipo de turismo irá promover uma experiência de viagem respeitosa, em harmonia com o meio ambiente e que valoriza a cultura e o patrimônio locais, ressignificando a relação entre o cliente e o destino.
O Instituto CVC nasceu agora, em maio de 2021, para atuar em prol da biodiversidade dos biomas brasileiros. Neste primeiro momento vamos escolher dois biomas para promover impactos positivos nos locais escolhidos. Todos os biomas são relevantes, o turismo é muito amplo, porém o início pede priorização e foco. Não temos a pretensão de salvar o planeta, mas, sim de fazê-lo um lugar melhor para se viver.
O Guia do Viajante Consciente é uma cartilha com dicas e orientações aos nossos clientes. Cada marca da CVC Corp irá distribuir/divulgar esse material aos seus clientes, respeitando, é claro, a particularidade de cada uma das marcas. Dessa maneira reforçamos o nosso compromisso de disseminar boas práticas em viagens sustentáveis – e isso da origem ao destino.
Pesquisas indicam que, quanto mais diversa é uma equipe, mais preparada ela está para a resolução de temas diversos. Portanto, o respeito à diversidade, promovendo a não-discriminação e a valorização de um ambiente mais plural, é um dos principais focos da companhia. Inclusão e acessibilidade também contemplam essa diretriz, que ainda traz oportunidades para ampliar a valorização da riqueza da multiculturalidade e dos patrimônios nos locais e comunidades com os quais a companhia mantém relacionamento.
O Instituto CVC está focado na educação, conservação e regeneração da biodiversidade brasileira. Ao mesmo tempo, é uma iniciativa de destaque que visa promover impactos positivos nas comunidades anfitriãs – comunidades com as quais a CVC Corp tem mais interação.
Dentro do Instituto também está o programa de voluntariado da CVC Corp, o Reconecta. São mais de 250 voluntários, engajados em ajudar instituições e projetos ligados ao ecossistema do turismo, seja nos âmbitos social ou ambiental, gerando valor para comunidades e pessoas nas regiões em que atuamos.
A ideia é que o Instituto faça parceria com grandes associações ligadas ao meio ambiente, assim como ONGs e instituições que apoiem e disseminem essa causa, pois o engajamento é de todo o ecossistema. Não vamos mudar o mundo; contudo, podemos somar esforços e promover parcerias, fazendo também a nossa parte na construção de um mundo melhor.
A rede de lojas da marca CVC também é uma das nossas prioridades. Inclusive, as redes de lojas franqueadas do grupo já estão em processo de modernização. Esta modernização inclui, por exemplo: uso de QR Code, orçamento dinâmico (com fechamento de cartão de crédito a distância) e envio de documentos para o celular do cliente; disponibilização de e-books (ao invés de brochuras impressas); vitrines eletrônicas; e realização de chamadas de vídeo com o passageiro. Entre outras coisas, uma das metas é aprimorar processos para evitar o uso do papel.
Como signatária do Pacto Global da ONU a CVC Corp tem como uma parte das suas obrigações reportar as evoluções no que se refere à educação, conservação e regeneração da biodiversidade brasileira. De forma gradativa, dentro dos processos de governança e transparência da companhia, reportaremos nossos avanços, conquistas e oportunidades a serem tratadas por meio da publicação de relatórios, entre outras práticas.
As empresas estão incluindo a sustentabilidade na estratégia dos negócios não apenas por ser uma tendência, mas por entenderem que a iniciativa privada é agente de transformação. E isso vale tanto para o setor em que elas atuam, quanto para a resolução de grandes dilemas da sociedade e do mundo.
Some a isso o fato de que o tema ESG (Environmental, Social and Governance) traz consigo oportunidades na geração de valor de uma companhia, na atração de investimentos e por endereçar o desejo das pessoas, dos clientes e de todo um ecossistema de fazer a sua parte, dar a sua contribuição às comunidades que os cercam.
A preservação do meio ambiente é uma das prioridades estratégicas do REprograma CVC Corp. Sendo assim, como protagonista do setor, a companhia se propõe a fazer a gestão do tema em seus negócios e, ao mesmo tempo, trazer reflexões a toda a cadeia produtiva ao longo desta jornada. Nosso objetivo é contribuir para as gerações futuras e posicionar o turismo como uma atividade que estimula empregos, bem-estar social e desenvolvimento econômico sustentável.
Agora conta pra gente: o que você achou do REprograma? O que você já faz para colaborar com o meio ambiente? Conta pra gente nos comentários! Se estiver a fim de obter mais detalhes sobre o REprograma, é só clicar aqui.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL