O que fazer em Recife: veja os principais pontos turísticos

Recife - Pernambuco | Crédito: Shutterstock

Recife – Pernambuco | Crédito: Shutterstock

Capital de Pernambuco, Recife tem sua história completamente ligada ao porto da cidade e recebeu esse nome por conta da barreira de arrecifes ao seu redor. Apelidada, não à toa, de “Veneza Brasileira”, a cidade é lotada de rios, pontes e canais e é perfeita para quem procura por atrações históricas, muito lazer e, é claro, belas praias. Ou seja: leve uma roupa levinha e sapatos confortáveis para explorar todas as atrações, viu?

Caso você ainda não tenha tido a chance de visitar o destino, não encana: a gente separou aqui alguns lugares que não podem ficar de fora da sua listinha de coisas a fazer. Preparado? Então confira este post até o final!

Instituto Ricardo Brennand & Oficina Brennand

Oficina Brennand - Recife | Crédito: Shutterstock

Oficina Brennand – Recife – Pernambuco | Crédito: Shutterstock

O instituto está localizado em um complexo arquitetônico em estilo medieval e guarda o Museu do Castelo São João, a Pinacoteca, uma biblioteca e uma capela. Abrigando um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, que reúne mais de 3 mil peças – a maioria originária da Europa e da Ásia –, ali também é possível admirar a coleção de pinturas, tapeçarias, armaduras, espadas, punhais e facas.

Situada na margem oposta do Rio Capibaribe, a Oficina Brennand funciona como um museu-ateliê do ceramista Francisco Brennand. Datado de 1971 e instalado em uma antiga fábrica de tijolos e telhas, o local é considerado único e exibe um extraordinário conjunto arquitetônico, o qual, inclusive, está em constante mutação. Imperdível, esse passeio permite conhecer as peças de um dos mais importantes ceramistas brasileiros e rende lindas fotos – então, câmera sempre a postos, hein?

Recife Antigo

Marco Zero - Recife - Pernambuco | Crédito: Pixabay

Marco Zero – Recife – Pernambuco | Crédito: Pixabay

Para aqueles que amam um passeio histórico, o centro antigo é a melhor escolha. Endereço do Marco Zero da cidade, a região concentra pontos turísticos e muitas construções charmosas, que remetem à época do Brasil Colônia.

Quer saber o que vai encontrar ao dar um giro pelo Recife Antigo? Ah, então anote aí as atrações: o Museu Cais do Sertão, dedicado às histórias e às tradições do povo e da cultura sertanejos; a Igreja Madre de Deus, do século 18; a Capela Dourada, edificada em 1697 e conhecida pela quantidade de ouro utilizada em sua construção; a Torre Malakoff, levantada em 1853 para funcionar como observatório astronômico; o Paço do Frevo, local para pesquisas e difusão do frevo; e a Sinagoga Kahal Israel, erguida em 1630 durante o período de dominação holandesa. Em outras palavras, não faltam coisas pra fazer e visitar.

Mercado de São José & Mercado Boa Vista

Mercado da Boa Vista - Recife | Crédito: Shutterstock

Mercado da Boa Vista – Recife – Pernambuco | Crédito: Shutterstock

Bem pertinho do Recife Antigo, este point é ideal para quem busca opções de presentes, já que tem no artesanato regional seu ponto forte. Ali há inúmeras alternativas de souvenires, como ímãs de geladeira, enfeites, redes, instrumentos musicais e até cachaças.

Agora, para aqueles que amam provar a gastronomia típica, o Mercado da Boa Vista não decepciona e serve pratos de dar água na boca. Se você estiver por ali, não pode deixar de provar o “Arrumadinho”, receita tradicional preparada com feijão verde, farofa, vinagrete, carne de sol e queijo frito. Além dessa delícia há também caldos, escondidinho, sarapatel, peixes, dobradinha e galinhada, por exemplo.

Praia de Boa Viagem, a mais famosa de Recife

Orla da Praia de Boa Viagem Recife Pernambuco | Crédito: Prefeitura de Recife

Orla da Praia de Boa Viagem – Recife – Pernambuco | Crédito: Prefeitura de Recife

Mundialmente famosa, a Praia de Boa Viagem não pode ficar de fora do roteiro de ninguém! Principal praia urbana da cidade, uma caminhada pela orla é sempre bem-vinda. Quem reserva um tempinho para explorar seus encantos deve aproveitar para saborear as comidinhas vendidas por ambulantes, como queijo assado e caldinhos de peixe, camarão e feijão. Bônus: curtir um dia relaxante à beira-mar, praticar atividades na areia, como correr ou pedalar, e dar um mergulho revigorante.

Pertinho dessa praia fica o Parque Dona Lindu, com projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer; o local é sede do Teatro Luiz Mendonça e da Galeria Janete Costa. O parque dispõe ainda de esculturas, quadra poliesportiva, pistas de skate e de cooper, parquinho infantil e é palco para shows e eventos ao longo do ano.

E aí, o que você acha de fazer de Recife sua próxima viagem? A aventura pode ser ainda melhor se você contar com o auxílio de um agente de viagens, pois ele saberá criar um roteiro que seja a sua cara e que caiba no seu bolso. Então não perca tempo, não, e comece a planejar sua próxima trip!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0