Até mesmo quem não é do Brasil já ouviu falar na Cidade Maravilhosa, não é mesmo? E não é à toa, uma vez que a capital fluminense guarda algumas das principais atrações do país, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, por exemplo. Mas, viajando poucos quilômetros de distância, é possível contemplar atrações completamente diferentes e igualmente encantadoras. Isso porque o estado do Rio de Janeiro reserva muitas surpresas boas para quem o visita. Então vamos conhecer alguns lugares perto do Rio de Janeiro que vale a pena conhecer? Se liga!
Viagens curtas para sair da rotina: dicas e destinos
O que fazer na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro
Angra dos Reis é um dos destinos preferidos por quem viaja pelo Rio de Janeiro. Se você quer curtir e relaxar tendo à volta uma natureza belíssima, esse é o lugar ideal. Além disso, ele é lotado de ilhas paradisíacas, cuja beleza renova qualquer energia. Com certeza esse pedacinho do Rio vai te render boas fotos.
O que fazer em Angra dos Reis (RJ): conheça 7 pontos turísticos
Se interessou? Bom, desde já saiba que no seu roteiro não podem faltar: o city tour pelo Centro Histórico da cidade, os passeios para a Ilha de Cataguás e para Ilha Botinas. Além de conhecer a trilha do Pico do Papagaio, a Lagoa Azul e as praias do Dentista, de Lopes Mendes e a do Aventureiro.
A estância de Armação dos Búzios, ou só Búzios, como é popularmente conhecida, possui 23 praias estonteantes. Além disso, a cidade inteira é superfotogênica e é perfeita para quem quer curtir alguns dias em um paraíso praiano.
Quando estiver por lá não deixe de conhecer a Rua das Pedras. Lá você vai encontrar restaurantes, bares e lojinhas, então reserve um tempinho para explorá-la com calma.
Búzios (RJ): qual praia escolher? Confira as principais
Outro destaque e que definitivamente merece estar no seu roteiro de lugares perto do Rio de Janeiro é Arraial do Cabo, dona de um mar bem azul. Inclusive, ali ocorre um fenômeno chamado ressurgência, que leva à superfície águas mais geladas e ricas em nutrientes.
Destinos para viagens bate-volta pelo Brasil
O que fazer em Arraial do Cabo (RJ) + melhor época para ir
Por conta disso, não é raro encontrar golfinhos, arraias, tartarugas-marinhas e até mesmo orcas fazendo graça para os(as) visitantes – e também não é difícil de entender por que a região é um dos melhores destinos de mergulho do país. Sendo assim, quando estiver por lá, aproveite para explorar a rica vida marinha e para ver de um ângulo privilegiado a beleza extraordinária das praias.
Cabo Frio é a maior cidade da Região dos Lagos. Isso significa rede hoteleira e comércio ainda mais desenvolvidos do que as suas vizinhas, assim como outra coleção impressionante de belas praias. Por falar nelas, Peró, Conchas, Dunas, Forte e Brava estão entre as mais conhecidas.
Para viajar pelo Brasil: veja alguns dos destinos mais bonitos do país
A vida noturna fica concentrada no Bairro da Passagem, que também exibe muitas construções históricas, já que a família real portuguesa morou ali por um tempo. Em linhas gerais, é um destino excelente para quem quer agito, praia e curtição. Além disso, é possível conhecer o acervo cultural da região, que não deixa nada a desejar.
Antes de mais nada, Paraty é uma das estrelas do estado do Rio de Janeiro, ainda que também fique perto de São Paulo e, portanto, seja bem cobiçada também por paulistas e paulistanos. O destino foi considerado pela UNESCO como sítio misto, ou seja, uma região que mescla biodiversidade e patrimônio cultural. Seu Centro Histórico colorido e suas icônicas ruas de pedra salpicadas de restaurantes são palcos para muitos artistas de rua e artesãos locais.
O que fazer em Paraty, no Rio de Janeiro
Fora sua grande importância histórica, vale ressaltar que as muitas praias da região atraem bastante gente em época de férias escolares e feriados. Guarde bem esses nomes: as praias do Sono, do Pontal, da Ponta Negra, Cepilho, Paraty Mirim, São Gonçalo e São Gonçalinho são ótimas para curtir bastante bem de frente para o mar.
Por outro lado, a queridinha do Rio de Janeiro também abriga o Forte Defensor Perpétuo, o Museu de Arte Sacra, o Saco do Mamanguá e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Apelidada de Finlândia Brasileira, Penedo fica entre São Paulo e Rio de Janeiro e, acima de tudo, é a única colônia finlandesa do país. A região, pertencente ao município de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, tem o turismo como principal fonte de renda e esbanja atrações, despontando como uma das grandes favoritas dos(as) visitantes.
O que fazer em Penedo (RJ): 9 atrações imperdíveis
Quem se amarra em ecoturismo, por exemplo, pode curtir a natureza no Parque Nacional do Itatiaia ou, então, fazer a trilha que leva até o Pico do Penedinho, de onde se tem uma vista fascinante e um pôr do sol memorável. Outra dica é conferir a Cachoeira de Deus (a mais bonita da região), Três Cachoeiras e o Poço das Esmeraldas, com água em muitos tons de verde. Não deixe de conhecer também a Casa de Verão do Papai Noel, a única filial finlandesa da América do Sul. Imperdível!
De clima ameno, paisagem tranquila e charmosas pousadas, Petrópolis, no Rio de Janeiro, tem excelentes atrativos e uma carga histórica inenarrável. Um dos refúgios preferidos de Dom Pedro II, a cidade proporciona uma verdadeira viagem no tempo, principalmente na região do seu Centro Histórico. Isso porque ali ficam a Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial e o Palácio de Cristal, entre outros points que valem uma visita.
O que fazer em Petrópolis, no Rio de Janeiro
Mas não é só isso, não! Espia um pouco mais do que o destino tem a oferecer: Museu Palácio Rio Negro, o Trono de Fátima (de onde se tem uma bela vista), Palácio Quitandinha e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Ah! Não deixe de caminhar ainda pela Avenida Koeler, cheia de patrimônios históricos brasileiros, e conhecer a Cervejaria Bohemia.
Teresópolis é um dos destinos mais cobiçados da região serrana do estado do Rio de Janeiro. E quem a escolhe como destino não se decepciona, já que ela oferece muitas opções de o que ver e fazer.
Por exemplo, há opções de passeios em meio à sua natureza fabulosa, atividades voltadas para as crianças e um talento inegável para a gastronomia. Em outras palavras, é uma excelente opção para quem está a fim de uma viagem rápida, mas cheia de experiências. Contudo, não deixe de conhecer: o Mirante do Soberbo, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Feirinha do Alto, o Parc Magic e a Vila St. Gallen.
O que fazer em Teresópolis (RJ): descubra passeios imperdíveis
6 rotas para viagens de moto no Brasil
E aí, gostou das nossas dicas de lugares perto do Rio de Janeiro para conhecer? Que tal entrar em contato com um(a) agente de viagens e realizar essa viagem dos sonhos com mais conforto e segurança? Depois compartilha tudo com a gente, viu? Dessa forma você ajuda outras pessoas que querem embarcar nessa aventura ?
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL