Viagens curtas para sair da rotina

Crédito: Shutterstock

“Viajo para a vida não fugir de mim”. Esta frase de autoria anônima sintetiza a importância de vez ou outra quebrar a rotina, expandir os horizontes e buscar inspiração em novos lugares. O Segue Viagem está alinhado com esse pensamento e incentiva (muito!) a prática de romper o ciclo casa-trabalho-casa. Assim, compilamos algumas dicas para motivar você, leitor, a embarcar em uma nova aventura em toda e qualquer oportunidade.

Vamos lá!

1 – TIRE VANTAGEM DOS FINAIS DE SEMANA

Aos sábados e domingos, não se deixe vencer pelo cansaço da semana e pelo pensamento da chegada da segunda de manhã. Você pode aproveitar e visitar um lugar novo, mudar o cenário, recarregar as energias e fazer valer os dias de descanso.

Os destinos próximos são perfeitos para um bate-volta de carro ou mesmo de ônibus. Também é interessante ficar de olho nas promoções de passagens aéreas. No caso de não poder ir para outra cidade, tente conhecer um restaurante diferente, vá ao cinema de outro shopping, ao parque de um bairro mais distante e por aí vai. É possível mudar de ares tendo em mente essas dicas bem simples.

2 – FRACIONE AS FÉRIAS

Dividir as férias é uma boa pedida para dar um tempo da correria do dia a dia e curtir momentos de tranquilidade mais vezes ao longo do ano. Duas férias de 15 dias bem aproveitadas, por exemplo, podem ser uma alternativa, dependendo das políticas da empresa para a qual você trabalha. Caso não seja possível, tudo bem! Volte à sugestão número um e programe uma miniaventura.

3 – CONCENTRE-SE NAQUILO QUE VOCÊ PRECISA OU DESEJA

Em escapadas curtas, menos é mais. Planeje seu roteiro focando nas atividades necessárias ou desejadas, sejam elas relaxar na praia, fazer trilhas, comer algo que ainda não provou ou entregar-se às compras. Afinal, encaixar muitos passeios em poucos dias pode significar não ter tempo de fazer tudo. A ideia é espairecer e voltar com energia e inspirações de sobra para mais uma semana de trabalho.

Aonde ir?

Saindo da capital paulista, algumas cidades próximas são Atibaia, Holambra, Itu, Guarujá, Santos, Caraguatatuba, Ilhabela, Campos do Jordão e Campinas.

Se estiver no  Rio de Janeiro, que tal visitar Búzios, Angra dos Reis ou, quem sabe, Petrópolis ou Arraial do Cabo? Todas têm beleza ímpar. Já partindo de Belo Horizonte, dá para seguir viagem para Ouro Preto e a outras charmosas cidades históricas ou ainda se aventurar na Serra do Cipó.

A capital capixaba, Vitória, pode servir de ponto de partida para conhecer o lindo balneário de Guarapari, a encantadora Rota do Lagarto, em Domingos Martins, a histórica Vila Velha ou o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira.

As lindíssimas Canoa Quebrada e Jericoacoara podem ser visitadas a partir de Fortaleza. Curitiba, por sua vez, está a curta distância da colonial Morretes e da litorânea Balneário Camboriú.

Confira nossas seções 24 horas em…, na qual sugerimos passeios de um dia inteiro em algumas cidades, e Roteiros, repleta de itinerários redondinhos, e inspire-se para uma rápida mas revigorante jornada.

E você, quais são as suas dicas para viagens curtas? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0