Quais países não exigem passaporte?

Quais países não exigem passaporte? A Argentina é um deles | Mendoza - Argentina | Crédito: Shutterstock

Quais países não exigem passaporte? A Argentina é um deles | Mendoza – Argentina | Crédito: Shutterstock

*Atualizado às 19h20 do dia 23/02/2021*

Atenção, viajantes: levanta a mão quem pretende viajar para o exterior em breve! Pois nós temos uma listinha com nove países que vale a pena conhecer e, claro, se apaixonar. Ah, e sabe qual é a melhor parte? Para entrar em qualquer um deles o único documento necessário é o RG. Mas, ó, fique atento: o RG precisa estar em boas condições e sua foto precisa deixar claro que você é você mesmo, tá?

Tá a fim de descobrir quais países não exigem passaporte? Então vem com a gente!

Vai viajar de avião? Confira perguntas e respostas mais frequentes

AFINAL, QUAIS PAÍSES NÃO EXIGEM PASSAPORTE?

1. Argentina

Quais países não exigem passaporte: Ushuaia - Argentina | Crédito editorial: Milosz Maslanka/Shutterstock.com

Ushuaia – Argentina | Crédito editorial: Milosz Maslanka/Shutterstock.com

Buenos Aires, Bariloche, Mendoza, Ushuaia… Não importa muito qual seja o tipo de viagem que você está buscando, pois nosso vizinho sempre tem a viagem perfeita pra você. Em outras palavras, amantes de vinho, neve, gastronomia e belas paisagens, por exemplo, são mais do que bem-vindos à terra dos Hermanos.

Neve na Argentina: por que vale a pena conhecer Bariloche

2. Bolívia

Salar de Uyuni - Bolivia | Crédito: Shutterstock

Salar de Uyuni – Bolívia | Crédito: Shutterstock

Multicultural e endereço de points megafamosos, como é o caso do extraordinário Salar de Uyuni, maior deserto de sal do mundo, a Bolívia tem motivos de sobra para ser a sua próxima escolha. Primeiramente, que tal conhecer La Paz? A capital tem de tudo um pouco, desde teleféricos a excelentes mercados.

Bolívia: conheça 7 atrações ao ar livre no país

3. Chile

Quais países não exigem passaporte: Ilha de Páscoa - Chile | Crédito: Shutterstock

Ilha de Páscoa – Chile | Crédito: Shutterstock

Um dos países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil, o Chile tem inúmeras alternativas para você curtir – e muito! As estações de esqui em Santiago, assim como o Deserto do Atacama, as diversas vinícolas e a Ilha de Páscoa são apenas algumas das atrações que todo mundo precisa visitar pelo menos uma vez.

Santiago e Atacama: por que visitar os dois destinos chilenos

4. Colômbia

Quais países não exigem passaporte: vista aérea de San Andrés - Colômbia | Crédito: Shutterstock

Vista aérea de San Andrés – Colômbia | Crédito: Shutterstock

Não tem como não colocar o cintilante Mar do Caribe como o motivo número um para visitar este destino, né? Além desse superdiferencial, a Colômbia é um país mágico, cheio de sabores exóticos, catedrais impressionantes, charmosas portas coloridas e muito, muito mais. Anota aí alguns destinos imperdíveis: San Andrés, Cartagena e Bogotá.

Colômbia: dois destinos para visitar neste país da América do Sul

5. Equador

Ilha Bartolomé – Ilhas Galápagos – Equador | Crédito: Shutterstock

Contato com a natureza, é nisso que você tá de olho? Então, sem dúvida alguma, o Equador vai te encantar. Isso porque em Galápagos os animais vivem em harmonia com os humanos, ao passo que a cidade de Baños de Água Santa tem paisagens estarrecedoras. Los Frailes, por outro lado, é uma praia espetacular, que mantém sua beleza preservada, enquanto Cuenca, apesar de ser a capital da província de Azuay, fica entre belas montanhas andinas. Portanto, garanta sempre uma câmera em mãos, viu? Você vai querer registrar tudo em milhares de cliques.

Quito: por que visitar a capital do Equador

6. Paraguai

Assuncao Paraguai Credito editorial maloff shutterstock 1215674644

Assunção – Paraguai | Crédito editorial: maloff/Shutterstock.com

A apenas uma ponte de distância do Brasil, o Paraguai é mais um destino que exige somente o RG dos viajantes. Cheio de atrativos e muito procurado por aqueles que desejam fazer compras, esse nosso vizinho tem uma intensa programação cultural, saborosa gastronomia e incríveis belezas naturais. Aqui vão alguns atrativos: Lago Ypacaraí, ruínas de Jesús de Tavarangue, Manzana de la Rivera e o Panteón de los Héroes.

7. Peru

Machu Pìcchu Peru shutterstock 525826249

Machu Picchu – Peru | Crédito: Shutterstock

Você disse que quer viajar no tempo? Então para tudo! O Peru tem forte influência dos povos pré-colombianos, ou seja, por lá estão diversas cidades perdidas e patrimônios históricos, como a magnífica Machu Picchu. Ainda não se convenceu? Saca só o que mais não pode ficar de fora do seu roteiro: Linhas de Nazca, Lago Titicaca, Lima e Cusco, pra citar alguns exemplos.

Peru: um roteiro para desbravar o país

8. Uruguai

Montevidéu - Uruguai | Crédito: Shutterstock

Montevidéu – Uruguai | Crédito editorial: Ivo Antonie de Rooij/Shutterstock.com

Antes de qualquer coisa, bora falar do balneário mais cobiçado do Uruguai? Punta del Este está entre os destinos mais desejados da América do Sul. E não acaba por aí, tá? O país também oferece uma capital cheia de surpresas (a adorável Montevidéu) e culinária típica, bem como uma cidadezinha de praia com ruas de paralelepípedo e casinhas em estilo colonial, chamada Colonia del Sacramento.

Uruguai sobre quatro rodas: dica de roteiro

9. Venezuela

Los Roques Venezuela shutterstock 355962863

Los Roques – Venezuela | Crédito: Shutterstock

Você sabia que uma das formações geológicas mais antigas do mundo está na Venezuela? Pois é! O Monte Tepui Kukenán existe há mais de dois bilhões de anos. Uau! Para completar, o país também abriga outros lindos lugares, que com certeza vão conquistar seu coração. São eles: Los Roques, Caracas e Mérida.

E nos lugares onde eu tiver de fazer escala?

Essa é uma excelente pergunta! É sempre importante ficar atento ao lugar onde você for fazer escala, pois alguns destinos de conexão podem exigir o passaporte e, também, o visto e o Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela, por exemplo.

Na Colômbia, apenas pra ilustrar, o comprovante de vacinação em conexões é exigido somente em casos de escalas com mais de 12 horas, ao passo que o Panamá exige passaporte mesmo de quem só vai fazer escala. Sendo assim, pra não correr o risco de nenhuma surpresinha desagradável, sempre consulte um agente de viagens, combinado?

PARA VIAJAR PELO BRASIL PRECISA DE PASSAPORTE?

Gruta do Lago Azul - Bonito | Crédito: Shutterstock

Gruta do Lago Azul – Bonito | Crédito editorial: Vinicius Bacarin/Shutterstock.com

A resposta para essa pergunta é bem simples: não. Para viajar pelo território brasileiro basta portar um documento de identificação com foto. Ou seja: é possível utilizar RG, CNH e até mesmo a carteira de trabalho.

12 cartões-postais mais famosos do Brasil: quantos você conhece?

E aí, ficou com vontade de conhecer esses países que não exigem passaporte? Lembre-se de checar com o seu agente de viagens todas as informações certinhas sobre cada um deles, mesmo porque alguns – entre eles o Equador e a Venezuela – podem exigir o seguro-viagem. Além disso, o agente pode te ajudar a criar um roteiro que seja a sua cara e caiba no seu bolso, sem mencionar a assistência antes, durante e depois da trip. Em linhas gerais, só tem vantagem, né?

Quais países exigem o seguro-viagem?

Ah, e depois volte aqui pra contar pra gente como foi, viu? Dessa forma você acaba ajudando a esclarecer as dúvidas de outras pessoas 😉

16 Comentários

  1. Muito interessante o post. Sabia que muitos países (nossos vizinhos) não exigem passaporte, mas gostei de ler o post!

  2. Fatima disse:

    Muin bom ❤

  3. Nuno Barros disse:

    Pois é.
    Mas…se não vai viajar com passaporte, OLHO ABERTO com a documentação.

    Somente será aceito o RG emitido pela Secretaria de Segurança Pública de seu estado. (esse que quase ninguem usa)
    Carteiras Militares, CNH, de OAB, CREA, ou quaisquer outras identidades funcionais não serão aceitas.
    Alô “otoridades,” carteirinha de desembargador ou juiz tb não serve, tá bom.

  4. Jeferson Aparecido Moreira disse:

    Parabéns pela matéria…. Esclarecedora e animadora

  5. Maria Luiza Agostini disse:

    Depende de qual cia aerea vai voar, exemplo, San Adres com a Copa Arlines, via Panamá, tem que ter passaporte, e vacina da febre amarela, tem que ter muito cuidado com esta informação, quais cias aereas, e conexões.

    • Segue Viagem disse:

      Fala, Maria Luiza! Você tem toda a razão. Inclusive, depois de ler seu comentário, atualizamos o nosso post deixando claro que é pra ficar muito atento ao lugar da escala, pois muitos destinos de conexão exigem passaporte, o certificado internacional de vacinação e até visto. Sendo assim, superobrigada pela sua participação, ela foi essencial!

  6. EDSON VILALBA disse:

    Faltou Paraguai.

    • Segue Viagem disse:

      Opa, pulamos o país sem querer! Já atualizamos nosso post com ele!

      • Beatriz Fernandes disse:

        Meu esposo é estrangeiro,mas tem permanência aqui no Brasil n,para viajar para o nervo sul ,ele precisará de passaporte também ,ou só a documentação é valida?

        • Segue Viagem disse:

          Oi, Beatriz!

          Puxa, não ficou claro pra nós pra onde vocês pretendem viajar. Fui pesquisar sobre “Nervo Sul”, mas nem o Google me ajudou! hahahahaha

          Conta o destino pra nós que a gente vai atrás dessa info pra você, fechado!?

  7. Aristóteles Barros da Silva disse:

    Trabalho muito bom, o de vocês. Estamos e estaremos juntos!

  8. Cursos Livres disse:

    Aqui é a Cristina Maria Da Silva, gostei muito do seu artigo
    tem muito conteúdo de valor parabéns.

  9. Adorando acompanhar as noticias com conteúdos de muita valia. Parabéns! Super esclarecedor e de bom entendimento.

  10. Marina disse:

    Esses países não exigem passaporte para brasileiros ou para qualquer pessoa do mundo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0