Se aventurar pelo mundo afora é sempre muito bom, né? Mas, apesar de incrível, viajar de avião gera um monte de curiosidades e dúvidas, sobretudo de quem vai voar pela primeira vez. Você se encaixa nessa descrição? Então confira a seguir algumas das perguntas e respostas mais frequentes feitas por passageiros de companhias aéreas.
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Ah! Quer saber quais protocolos de saúde e segurança estão sendo adotados a bordo devido à pandemia? Seu pedido é uma ordem: clique aqui e confira.
Todo mundo sabe que, independentemente de pra onde seja a viagem, é preciso ter em mãos alguns documentos, certo? Certo! Caso a sua viagem seja em território brasileiro ou para algum dos países que fazem parte do Mercosul (ou seja: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai), basta portar o RG ou outro documento com foto.
Por outro lado, se a sua aventura for para outros destinos internacionais, vale conferir todas as exigências junto à Embaixada ou ao Consulado. Isso porque, além do passaporte, pode ser obrigatório tirar o visto (clique aqui para conferir quais países exigem visto) ou, então, comprovar que você tomou alguma vacina específica. A vacina que costuma ser mais solicitada é a da febre amarela. Por conta disso, muitos destinos costumam pedir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela. A previsão é de que, em um futuro muito próximo, a maioria dos países passe a exigir a comprovação da vacina contra COVID-19.
Também é preciso ficar atento ao seguro-viagem, já que ele é obrigatório em muitos países. Inclusive, devido à pandemia, vários destinos ao redor do globo só deixam entrar com seguro com cobertura para COVID-19 e com a apresentação de teste negativo para o novo coronavírus.
Em linhas gerais, o check-in serve como um processo de autorização de embarque. É durante o check-in que são feitas a checagem de documentação e a identificação do passageiro, bem como o despacho de bagagens. Apesar de ser possível fazer o check-in on-line e existirem totens nos aeroportos que facilitam bastante o processo, tenha em mente de que o ideal é chegar com antecedência ao aeroporto, OK? Mesmo porque ainda será preciso pegar a fila caso queira despachar alguma bagagem.
Para trips nacionais recomenda-se chegar com pelo menos 1h30 de antecedência. Já para viagens para o exterior o ideal é estar no aeroporto no mínimo três horas antes do voo. Dessa forma você não passa nervoso com trânsito e com o grande volume de pessoas no aeroporto, por exemplo.
Visando garantir a segurança de todos, antes de embarcar todos os passageiros devem passar pelo detector de metais. Cintos, itens de metal, relógios e, em alguns casos, até mesmo os sapatos, devem ser retirados e colocados em uma bandeja, assim como a bolsa ou mochila e celulares. Líquidos e cremes devem estar em frascos de até 100 ml – caso contrário não entram no avião –, ao passo que notebooks e tablets devem ser colocados separadamente na esteira, em outra bandeja.
Quem tiver marca-passo ou algum tipo de implante não precisa passar pelo raio-x, mas, nesses casos, é preciso apresentar uma documentação comprovando, OK?
Em vigor nos aeroportos do país e nas principais companhias aéreas, como GOL, LATAM e Azul, a norma exige peso máximo de 10 kg e o respeito às seguintes dimensões: 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade. Além disso, ela não pode conter itens cortantes ou perfurantes, como tesouras de unha e canivete. Quer conferir algumas dicas de como organizar a bagagem de mão para caber mais coisa? Dá só uma olhada neste post.
Todos os aeroportos contam com monitores espalhados pelas instalações para facilitar a checagem do status do voo. Por esses monitores dá pra conferir o número do voo e descobrir se tem previsão de atraso, se o voo foi cancelado ou se vai sair no horário. Outra possibilidade é checar no balcão de informações das companhias aéreas.
Crianças de até dois anos podem ser carregadas no colo por seu(s) responsável(is). No entanto, maiores de dois anos devem ocupar assentos exclusivos e os pais ou responsáveis devem garantir que os pequenos estejam utilizando cinto de segurança.
Remédios controlados e para aliviar eventuais mal-estares são permitidos em bagagens de mão, desde que respeitem alguns critérios. São eles: o remédio deve estar dentro de uma embalagem plástica, transparente e bem fechada; a embalagem original deve estar junto; a quantidade permitida total é de 100 ml – se for um remédio líquido, pode ter até 1 litro.
Lembre-se sempre de andar com a receita do seu remédio controlado, combinado? Se a viagem for internacional, a receita precisa estar em inglês. De toda forma, levar remédios para o exterior exige cautela. Antes de embarcar, é muito importante checar a legislação do país para onde você está indo, uma vez que alguns medicamentos podem não ser permitidos por ali.
Você já deve ter percebido que, a cada ano que passa, cresce mais e mais o número de pessoas que viajam de avião, né? Sendo assim, para a sua segurança, feche suas malas com cadeados e utilize tags de identificação, nas quais você consegue colocar seu nome e endereço. Por falar em cadeados, priorize os cadeados TSA. Talvez você não saiba, mas existe uma agência nos Estados Unidos especializada em segurança nos voos: Transportation Security Administration (ou TSA). Se você viaja para os States, por exemplo, a TSA tem autorização para abrir sua mala e confirmar se você não está levando nada ilegal para o país. A vantagem dos cadeados TSA é que, se abrirem sua mala, eles não terão de quebrá-lo e, portanto, sua bagagem não ficará desprotegida.
Porém, o que devo fazer se a mala for extraviada? Ninguém merece, mas isso é algo que pode acontecer. Neste caso, procure um funcionário do aeroporto e faça um RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem) com a companhia aérea. Se a sua mala não aparecer após 30 dias, você terá que negociar com a empresa aérea uma taxa de indenização.
Geralmente isso não é necessário, pois a bagagem é transportada de uma aeronave para a outra pela própria equipe de bagagens do aeroporto. Ou seja: você despacha a sua mala no país de origem e só a retira no destino final. Mas fique atento às orientações passadas pela tripulação, porque alguns países podem exigir a retirada.
Nesta situação é preciso realizar uma reclamação junto à companhia aérea em um prazo de até sete dias. Após isso, a empresa tem o mesmo período para reparar a peça ou substituir a bagagem por outra equivalente.
Uma vez perdido o voo, não adianta se desesperar. A primeira coisa a fazer é entrar em contato com a companhia aérea, seja no próprio aeroporto ou por telefone. Se tiver fechado a viagem com o auxílio de um agente de viagens, então, melhor ainda, já que é só ligar para ele e explicar o que aconteceu. Ele te passará todas as orientações e te ajudará a embarcar em um novo voo de forma simples e rápida. Nós elencamos aqui as principais vantagens de contratar um agente de viagens.
Acima de tudo, a empresa aérea deve prestar assistência aos clientes. Como assim? Bom, se o atraso for de 1h, ela deve facilitar a comunicação, oferecendo ligações telefônicas e acesso à internet; se for de 2 horas, deve garantir a alimentação do passageiro. Em contrapartida, se o atraso for acima de 4h, o passageiro tem direito a serviço de hospedagem e transfer de ida e volta ao aeroporto.
Agora que você já está craque em viagens de avião, o que acha de ficar por dentro de algumas curiosidades sobre esse meio de transporte tão incrível? Pois nós fomos atrás de algumas informações que pouca gente sabe. Espia só!
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6 Comentários
Adorei este relato ai de vocês. Mas deixo aqui uma pergunta ai. Quando a gente viaja pela primeira vez de avião e sozinha, não tendo conhecimento algum será que tem alguém disponível no Aeroporto para nos auxiliar no embarque? Ou não, a gente tem que se virar sozinha mesmo?
Que bom que gostou do nosso post, Mara!
Viajar de avião pela primeira vez, ainda mais sozinha, pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas na verdade não é, mesmo porque você sempre vai encontrar alguém pra te ajudar com alguma dúvida.
Explico melhor: a primeira coisa que a gente tem que fazer quando chega ao aeroporto é ir para o balcão da companhia aérea pra fazer o check-in e despachar a bagagem – quem quiser pode fazer o check-in nos totens (é bem simples e intuitivo), mas de toda forma precisa pegar a fila pra despachar a bagagem.
No comecinho das filas sempre tem funcionários da companhia aérea dispostos a tirar dúvidas e, inclusive, a te ajudar caso não esteja se entendendo com o toten. Depois de fazer o check-in, a pessoa que te atendeu no balcão vai te entregar o cartão de embarque e dizer qual é o portão pra onde você tem que ir e a que horas você tem de ir pra lá. Encontrar os portões não é difícil, não, porque os números deles são bem grandes e visíveis. De toda forma, se não estiver encontrando o seu, é só pedir ajuda pra qualquer funcionário que ele provavelmente saberá te informar a direção certa.
Depois que passar pelo portão você terá de mostrar seu cartão de embarque e passar pelo raio-x – sua bolsa/mochila também. Ali também há pessoal bem capacitado, portanto, se estiver insegura ou não souber bem o que fazer, é só perguntar pra eles.
Uma vez dentro da área de embarque, é só aguardar pelo momento de entrar no avião. Os avisos são dados pelos alto-falantes e você pode acompanhar o status do seu voo nos muitos monitores espalhados por ali.
É tudo bem tranquilo, pode ficar sossegada quanto a isso. Os funcionários têm todas as respostas na ponta da língua e você vai tirar de letra 🙂
Mande sempre promoção por favor!
Obrigada
Parabéns pelas informações!! Com certeza vai ajudar muito!!!
Dizem que os assentos são flutuantes, mas nunca ensinam como retira los
Olha, Liliane, fui pesquisar isso pra você e descobri que varia em cada modelo de aeronave e assento, mas a boa notícia é que isso costuma ser bem intuitivo. Não é o assento inteiro que dá para consegue retirar, apenas parte dele. Normalmente a almofada onde nos sentamos é fixada com velcro e tem duas alças para os passageiros agarrarem em caso de pouso na água (ou amerrissagem, se quiser usar o termo técnico certinho).
Após remover essa parte flutuante, o passageiro deve segurar o assento na frente do corpo, cruzando os braços com a ajuda das alças, localizadas na parte inferior do assento, e evacuar a aeronave somente com o comando dos comissários de bordo. Se quiser visualizar isso melhor, aqui neste site tem uma ilustração que acho que ajuda bastante: https://aviation.stackexchange.com/questions/67348/what-and-where-are-flotation-seat-cushions.
Inclusive, os comissários passam regularmente por um treinamento de marinharia, no qual eles mesmos operam todos os equipamentos (raft slides, kit de sobrevivência no mar, assentos flutuantes, coletes salva-vidas), e são submetidos a uma avaliação para ter certeza de que vão saber o que fazer em situações de emergência.
Espero ter esclarecido a sua dúvida!