Galápagos: reduto de biodiversidade e verde exuberante

Ilha Bartolomé - Ilhas Galápagos - Equador | Crédito: Shutterstock

Ilha Bartolomé - Ilhas Galápagos - Equador | Crédito: Shutterstock

Ilha de São Cristóvão - Galápagos - Equador | Crédito: Shutterstock

Ilha de São Cristóvão – Galápagos – Equador | Crédito: Shutterstock

Répteis enormes, pinguins, lobos, leões-marinhos, iguanas, sabiás, flamingos e tubarões são alguns dos anfitriões do pitoresco arquipélago de Galápagos. Suas ilhas, além de terem diferentes tamanhos e peculiaridades, abrigam rica variedade de fauna e flora, contemplando espécies existentes apenas na região.

Quito: por que visitar a capital do Equador
Quais países exigem seguro-viagem?

Distante cerca de 1.000 km da costa do Equador e reconhecido como uma das principais fontes de estudo e inspiração para a revolucionária teoria da evolução de Charles Darwin, o destino, que também atende pelo nome de Colombo, possui 97% de sua superfície terrestre sob o domínio e a proteção do Parque Nacional Galápagos. Não à toa, exibe um cenário quase intocado, capaz de transportar os turistas para uma viagem alucinante de volta à Pré-História. Ou seja: prepare a câmera, porque a região rende fotos de cair o queixo.

Apesar de ainda ser pouco explorado por brasileiros, o destino não decepciona, sobretudo quem for fã de ecoturismo e gosta de viver experiências únicas. Nunca tinha pensado em fazer de Galápagos o seu destino de viagem? Pois então leia este post até o fim e depois conte pra gente se não mudou de ideia! Mas, ó, vamos combinar que você não vai poder achar ruim se a vontade de cair na estrada pesar bastante, viu?

Santa Cruz: todo roteiro tem que ter

Em primeiro lugar, é preciso saber que a ilha de Santa Cruz, rodeada pela imensidão do Oceano Pacífico, é a principal via de acesso para as demais atrações de sua vizinhança espetacular. Afinal, ela concentra a maior infraestrutura comercial da região e alguns dos lugares mais tradicionais do arquipélago. A cidade de Puerto Ayora e a Estação Científica Charles Darwin estão entre eles, bem como e a magnífica paisagem de areias e águas claras da Baía das Tartarugas. Ao mesmo tempo, vale guardar um tempinho para visitar a reserva El Chato, habitat de tartarugas gigantes.

#Partiu: oito dicas para criar seu roteiro de viagem

Em outras palavras, Santa Cruz é digna de todos os holofotes e definitivamente precisa estar no seu roteiro, mesmo porque nenhuma viagem pelo Equador é completa sem passar por ali. Acho que já deu pra perceber isso, né?

Um tour pelas redondezas de Galápagos

Como são mais de 170 zonas de visitação terrestres e marinhas, barcos e botes infláveis consistem nas melhores maneiras de visitar e conferir a vida selvagem de Galápagos, uma vez que navegam rumo a passeios emocionantes. Dá para mergulhar com snorkel nas águas de San Cristóbal e fazer trilhas até o vulcão Sierra Negra, que fica na ilha Isabela (a maior do arquipélago), por exemplo. Embora sua última erupção tenha sido registrada em 2018, o vulcão é um dos mais ativos da região.

Para fechar com chave de ouro, não deixe de admirar as esculturas naturais da Isla Bartolomé. Isso porque a ilha abriga aquele que é tido como o principal cartão-postal de Galápagos: La Roca Pináculo ou Pinnacle Rock (Rocha Pináculo, em português). Em linhas gerais, a atração consiste em uma formação rochosa constituída a partir da erupção de um vulcão subaquático. Além de descortinar uma vista incrível, o point fica a curta distância da Isla Santiago, que também merece uma visita. Se animou? Então saiba que esse passeio é oferecido por muitas agências de turismo. Contudo, costuma durar o dia inteiro, então é preciso se planejar direitinho, OK? Portanto leve muita disposição com você nessa viagem!

Cuenca e Ilhas Galápagos: uma volta pelas maravilhas equatorianas

E você, já conhece Galápagos? Caso a sua resposta seja sim, comente aqui como foi a sua experiência! Dessa forma você ajuda a esclarecer as dúvidas de outras pessoas. Agora, se estiver planejando a sua próxima viagem, a dica é consultar um agente de viagens, pois assim você evita perrengues e garante uma trip sem preocupações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0