Quito: por que visitar a capital do Equador

Quito - Equador | Crédito: Shutterstock

Quito - Equador | Crédito: Shutterstock

Quito - Equador | Crédito: Shutterstock

Quito – Equador | Crédito: Shutterstock

Inusitada e localizada bem “no meio do mundo”, a capital equatoriana, Quito, é o destino mais turístico do país. E pudera! Afinal, lá é onde fica Ciudad Mitad del Mundo, atração onde a linha do Equador divide o globo em duas partes (norte sul). Isso significa que, ali, os visitantes conseguem estar em dois hemisférios ao mesmo tempo.

Ainda não escolheu seu próximo destino? Pois então confira este post até o final e prepare-se para cair de amores pela região!

Quais países exigem seguro-viagem?

O QUE VER NO CENTRO HISTÓRICO DE QUITO

Plaza Grande - Quito - Equador | Crédito editorial: Jess Kraft/Shutterstock.com

Plaza Grande – Quito – Equador | Crédito editorial: Jess Kraft/Shutterstock.com

Rodeada por vulcões e a 2,8 mil metros de altitude, Quito mescla cenários modernos e antigos em seu centro histórico. Inclusive, ele é o maior e o mais bem conservado da América Latina, motivo pelo qual fez a região ser a primeira capital do mundo a ser nomeada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco na década de 1970. Simplesmente encantador, ali é possível mergulhar na rica história do país ao observar os coloridos sobrados coloniais estilo “barroco de Quito”. Trata-se, na verdade, de uma mistura de características hispânicas, flamencas, italianas, indígenas pré-colombianas e árabes.

Calle La Ronda - Quito - Equador | Crédito editorial: doleesi/Shutterstock.com

Calle La Ronda – Quito – Equador | Crédito editorial: doleesi/Shutterstock.com

Ainda por lá, museus, igrejas, construções e praças são um ótimo convite para uma visita. Entre eles estão: a Plaza Grande e seus arredores; a Catedral de Quito, um dos mais antigos templos da América do Sul; a Casa del Alabado, museu de arte pré-colombiana; o Convento e Igreja de São Francisco, um dos maiores complexos coloniais do continente; e a Igreja de la Compañía, marcada por sua arquitetura barroca e interior coberto de ouro. Em outras palavras, definitivamente vale a pena reservar um tempinho para conhecer essa parte da cidade.

Situada no lado ocidental da Cordilheira dos Andes e cheia de paisagens espetaculares, admirar a capital equatoriana de cima é sempre uma boa pedida. Por isso, um ponto que é digno de atenções é o Mirante do Panecillo, colina que abriga uma estátua com mais de 40 metros de altura da Virgem de Quito. Prepare a câmera, pois dali descortina-se uma incrível vista panorâmica.

Com inúmeros atrativos, o artesanato é, sem dúvida alguma, uma das estrelas locais. Para conhecer o poder das talentosas mãos artesãs equatorianas, a Calle La Ronda é uma magnífica escolha. Mesmo porque basta uma caminhada para encontrar brinquedos, chapéus Panamá, artigos indígenas e muito mais. A animada rua de pedras, excelente representante da cultura espanhola presente na história do país, também é reconhecida por suas casas coloridas, varandas de ferro enfeitadas com flores, lojas e galerias. Além disso, é perfeita para curtir a típica noite local ao som das músicas dos bares e cafeterias boêmias.

TOUR PELOS VULCÕES

Vulcão Cotopaxi - Quito - Equador | Crédito: Shutterstock.com

Vulcão Cotopaxi – Quito – Equador | Crédito: Shutterstock.comA 75 km da capital, um cenário espetacular chama a atenção de todos os curiosos e aventureiros que passam pela região. O país é casa da Avenida dos Vulcões, estrada entre Quito e Cuenca rodeada por mais de 80 vulcões, muitos deles ativos até os dias de hoje.

Dentre as paradas do caminho, destaque para o Parque Nacional Cotopaxi, lar do famoso vulcão Cotopaxi, com impressionantes 5.897 metros de altura. Além de impressionar por sua imponência, dá pra fazer caminhadas pelo entorno e observar lhamas, guanacos, vicunhas e cavalos selvagens, por exemplo. Curiosidade: o pico desse vulcão é identificado pela neve constante e pela simetria.

#Partiu: oito dicas para criar seu roteiro de viagem

E aí, se animou a conhecer a capital do Equador? A gente garante que você não vai se decepcionar! Só lembre-se de contratar um agente de viagens para te ajudar a planejar tudo direitinho, viu? Dessa forma você evita uma série de imprevistos e nunca fica na mão caso algo saia do programado. Depois volte aqui pra contar como foi, já que, ao compartilhar suas experiências, você acaba tirando as dúvidas de muita gente 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0