Viajar na quarentena: saiba quais destinos nacionais já reabriram

*Atualizado às 18h45 do dia 30/07/2020*

Tá pensando em viajar na quarentena? Com o turismo nacional retomando suas atividades gradualmente, resorts reabrindo e destinos se preparando para receber os visitantes em segurança, é inevitável que a gente comece a se sentir instigado a planejar a próxima viagem. E, para poder seguir com o roteiro, é fundamental saber quais lugares já estão de portas abertas, certo? Então vem com a gente que nós preparamos uma listinha cheia de cidades imperdíveis do nosso Brasil que já deram um passo à frente e estão mais próximas de voltar à normalidade.

Mas calma lá! Antes de mais nada, dê uma olhadinha no conteúdo que nós preparamos para deixar você ainda mais informado e seguro para cair na estrada: como viajar de avião em segurança durante a pandemia, quais as medidas tomadas pelas empresas rodoviárias, protocolos seguidos pelas locadoras de carro e também as novas regras adotadas pelas companhias aéreas, como a isenção do pagamento da taxa de remarcação.

Gramado & Canela – Rio Grande do Sul

shutterstock 1334707046

Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Destinos que figuram entre os mais procurados pelos viajantes, Gramado e sua vizinha Canela são famosos por sua arquitetura, paisagens naturais e gastronomia de primeira. Lotadas de atrativos, em ambas as regiões a obrigatoriedade do uso de máscaras e a taxa máxima de ocupação de 40%. Além disso, lanchonetes e comércios só estão operando com sistema de entrega (delivery).

Vale informar que recentemente as duas cidades retornaram à bandeira vermelha; portanto, as restrições se tornaram ainda mais rígidas, o que significa que pode haver alterações na retomada das atividades.

Campos do Jordão – São Paulo

Aproveite um dia no centro de Campos do Jordão - Sâo Paulo | Crédito: Shutterstock.com

Apelidada, não por acaso, de Suíça Brasileira, a charmosa cidade de Campos do Jordão é reconhecida como um dos destinos mais procurados na temporada de inverno e já está preparada para receber os visitantes de braços abertos e com toda a segurança. Entre as medidas adotadas estão: capacidade dos hotéis limitada a 20% de ocupação, sendo que áreas comuns e de lazer devem permanecer fechadas; café da manhã servido nos apartamentos, uma vez que restaurantes e bares permanecem fechados e sem previsão de retorno; lojas funcionando em horário reduzido (9h às 13h) e passeios suspensos e ainda sem data para reabertura.

Balneário Camboriú – Santa Catarina

Balneário Camboriú - Santa Catarina | Crédito: Shutterstock

Balneário Camboriú – Santa Catarina | Crédito: Shutterstock

Seguindo todas as medidas determinadas pelo governo do estado, essa queridinha nacional está com o processo de reabertura gradual em andamento. Entre as determinações adotadas por Balneário, cabe destacar as seguintes: hotelaria com capacidade máxima de 50%, utilização de máscaras por todos os colaboradores e transporte com capacidade inicial limitada a 50%, entre outras. Locais como o Parque Unipraias e o Oceanic Aquarium já podem ser visitados pelos turistas.

Foz do Iguaçu – Paraná

Viajar na quarentena - Foz do Iguaçu -Paraná | Crédito: Shutterstock.com/R.M. Nunes

Foz do Iguaçu -Paraná | Crédito: Shutterstock.com/R.M. Nunes

Um dos cartões-postais do Brasil, Foz do Iguaçu também está na lista dos destinos que retomaram as atividades, reabrindo hotéis, a Usina de Itaipu, o Marco das Três Fronteiras e o Parque das Aves. Tudo isso, claro, cumprindo os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelos decretos municipais, como taxa de ocupação hoteleira restrita a 30%, por exemplo.

Monte Verde – Minas Gerais

Monte Verde - Minas Gerais | Crédito: Bruna Dinardi

Monte Verde – Minas Gerais | Crédito: Bruna Dinardi

No sul do estado mineiro, a charmosa Monte Verde retomou suas atividades com taxa hoteleira restrita a 40% da capacidade e sem a abertura das áreas comuns nos hotéis, como piscinas, saunas e salões de jogos. Ao mesmo tempo, os restaurantes estão seguindo rigorosamente protocolos sanitários, incluindo distanciamento social e limite máximo de ocupação igual ao adotado pelos hotéis.

Natal – Rio Grande do Norte

Parque da Cidade de Natal – Natal – Rio Grande do Norte

Muito procurada pelos turistas que querem curtir bons momentos de sombra e água fresca, Natal, capital do Rio Grande do Norte, está na fase 2 do plano de retomada das atividades econômicas. Com comércio e atividades turísticas já autorizados a funcionar, algumas regrinhas devem ser seguidas: respeito de distanciamento social, utilização de máscaras faciais, embarque e desembarque sem contato físico, sistema de filas virtuais e higienização das mãos com álcool 70%. Ah! Vale lembrar que o estado criou o selo Turismo Mais Protegido para incentivar o turismo.

Bonito – Mato Grosso do Sul

Viajar na quarentena - Gruta do Lago Azul - Bonito | Crédito: Shutterstock

Gruta do Lago Azul – Bonito | Crédito: Shutterstock

Com o turismo a todo vapor desde o começo de junho, a reabertura gradual de Bonito, um dos ícones do ecoturismo brasileiro, inclui hotéis e boa parte dos atrativos turísticos, tais como nascentes, grutas, passeios de quadriciclo, mergulhos de cilindro, trilhas e cachoeiras. Contudo, são obrigatórios: uso de máscaras faciais, higienização das mãos com álcool 70% e treinamento de todos os prestadores de serviços, entre outras normas vigentes.

Penha – Santa Catarina

Beto Carrero - Santa Catarina | Foto: Gabriela Sakamoto

Beto Carrero – Santa Catarina | Foto: Gabriela Sakamoto

Na cidade de Penha, o célebre parque Beto Carrero World já está reaberto, zelando pela segurança de visitantes e colaboradores e funcionando com 50% de capacidade. O complexo adotou uma série de medidas de desinfecção, além de exigir o uso obrigatório de máscaras, incorporar o distanciamento social e a fila virtual, suspender shows e eventos fechados e instalar dispensers com álcool 70% para a higienização das mãos.

Litoral Norte – São Paulo

Viajar na quarentena - Praia Cedro do Sul - Ubatuba | Crédito: Shutterstock

Praia Cedro do Sul – Ubatuba | Crédito: Shutterstock

As cidades do Litoral Norte de São Paulo (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) aplicaram novos protocolos de saúde e segurança recomendados pelos órgãos estaduais e municipais em seu processo de reabertura. Com limitação de 20% da capacidade e horário restrito de funcionamento do comércio, outras restrições definidas foram: funcionamento de hotéis e pousadas com apenas 40% da ocupação e cumprimento de 1,5 metro de distância das mesas nos quiosques de praia.

Porto de Galinhas – Pernambuco

Porto de Galinhas - Pernambuco | Crédito: Shutterstock

Porto de Galinhas – Pernambuco | Crédito: Shutterstock.com

Da mesma forma que Recife, Porto de Galinhas entrou na primeira etapa de reabertura gradual. Além de ocupação hoteleira reduzida a 50%, os visitantes devem utilizar máscaras de proteção nas praias. Ao mesmo tempo, estão proibidos os comércios de ambulantes e a utilização de qualquer estrutura para permanência no local, como cadeiras e caixas térmicas. Com acesso controlado, as praias estão abertas para atividades físicas e banho das 4h às 12h.

Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

Viajar na quarentena - Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

É claro que a Cidade Maravilhosa não ficaria de fora da lista. Com pontos turísticos abertos com um terço da capacidade máxima e respeitando o distanciamento de quatro metros, o Rio de Janeiro está em processo de reabertura, mas, por ora, não é permitido permanecer nas praias e os comércios e feiras de arte estão funcionando com horário reduzido. Bares e restaurantes devem manter limite de lotação, bem como controlar o acesso do cliente e exigir a utilização de máscara de proteção.

E você, tem algum destino que você gostaria de visitar mas ainda não reabriu? Conta pra gente nos comentários! E não se esqueça: se for viajar durante a quarentena, consulte um agente de viagens para tirar todas as suas dúvidas. Dessa forma você garante a sua segurança e a segurança das pessoas que vão partir nessa aventura com você. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0