O que fazer em Brotas (SP): 8 pontos turísticos imperdíveis

Suas malas já estão prontas e incluem itens para a prática de atividades radicais? Opa! Então temos a sugestão certa de destino para uma viagem inesquecível. Aqui vão algumas características de lá: ele fica no interior de São Paulo, tem uma tirolesa sensacional e é cheio de cachoeiras, trilhas e rios. Se interessou? Joia! Porque, para te instigar ainda mais a pegar a estrada, nós separamos dicas de o que fazer em Brotas. Para facilitar, elas estão separadas nos principais pontos turísticos. Confira!

6 lugares para passear no interior de São Paulo
Viagens curtas para sair da rotina

1. Areia que Canta

Brotas - São Paulo | Crédito: Shutterstock

Brotas – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Ficou curioso com esse nome, não é? Localizada a 15 km do centro da cidade, a Areia que Canta é uma nascente que brota em meio à natureza, em cima de um poço cheio de minúsculos grãos de quartzo. Apelidada dessa forma devido ao som de cuíca que as pedras emitem ao serem friccionadas, é uma atração simplesmente encantadora. Portanto, aproveite para fazer vídeos e tirar muitas fotos.

2. Parque dos Saltos

 - Brotas - São Paulo | Crédito: Shutterstock

Parque dos Saltos – Brotas – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Em pleno centro turístico de Brotas, este parque guarda a paisagem perfeita. Agraciado pela presença de mata verde ao seu redor, conta com várias quedas d’água e é um dos pontos mais visitados da cidade. Além disso, ali os visitantes também têm a chance de conhecer uma ponte pênsil e a antiga casa das máquinas, que abrigava uma usina hidrelétrica até o final do século 19.

Natureza e ar livre: conheça os principais parques nacionais do Brasil

3. Ecoparque Cassorova

Cachoeira Cassorova - Brotas - São Paulo | Crédito: Shutterstock

Cachoeira Cassorova – Brotas – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Lar da “cachoeira mais bonita de Brotas”, de acordo com o Guia Quatro Rodas Brasil, o Ecoparque Cassorova é o lugar ideal para se divertir e manter contato com a natureza. O que dá pra fazer lá? Pois saca só: visitar duas famosas cachoeiras (Cassorova e Quatis), curtir uma piscina de água natural, relaxar em alguma das áreas de descanso, saborear os pratos do restaurante com fogão à lenha e admirar a vista do vale das Cuestas Paulistas do mirante. Em linhas gerais, o parque é um passeio para um dia inteirinho, então se programe para explorá-lo com calma.

4. Recanto das Cachoeiras

Recanto das Cachoeiras - Brotas - São Paulo | Crédito: Divulgação Recanto das Cachoeiras

Recanto das Cachoeiras – Brotas – São Paulo | Crédito: Divulgação Recanto das Cachoeiras

De natureza deslumbrante e superpreservada, o Recanto das Cachoeiras fica bem no alto da Serra da Roseira. Combinação certa de ecoturismo, aventura e infraestrutura, oferece uma beach pool, que se assemelha a um legítimo oásis, e uma série de atividades radicais, como cascading, arvorismo, trilhas, banhos de cachoeira, cavalgadas e rapel, bem como um fantástico mirante. Tudo isso com muita segurança para você e toda a sua família.

Ecoturismo: uma nova forma de viajar

5. Cachoeira Três Quedas

Cachoeira Três Quedas -  Brotas - São Paulo | Crédito: Divulgação

Cachoeira Três Quedas – Brotas – São Paulo | Crédito: Divulgação

Sabe por que esse local é tão especial? Além de três diferentes e belíssimas cachoeiras, concentra charmosos chalés, playground, quiosques para churrasco, lanchonete, redário e até uma piscina. Ou seja, é mais um point perfeito para curtir com amigos ou com todos os integrantes da sua casa. Bora?

6. Voo do Tarzan

A ideia de voar sobre as árvores dá um friozinho na barriga, né? Um dos principais atrativos de Brotas, a tirolesa Voo do Tarzan é a mais alta do Brasil. Isso porque ela tem cinco lances, soma 120 metros de altura e ostenta impressionantes 1,8 mil metros de extensão. E aí, você encara? Depois vem aqui contar como foi, hein?

7. Rio Jacaré-Pepira

Confira destinos para curtir com os amigos

Brotas – São Paulo | Crédito: Sofia Prado

Rafting, boia cross ou caiaque? Não importa qual seja o seu predileto, porque no Rio Jacaré-Pepira é possível praticar as três modalidades. O percurso das corredeiras tem aproximadamente 9 km e pode durar até duas horas. Mas atenção! Para a sua segurança, é importante estar na presença de instrutores.

8. Cachoeira do Astor

Cachoeira do Astor - Brotas - São Paulo | Crédito: Shutterstock.com/Yacyara Pires Santana

Cachoeira do Astor – Brotas – São Paulo | Crédito: Shutterstock.com/Yacyara Pires Santana

Outra grande estrela local, a Cachoeira do Astor dispõe de uma queda de 25 metros de altura e é muito visitada para a prática do canionismo, também chamado de rapel nas cachoeiras.

UM BÔNUS DOS CÉUS

Por fim, o que acha de completar essa aventura no interior de São Paulo com uma visão do Universo? De antemão já avisamos que isso é superpossível na Fundação CEU – Centro de Estudos do Universo. Em seu planetário é possível observar o céu, explorar os planetas e muito mais por meio de um telescópio. Ah! Vale informar que o endereço é referência nacional no assunto. Para completar, há visitas em um sítio arqueológico e sessões noturnas.

Destinos para viagens bate-volta pelo Brasil

Gostaram das diversas opções de o que fazer em Brotas? Conhece alguma que ficou de fora da lista? Conta pra gente nos comentários, afinal a cidade é lotada de atrativos irresistíveis. E tem mais! Ao compartilhar sua experiência, você acaba ajudando outros viajantes, já que eles podem estar cogitando fazer uma viagem igual à sua 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0