11 destinos perfeitos para comemorar o Natal no Brasil

Se o Natal, por si só, já tem aquela energia contagiante pelo clima de união e solidariedade, já imaginou passar esta data em destinos que afloram ainda mais esse sentimento? Neste sentido, o Brasil oferece alternativas de sobra, atendendo desde os mais festeiros até aqueles que querem simplesmente relaxar e curtir o momento. Praia, serra ou metrópole, não importa qual seja a sua preferência, pois a comemoração tem tudo para ser extraordinária. Confira agora 11 destinos perfeitos para comemorar o Natal no Brasil! 

5 dicas de passeios de trem pelo Brasil 

11 destinos para comemorar o Natal no Brasil 

1. Gramado – RS 

Gramado RS shutterstock 186832403

Gramado – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Celebrando sua 36ª edição em 2021, o Natal Luz de Gramado é, sem dúvida alguma, um dos mais procurados pelos(as) viajantes. O evento, que combina com maestria guirlandas, soldadinhos de chumbo, bonecos de neve, letreiros personalizados e muitos outros enfeites, já é uma tradição da cidade gaúcha e atrai milhares de visitantes todos os anos. E não é só isso, não! Entre os meses de outubro e janeiro, Gramado promove mais de 500 apresentações temáticas, tais como mostras de dança, música, teatro, paradas e exposições interativas. Além disso, o evento sempre tem a missão de fascinar as crianças e fazer com que os adultos revivam a magia da infância. 

Natal Luz de Gramado 2021: conheça as atrações
Como é o Nativitaten, um dos destaques do Natal Luz de Gramado 

2. Canela – RS

Canela

Vista aérea de Canela, no Rio Grande do Sul | Crédito: Alvo Produção

Outro destino gaúcho, Canela também tem uma programação pra lá de surpreendente no mês do Papai Noel. Vizinha de Gramado, vale a pena conferir o Sonho de Natal, tradicional e grande evento de final de ano que conquista o coração de todos os turistas. Realizada desde 1988, a festa tem o poder de traduzir a magia incomparável dessa época do ano por meio de decorações, performances, espetáculos e projeção em 3D na Catedral de PedraIsso, claro, além da descida do Bom Velhinho e de seus ajudantes pela torre da igreja, show de luzes, fogos de artifício, contos de Natal e muito mais. Ou seja, é destino para passar o Natal no Brasil é imperdível! 

6 lugares para passear no Rio Grande do Sul
Fomos visitar o Skyglass Canela, na Serra Gaúcha; vem ver como foi 

3. Curitiba – PR 

Jardim Botanico de Curitiba Parana Credito editorial Marcio Jose Bastos Silva shutterstock 186304337

Acima de tudo, quem visita Curitiba, no Paraná, precisa conhecer o Jardim Botânico | Crédito editorial: Marcio Jose Bastos Silva / Shutterstock

Capital do Paraná e também considerada a capital brasileira do Natal, a cidade mais famosa do estado é dona de uma das imagens mais clássicas deste período festivo: o tradicional coral de crianças nas janelas do belíssimo Palácio Avenida, bem no centro de Curitiba. Além disso, a programação de atividades do evento “Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba” conta com mais de 70 opções de entretenimento, como corais, exposições de presépios, paradas, concertos musicais e feiras temáticas. Simplesmente mágico! 

Curitiba: 5 lugares para conhecer na capital do Paraná
Melhores lugares para visitar no Paraná: dicas de atrações em Foz do Iguaçu, Curitiba e mais 

4. Campos do Jordão – SP 

Campos do Jordao Credito editorial Leonidas Santana shutterstock 1794717448

Campos do Jordão – São Paulo | Crédito editorial: Julio Ricco /Shutterstock.com

Charmosa do começo ao fim do anoCampos do Jordão consegue ficar ainda mais apaixonante durante a época natalina. Totalmente decorada e iluminada, a chamada “Suíça Brasileira” é marcada por diversas programações especiais nos hotéis e restaurantes. Vale conferir a famosa Carreata com Papai Noel, recheada de dança, luzes, personagens (soldados de chumbo, bailarinas, duendes e, é claro, o Papai Noel) e muita alegria. Dentro do calendário cultural também é possível acompanhar o “Natal dos Sonhos”, que promove a apresentação de espetáculos natalinos, assim como orquestras temáticas no centro de Capivari. 

Conhecendo Campos do Jordão, em São Paulo 

5. Petrópolis – RJ 

petropolis Credito editorial Julio Ricco Shutterstock.com shutterstock 1513479707

Petrópolis – Rio de Janeiro l Crédito editorial: Julio Ricco / Shutterstock.com

Os cariocas também têm excelentes pedidas para as festividades. Um exemplo é Petrópolis, que chama a atenção pela sua indescritível carga histórica e pela decoração com milhares de lâmpadas enfeitando os vários prédios e ruas do destino. O município serrano do Rio de Janeiro ainda prepara o Natal Imperial, que, além de adornar todo o Centro Histórico, conta com orquestras, corais, sessões de teatro e cinema e exposições, por exemplo. 

Além da Cidade Maravilhosa: para onde ir no estado do Rio de Janeiro
O que fazer em Petrópolis, no Rio de Janeiro 

6. Natal – RN 

natal shutterstock 1654576762

Recorte do Morro do Careca e da bonita Praia de Ponta Negra, cartão-postal de Natal, a capital potiguar | Crédito: Shutterstock

Você sabia que a cidade nordestina leva este nome por ter sido estabelecida em 25/12/1599? Isso significa que a capital potiguar oferece celebrações em dobro para os turistas que a escolherem a para comemorar os eventos de final de ano. Em Natal, dança, música, shows, mostras culturais, festas e uma decoração arrasadora deixam o roteiro ainda mais especial. Em linhas grais, é a escolha certa para quem quer curtir o feriado com muita animação à beira-mar. 

O que fazer em Natal, no Rio Grande do Norte
Tibau do Sul (RN): o que fazer e por que visitar a região

7. Penedo – RJ

Penedo Credito editorial Alexandre Rotenberg shutterstock 795833026

Penedo – Rio de Janeiro l Crédito editorial: Alexandre Rotenberg/Shutterstock.com

Se você não sabe onde passar o Natal no Brasil, saiba que Penedo, localizado na região é um dos destinos mais procurados para a festa entre os brasileiros. Isso porque a região é uma colônia finlandesa, então já dá pra imaginar a arquitetura, né? Ainda mais considerando que Rovaniemi, capital da Lapônia, na Finlândia, é tida como a residência oficial do Bom VelhinhoAo mesmo tempo, entre 10/12/2021 16/01/2022 é possível visitar a Fábrica de Sonhos, no Penedo Park. Trata-se de um grande parque de diversões com a temática natalina, com mais de 50 apresentações e um desfile composto por mais de 300 figurantes e acrobatas. 

O que fazer em Penedo (RJ): 9 atrações imperdíveis

8. Poços de Caldas –MG

POcos de caldas Credito editorial Fagner Martins shutterstock 2041373909

Praça Pedro Sanches, em Poços de Caldas, Minas Gerais l Crédito editorial: Fagner Martins/Shutterstock.com

Outra dica para quem não sabe onde passar o Natal no Brasil é o sudeste do país. E, no estado de Minas Gerais, está Poços de CaldasSe ao longo de todo o ano já vale a pena visitar o destino, na época de Natal, então, a região se transforma. Resgatando o espírito natalino, a comunidade se une e faz da cidade em um grande palco de luzes, shows, decoração, beleza e muita emoção. Durante o mês de dezembro, suas ruas ganham uma enorme variedade de atrações, sons, músicas e efeitos especiais. Portanto, quem visita a cidade durante essa época encontra em todos os cantos cada detalhe da verdadeira magia do Natal. Sendo assim, não deixe de levar uma câmera fotográfica para registrar cada momento, OK? 

O que fazer em Poços de Caldas (MG): 8 points que valem a visita
Pontos turísticos de Minas Gerais em 11 destinos imperdíveis

9. Aparecida do Norte – SP

Aparecida Credito editorial Leonidas Santana Shutterstock.com shutterstock 1829059334

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, no interior paulista l Crédito editorial: Leonidas Santana/Shutterstock.com

No interior de São Paulo, Aparecida do Norte recebe mais de 12 milhões de peregrinos durante o ano para visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora AparecidaAfinal, a igreja é considerada um dos maiores templos católicos do mundo. Logo, nada melhor do que a época do Natal para visitar um lugar como esse, não é mesmo? Se você se animar a visitar a cidade, lembre-se de conferir ainda o Morro do Presépio, que traz mais de 70 esculturas que representam passagens religiosas. Para completar, é possível fazer um passeio de bondinhoque vai até o Mirante do Morro do Cruzeiro e descortina uma vista panorâmica da região. Imperdível! 

O que fazer em São Paulo: conheça os principais cartões-postais do destino

 10. Belém – PA

Belem Credito editorial Leonardo Dantas Teixeira shutterstock 1963461631

Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, no Pará l Crédito editorial: Leonardo Dantas Teixeira/Shutterstock.com

Todos os anos, no segundo domingo de outubro, Belém celebra o Círio de Nazaré. Mas visitar o destino perto do Natal também é uma excelente pedida. Mesmo porque você vai ter a chance de visitar a belíssima Basílica Santuário de Nazaré e conhecer as ruas onde centenas de devotos pagam suas promessas. Além disso, durante o mês de dezembro o espírito natalino e cristão envolve as ruas da capital paraense, contagiando todo mundo que visita a região. Vale super a pena!

11. Caeté – MG 

caete shutterstock 1236877075

Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, Minas Gerais l Crédito: Shutterstock

Em primeiro lugar, cabe dize que a pequenina cidade de Minas Gerais é repleta de relíquias preservadas desde o período do Ciclo do Ouro. Fazendo parte da Estrada Real, Caeté guarda belezas naturais, bem como igrejas e museus que exalam arte e cultura. Então, se você gosta de aventura e tem muita fé, aproveite para percorrer o Caminho Religioso da Estrada Real, circuito que liga o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. Ao percorrer este caminho você conhece mais de 32 municípios mineiros recheados de histórias, fé e muita cultura. Por isso mesmo, este é um passeio para aprender mais sobre a história do nosso país e também para quem está a fim de renovar as energias. 

Estrada Real: veja quais cidades visitar
Dia Nacional do Turismo: veja alguns dos destinos mais bonitos do país 

Agora que você já conhece alguns dos melhores destinos para passar o Natal no Brasil, já fez sua escolha? Comece a se preparar para a viagem agora mesmo. Entre em contato com um(a) agente de viagens e viva a magia do Natal no Brasil junto com sua família de maneira superespecial! Depois não se esqueça de contar tudo pra nós, OK? Até porque seu depoimento pode fazer aquela diferença na vida de outra pessoa 😉  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0