6 lugares para passear no Rio Grande do Sul

Redução Jesuíta dos Guaranis - São Miguel das Missões | Crédito: Shutterstock

Redução Jesuíta dos Guaranis - São Miguel das Missões | Crédito: Shutterstock

Esbanjando lugares para passear, o Rio Grande do Sul vai muito além das cidades de Gramado, Canela e Porto Alegre. A região, que é fruto principalmente da imigração europeia, oferece um leque gigantesco de roteiros e atrações, que vão de vinícolas a paraísos naturais. E, para confirmar isso, a gente te convida para embarcar conosco rumo a seis destinos gaúchos que merecem um destaque especial. Prontos para partir nesta viagem? Bah, só se for agora, tchê!

1. BENTO GONÇALVES

"<yoastmark

A cidade de Bento Gonçalves está a apenas 100 km de Porto Alegre e pode ser facilmente comparada à romântica região da Toscana. Reconhecida como a Capital Brasileira da Uva e do Vinho, um de seus principais atrativos é o Vale do Vinhedo, roteiro de 7 km que percorre mais de 25 construções em pedra e madeira e por meio do qual dá para conhecer os legados histórico, gastronômico e cultural deixados pelos italianos.

Outro programa imperdível por ali é o passeio feito a bordo de uma Maria Fumaça que vai em direção à cidade de Garibaldi e é marcado por taças sempre cheias, músicas e animadas apresentações teatrais, todas em homenagem à cultura italiana. É válido destacar também o roteiro Caminhos de Pedra, que passa por paisagens deslumbrantes e preservadas casas de pedra. Portanto, garanta uma câmera ou um celular sempre em mãos para tirar muitas fotos.

2. CAÇAPAVA DO SUL

Rincão do Inferno - Caçapava do Sul | Crédito: Erni Santos Rocha

Rincão do Inferno – Caçapava do Sul – Rio Grande do Sul | Crédito: Erni Santos Rocha

Portal do Pampa Gaúcho, Caçapava do Sul é famosa por suas belezas naturais, minérios e formações geológicas. Capital da geodiversidade, para começar o tour por lá é indispensável conhecer o Forte Dom Pedro II, único forte militar do Rio Grande do Sul. Já para aqueles que amam a natureza e cenários exóticos, as Minas do Camaquá, localizadas a 70 km da cidade, proporcionam atividades como tirolesa, stand up paddle e muito mais. Então já sabe: leve muita disposição com você porque tem muita coisa pra fazer na região!

3. CAMBARÁ DO SUL

Itaimbezinho - Cambará do Sul | Crédito: Shutterstock

Itaimbezinho – Cambará do Sul – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Conhecida como a Capital dos Cânions, Cambará do Sul fica a 200 km de Porto Alegre e tem todos os requisitos para cair no gosto daqueles que buscam uma viagem em contato com a natureza. Afinal, além de ser lar dos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, ambos donos de uma beleza inigualável, a região ainda oferece a possibilidade de visitar a Cachoeira dos Venâncios, com suas famosas quatro quedas d’água, e o Lajeado Margarida, onde é possível desfrutar as piscinas naturais do Rio Camisas.

4. CAXIAS DO SUL

Château Locave - Caxias do Sul | Crédito: Shutterstock

Château Locave – Caxias do Sul – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Ilustre por seus vinhos e espumantes, essa gaúcha é o point do Rio Grande do Sul perfeito para quem deseja visitar vinícolas. Cheia de atrativos, o Château Locave é, com certeza, parada obrigatória, já que é o único castelo na América Latina a ter uma vinícola. Além disso, para aqueles que puderem viajar no mês de fevereiro, a cidade realiza nesse período a Festa Nacional da Uva, que celebra as colheitas com música, dança e degustações.

5. SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

Redução Jesuíta dos Guaranis - São Miguel das Missões | Crédito: Shutterstock

Redução Jesuíta dos Guaranis – São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

A cerca de 490 km de Porto Alegre, São Miguel das Missões é um dos famosos municípios que integram os Sete Povos das Missões. Visitado por turistas do mundo todo, o local chama a atenção devido ao conjunto de ruínas antigas que são Patrimônios Mundiais da Unesco e trazem vestígios das missões Jesuítas dos Guaranis. Vale a pena conhecer o que restou da antiga Redução Jesuíta dos Guaranis e o Museu das Missões, que guarda artefatos como, por exemplo, as imagens sacras esculpidas pelos índios.

6. TORRES

Praia da Guarita - Torres | Crédito: Shutterstock

Praia da Guarita – Torres – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Mais um lugar imperdível para passear no Rio Grande do Sul, Torres é o endereço de uma das mais belas praias de todo o estado. Situado a 197 km da capital, um dos destaques do destino é a Praia da Guarita, cartão-postal de lá e dona de ondas disputadas por surfistas. Isso sem contar o fato de que ela fica localizada no Parque da Guarita, onde é possível subir até o topo da Torre Sul para admirar a paisagem.

E você, conhece mais alguma gaúcha que não pode ficar de fora do roteiro de quem está buscando lugares para passear no Rio Grande do Sul? Então conta pra gente nos comentários! Isso porque, ao compartilhar sua experiência, você acaba ajudando a esclarecer as dúvidas de outras pessoas 😉 Ah, e não se esqueça de consultar um agente de viagens sempre que estiver pensando em planejar sua próxima aventura, viu? Assim você garante tranquilidade e segurança do início ao fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0