6 lugares para passear no Rio Grande do Sul

OK, OK, a gente sabe. Não tem como dizer não pra nomes como Gramado, Canela e Porto Alegre, que rapidinho pipocam em nossa mente quando se fala no Sul do Brasil. Mas, ó, aqui vai um segredo que nem é tão secreto assim: o Rio Grande do Sul vai muito além desses points e oferece um leque gigantesco de roteiros e atrações, as quais vão de vinícolas a extraordinários paraísos naturais. Pra comprovar que a gente tá falando a verdade, você está mais do que convidado(a) a embarcar conosco rumo a seis destinos gaúchos de tirar o chapéu. Prontos(as) para partir nesta viagem? Bah, só se for agora, tchê!

Afinal, o que fazer em Gramado? Veja dicas e diferenciais da cidade
Tá a fim de conhecer a capital gaúcha? Então descubra o que fazer em Porto Alegre

Lugares para passear no Rio Grande do Sul

1. Bento Gonçalves

Bento Goncalves Rio Grande do Sul Credito editorial Kleyton Kamogawa shutterstock 1098579308

Verde exuberante e muitas atrações: Bento Gonçalves é um dos melhores lugares para passear no Rio Grande do Sul | Crédito editorial: Kleyton Kamogawa/Shutterstock.com

A cidade de Bento Gonçalves está a apenas 100 km de Porto Alegre e pode ser facilmente comparada à romântica região da Toscana. Reconhecida como a Capital Brasileira da Uva e do Vinho, um de seus principais atrativos é o Vale do Vinhedo, roteiro de 7 km que percorre mais de 25 construções em pedra e madeira e por meio do qual dá para conhecer os legados histórico, gastronômico e cultural deixados pelos italianos.

Rota do Vinho: conheça o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha

Outro programa imperdível por ali é o passeio feito a bordo de uma Maria Fumaça que vai em direção à cidade de Garibaldi e é marcado por taças sempre cheias, músicas e animadas apresentações teatrais, todas em homenagem à cultura italiana. É válido destacar também o roteiro Caminhos de Pedra, que passa por paisagens deslumbrantes e preservadas casas de pedra. Portanto, garanta uma câmera ou um celular sempre em mãos para tirar muitas fotos. Já deu pra entender por que a cidade está entre os melhores lugares para passear no Rio Grande do Sul, né?

2. Caçapava do Sul

Rincão do Inferno - Caçapava do Sul | Crédito: Erni Santos Rocha

Rincão do Inferno – Caçapava do Sul – Rio Grande do Sul | Crédito: Erni Santos Rocha

Portal do Pampa Gaúcho, Caçapava do Sul é famosa por suas belezas naturais, minérios e formações geológicas. Capital da geodiversidade, para começar o tour por lá é indispensável conhecer o Forte Dom Pedro II, único forte militar do Rio Grande do Sul. Já para aqueles que amam a natureza e cenários exóticos, as Minas do Camaquá, localizadas a 70 km da cidade, proporcionam atividades como tirolesa, stand up paddle e muito mais. Então já sabe: leve muita disposição com você porque tem muita coisa pra fazer na região!

3. Cambará do Sul

Melhores lugares para passear no Rio Grande do Sul: Itaimbezinho - Cambará do Sul | Crédito: Shutterstock

Itaimbezinho – Cambará do Sul – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Conhecida como a Capital dos Cânions, Cambará do Sul fica a 200 km de Porto Alegre e tem todos os requisitos para cair no gosto daqueles que buscam uma viagem em contato com a natureza. Afinal, além de ser lar dos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, ambos donos de uma beleza inigualável, a região ainda oferece a possibilidade de visitar a Cachoeira dos Venâncios, com suas famosas quatro quedas d’água, e o Lajeado Margarida, onde é possível desfrutar as piscinas naturais do Rio Camisas.

Quais cidades fazem parte da Serra Gaúcha?

4. Caxias do Sul

Melhores lugares para passear no Rio Grande do Sul: Château Locave - Caxias do Sul | Crédito: Shutterstock

Château Locave – Caxias do Sul – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Ilustre por seus vinhos e espumantes, essa gaúcha é o point do Rio Grande do Sul perfeito para quem deseja visitar vinícolas. Cheia de atrativos, o Château Locave é, com certeza, parada obrigatória, já que é o único castelo na América Latina a ter uma vinícola. Além disso, para aqueles que puderem viajar no mês de fevereiro, a cidade realiza nesse período a Festa Nacional da Uva, que celebra as colheitas com música, dança e degustações.

5. São Miguel das Missões

Redução Jesuíta dos Guaranis - São Miguel das Missões | Crédito: Shutterstock

Redução Jesuíta dos Guaranis – São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

A cerca de 490 km de Porto Alegre, São Miguel das Missões é um dos famosos municípios que integram os Sete Povos das Missões. Visitado por turistas do mundo todo, o local chama a atenção devido ao conjunto de ruínas antigas que são Patrimônios Mundiais da Unesco e trazem vestígios das missões Jesuítas dos Guaranis. Vale a pena conhecer o que restou da antiga Redução Jesuíta dos Guaranis e o Museu das Missões, que guarda artefatos como, por exemplo, as imagens sacras esculpidas pelos índios.

6. Torres

Praia da Guarita - Torres | Crédito: Shutterstock

Praia da Guarita – Torres – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Mais um lugar imperdível para passear no Rio Grande do Sul, Torres é o endereço de uma das mais belas praias de todo o estado. Situado a 197 km da capital, um dos destaques do destino é a Praia da Guarita, cartão-postal de lá e dona de ondas disputadas por surfistas. Isso sem contar o fato de que ela fica localizada no Parque da Guarita, onde é possível subir até o topo da Torre Sul para admirar a paisagem.

Será que você conhece todas as Serras Brasileiras? Vem ver

E você, tem alguma outra dica de lugares para passear no Rio Grande do Sul? Então conta pra gente nos comentários! Isso porque, ao compartilhar sua experiência, você acaba ajudando a esclarecer as dúvidas de outras pessoas 😉 Ah, e não se esqueça de consultar um(a) agente de viagens sempre que estiver pensando em planejar sua próxima aventura, viu? Assim você garante tranquilidade e segurança do início ao fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0