O que fazer em Porto Alegre (RS): conheça a capital gaúcha

Parque Farroupilha Porto Alegre Rio Grande do Sul shutterstock 1760617406

Vista aérea do Parque Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Como aqui a gente ama falar de destinos, agora é a vez de desembarcar em território gaúcho, mais especificamente em Porto Alegre. Acima de tudo, a cidade é conhecida em todo o país por ser a capital do Rio Grande do Sul. Contudo, ela também tem uma vocação indiscutível para o turismo, e basta um passeio rápido por ali para perceber que ela tem muito a oferecer. Se animou? Então bora conferir agora mesmo o que fazer em Porto Alegre!

6 lugares para passear no Rio Grande do Sul

O que fazer em Porto Alegre

1. Visitar um dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs)

Centro de Tradições Gaúchas – Rio Grande do Sul | Crédito: Alfonso Abraham (Prefeitura de Porto Alegre)

A ideia é mergulhar de cabeça nos costumes regionais? Pois então você não pode deixar de conhecer pelo menos um dos 50 Centros de Tradições Gaúchas espalhados pela capital. Até porque nesses locais dá para dançar ao som de ritmos bem tradicionais, saborear o típico churrasco gaúcho e provar o célebre chimarrão. Anote aí: os CTGs mais buscados são o Galpão Crioulo e o CTG 35.

2. Dar um giro pelo Parque Farroupilha

Parque Farroupilha Porto Alegre Rio Grande do Sul shutterstock 1760617406

Vista aérea do Parque Farroupilha – Porto Alegre – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Nomeado oficialmente como Parque Farroupilha em 1935, esta é uma das mais importantes áreas verdes da cidade. Contando com mais de 10 mil árvores diversificadas, incluindo o famoso jacarandá, as atrações compreendem ainda: orquidário, o Monumento ao Expedicionário, jardins, parque de diversões, pedalinhos, o Mercado do Bom Fim e a Feira Ecológica.

3. Conferir o Mercado Público de Porto Alegre

Mercado Público de Porto Alegre – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Fixado em um edifício neoclássico erguido em 1869, o Mercado Público é o endereço certo para provar a gastronomia local e comprar ingredientes, além de ser ótimo para fotos. Recheado de aromas e sabores, esta é uma parada mais do que obrigatória. Ou seja: nada de dieta aqui, hein?

4. Ver o pôr do sol do Lago Guaíba

Lago Guaiba Porto Alegre Rio Grande do Sul shutterstock 1760629448

Lago Guaíba – Porto Alegre – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Gosta de admirar o pôr do sol? Maravilha, pois a gente tem uma ótima dica de lugar para assistir a este espetáculo natural: o Lago Guaíba. Perfeito para uma caminhada ao entardecer, um passeio de barco ou simplesmente relaxar à margem do lago, ali também fica a Usina Gasômetro, um dos mais prestigiados espaços culturais do destino.

5. Fazer um passeio cultural pela Casa de Cultura Mario Quintana

Crédito: Obirici

Casa de Cultura Mario Quintana – Porto Alegre – Rio Grande do Sul | Crédito: Obirici

Instalada no antigo prédio do Hotel Majestic, onde o poeta gaúcho residiu por alguns anos, a casa apresenta uma réplica do quarto, móveis e objetos pessoais de Mario Quintana. Fora isso, recebe uma programação de dança, cinema, teatro, música, arte e literatura. Em outras palavras, se você se amarra em cultura, não pode deixar de visitar.

6. Tirar muitas fotos da Praça Marechal Deodoro 

Praça Marechal Deodoro (ou Praça da Matriz) – Porto Alegre – RS | Crédito: Shutterstock

Os amantes de fotografia e arquitetura precisam conhecer este lugar! Também chamada de Praça da Matriz, fica no centro histórico e é rodeada pelas seguintes atrações: Catedral Metropolitana, Theatro São Pedro e Palácio Piratini, construções imponentes que exibem um estilo barroco português. Portanto, já sabe: celular ou câmera a postos, viu?

7. Circulas pelas ruas Padre Chagas e Gonçalo de Carvalho

Rua Gonçalo de Carvalho - Porto Alegre | Crédito: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

Rua Gonçalo de Carvalho – Porto Alegre | Crédito: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

Uma rua pra lá de imperdível, a Padre Chagas reúne lojas, cafeterias, bares e restaurantes, sendo uma excelente opção para almoçar e fazer compras, bem como para curtir a noitada. Não muito longe dela fica a Rua Gonçalo de Carvalho, conhecida pela quantidade de árvores que a margeia e apelidada carinhosamente de “a rua mais bonita do mundo”. Vale a pena conhecer!

Serra Gaúcha: 4 eventos imperdíveis no primeiro semestre de 2021

E você, já teve a chance de visitar Porto Alegre? Então conta pra gente o que você achou, já que seu depoimento pode ajudar a esclarecer as dúvidas de outras pessoas. Caso ainda não tenha tido a chance de conhecer o destino, a dica é consultar um agente de viagens, viu? Dessa forma você garante assistência do comecinho ao fim do passeio 🙂

1 Comentário

  1. ANA MARIA DAMASCENO DOS SANTOS disse:

    Gostaria tanto de conhecer esses lugares lindos e maravilhoso mais se Deus quiser um dia ainda vou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0