A COVID-19 mudou muita coisa, principalmente no universo do turismo. Afinal, quem não acompanhou o abre e fecha de países e as alterações bruscas de restrições e protocolos de segurança? Em contrapartida, este momento histórico ajudou a reforçar o papel desempenhado pelo(a) agente de viagens, jogando luz para a importância de viajar amparado(a) pela expertise e pelos cuidados de alguém que manje tudo – tudo mesmo – sobre o melhor jeito de aventurar-se pelo Brasil afora.
Tendências de viagem para 2022: entrevista revela o que deve ficar em alta este ano
A pandemia ainda não acabou, mas tudo indica que ela está tirando o pé do acelerador. Como consequência disso, as pessoas não só começaram a sair de casa, como também retomaram o interesse por viajar. Portanto, mais do que nunca, é dever – veja bem, dever! – do(a) agente ficar atento(a) às tendências de mercado. De quebra, o timing é perfeito para colocar em prática tudo o que foi aprendido nos dois últimos anos, equilibrando vendas e excelência no atendimento.
Fácil de falar, mas não necessariamente de fazer, né? Relaxa! A fim de dar uma força com isso, conversamos com Marvio Mansur, diretor regional de Vendas B2B na CVC Corp, o maior grupo de turismo da América Latina. Ele concedeu uma entrevista exclusiva e compartilhou uma porção de dicas para os(as) agentes de viagens. E vale a pena ouvir (ou melhor, ler!) o que ele tem a dizer, viu? Mesmo porque Mansur integrou a edição de 2022 do Melhores do Turismo PANROTAS, posicionado-se entre os melhores profissionais de consolidadoras de todo o setor. Uau!
Chegou a hora de voltar para os aviões, navios e rodovias com toda a família. Por isso, temos de passar segurança aos(às) viajantes, cuidando da jornada de ponta a ponta, garantindo que eles(as) estejam confortáveis com os processos de imigração e cientes do que precisam fazer para voltar ao Brasil, por exemplo.
Passo a passo: o que fazer quando chegar ao aeroporto
Salas VIP dos aeroportos: o que são e como ter acesso a elas
Atualmente, há muito espaço para a oferta de produtos e serviços de maior valor agregado. Esse é o caso de Salas VIP, tarifas aéreas com direito a embarque prioritário e aos chamados “assento conforto”, transfers privativos, hotéis bem avaliados e seguro-viagem com coberturas diferenciadas. Em linhas gerais, voltar a explorar o mundo precisa ser uma experiência inesquecível de celebração da vida.
Há alguns destinos clássicos, nos quais sempre podemos apostar, como Rio de Janeiro (RJ), Gramado (RS) e Fernando de Noronha (PE). Ao mesmo tempo, a procura tem sido impressionante por Natal (RN), devido ao grande trabalho feito pelos amigos da Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística S.A). Vale ainda colocar nessa lista o Parque Estadual do Jalapão (TO), uma vez que o turismo de natureza ganhou muita força nos últimos anos e temos a sorte de essa maravilha ficar em nosso país.
Roteiro: o que fazer no Rio de Janeiro em 2 ou 3 dias
Por que visitar Orlando, nos Estados Unidos
Já no que se refere a destinos internacionais, Orlando (EUA) voltará com tudo após esses dois anos de restrições. Aliás, a região já está dominando as vendas de embarque mais longo. Lisboa (Portugal), Miami (EUA) e Paris (França) são outros três lugares que sempre têm espaço nos planos dos(as) viajantes. Além disso, Doha (Catar) tem aparecido com destaque nos embarques acima de 180 dias por conta da realização da Copa do Mundo no fim do ano. Todas essas são ótimas dicas para os(as) agentes de viagens.
Em primeiro lugar, é fundamental se manter próximo(a) à base de clientes para influenciar um planejamento com máxima antecedência. Isso porque os voos nacionais, por exemplo, estão com ocupação altíssima, de 90% em média, ao passo que a oferta internacional ainda será ampliada, apesar de os voos que já estão operando estarem lotados.
Em outras palavras, definir as viagens cedo vai proporcionar as melhores condições e viabilizar a aquisição de mais atrações para curtir no destino.
Como vender usando o Instagram: 8 dicas infalíveis
Trabalho com agentes de viagens há 18 anos e sempre admirei o zelo e o compromisso desses(as) profissionais para com os(as) passageiros(as). E a pandemia reforçou esse diferencial. Sendo assim, manter-se conectado(a) em fontes de informação confiáveis e participar ativamente de capacitações têm tudo para trazer mais visibilidade, reconhecimento e fidelização à nossa atividade.
Embora os destinos nacionais já estejam consolidados, eles devem se manter em alta – e acredito que com maior diversidade de lugares. Por outro lado, o internacional virá muito forte, trazendo mais oportunidades à medida que aumentarem as frequências e novas rotas forem surgindo.
Vai viajar de avião? Confira perguntas e respostas mais frequentes
Desde fevereiro estamos com as vendas extremamente aquecidas, com os(as) passageiros(as) voltando a se programar com antecedência. Apenas para se ter uma ideia, uma fatia bem relevante das nossas vendas envolve viagens para o exterior com embarque acima de 90 dias. Essa é uma importante demonstração da confiança em voltar a viajar.
De forma geral, o(a) viajante está muito criterioso(a) na tomada de decisão e com tudo o que envolve a sua jornada. Isso significa que todas as informações relacionadas a protocolos de segurança e à documentação devem ser atualizadas constantemente no período que antecede o embarque. Essa é uma das principais dicas para os(as) agentes de viagens que posso dar. Até porque eles(as) têm de proporcionar a melhor experiência possível e acompanhar os(as) passageiros(as) ao longo de todo o processo.
Antes de qualquer coisa, estejam atentos(as) à programação de treinamentos, lives e eventos presenciais da CVC Corp. É prioridade das Unidades de Negócio B2B do grupo entregar conteúdo de qualidade, que impulsione as vendas e capacite os(as) agentes de viagens.
Em segundo lugar, todos nós temos de manter um olhar firme para a sustentabilidade. Ou seja: focar na conservação do meio ambiente, no desenvolvimento de destinos e até repensar a forma como nos relacionamos e fazemos negócio. É preciso adotar boas práticas para a nossa recuperação como indústria e ter visão de longo prazo.
Por fim, inovem. Vivemos um período de mudanças muito rápidas em tudo o que consumimos. Porém, com criatividade e tecnologia conseguimos criar oportunidades para oferecer viagens de forma mais completa, mais interativa e mais humanizada.
Como todo viajante pode tornar o planeta um lugar melhor: 7 dicas
5 destinos mais sustentáveis do Brasil
E aí, você gostou das informações e das dicas para os(as) agentes de viagens que o Marvio trouxe? Concorda com os destinos que ele mencionou? Então conta pra gente nos comentários!
Agora, caso você esteja pensando em viajar em um futuro próximo, não pense duas vezes e consulte um(a) agente de viagens, viu? Assim você embarca com mais conforto e segurança e tem apoio antes, durante e depois da trip 😉
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL