Por mais opções que o nosso planeta ofereça de destinos turísticos, quando se fala em romantismo e amor fora de nosso país a primeira cidade que vem à cabeça é Paris.
Mas não é só por isso que a capital francesa é um destino muito disputado pelos viajantes, não. Sua história, que começa lá atrás com os gauleses, assim como seus palácios reais, abadias e catedral, a efervescência cultural que lhe rendeu o título de Cidade-Luz, sua arquitetura, seus parques, suas avenidas e seus museus são só algumas das atrações que você pode visitar e revisitar quando estiver por lá. Já deu pra ver que tem muita coisa pra fazer na região, né? Inclusive, não é à toa que a França é o país mais visitado do mundo.
12 destinos na Europa que todo mundo precisa visitar
Paris, a Cidade-Luz que nasceu para brilhar
Sendo assim, nós preparamos uma lista com os principais pontos turísticos de Paris. Eles podem servir de guia pra quando você estiver dando um giro pela bela capital francesa. Se liga só!
Embora tenha sido inicialmente planejada para durar apenas 20 anos, hoje nem dá pra pensar na Cidade-Luz sem ela. Além de ser um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, a Torre Eiffel, construída em 1889, é, também, o cartão-postal de Paris.
O Museu de Orsay foi a estação de trem que ajudou a originar a cidade. Hoje, contudo, reúne importantes coleções de arte impressionistas, como as de Van Gogh, Monet e Degas, por exemplo.
Construído por Napoleão Bonaparte em 1806, é uma homenagem às vitórias francesas e aos que morreram no campo de batalha. E tem mais! O Arco do Triunfo é, também, o cenário perfeito para muitas fotos icônicas. Portanto, câmeras a postos, hein?
Passando pelo Arco do Triunfo, você chega a uma das mais largas e famosas avenidas do mundo, sempre pontilhada de turistas. A Avenida Champs-Élysées é sinônimo de sofisticação e de luxo, por isso vale a pena reservar um tempinho para explorar as lojas de grife concentradas ali, como Louis Vuitton, Lacoste e Abercrombie & Fitch, só pra citar alguns dos nomes mais conhecidos. Lembre-se: o passeio é imperdível mesmo se você só quiser dar uma olhadinha nas vitrines, então aproveite!
Complexo cultural fundado em 1977 que abriga museu, biblioteca (inclusive, a primeira biblioteca pública da Europa) e teatros, entre outros equipamentos culturais. São mais de 100 mil obras assinadas por 6.400 artistas do mundo todo. Vale a pena ficar de olho na programação, uma vez que sempre há o que ver por ali.
Já demos dicas sobre ele aqui no blog. É um dos maiores do mundo, ilustre por abrigar obras de arte importantes, como o retrato da Mona Lisa e a estátua da Vênus de Milo. Devido à sua estrutura gigantesca, exige pelo menos um dia inteiro de visita – e mesmo assim muito provavelmente você não vai conseguir ver tudo o que queria. Sendo assim, aqui vai uma dica de ouro: use sapatos confortáveis e guarde muita disposição. Explore com calma também o lado de fora do Museu de Louvre, uma vez que ali fica a icônica pirâmide de vidro.
Área histórica da cidade onde fica a Basílica de Sacré-Couer, famosa pelos seus cafés, estúdios e casas de shows. Bônus: se puder, visite a basílica no final do dia. Isso porque você terá uma vista privilegiada do pôr do sol, que costuma reunir bastante gente por ali.
11 dicas de destinos no exterior para o público LGBT+
Antiga igreja que abriga restos mortais de mais de 70 célebres franceses, como Braille, Descartes, Marie Curie, Alexandre Dumas, Victor Hugo, Rousseau e Voltaire, entre outros grandes nomes que transcendem gerações. Perto da Universidade Sorbonne, está localizado em pleno Quartier Latin, uma das regiões mais antigas da cidade. Ou seja: ao visitar o Panteão, aproveite para conhecer também os seus arredores, se possível.
Famosa catedral gótica construída em 1163 e dedicada à Nossa Senhora (Notre Dame, em francês). Por conta do incêndio que acometeu a catedral em 2019, o monumento se encontra fechado para obras e ainda não tem data para reabertura. Mas isso não tira sua beleza, não! Surpreenda-se com a sua majestade mesmo que seja só a observando do lado de fora.
É neste cemitério onde estão enterrados famosos como Jean-François Champollion, Edith Piaf, Fréderic Chopin e Allan Kardec, bem como o cantor americano Jim Morrison e o escritor irlandês Oscar Wilde.
Monumento parisiense construído por Luís XIV em 1670 para abrigar os soldados feridos de seus exércitos. Atualmente, além de servir como uma necrópole militar, tem como diferencial o fato de abrigar o Musée de l’Armée, o maior acervo militar francês. Em outras palavras, quem o visita tem a chance de ver diferentes tipos de armas, armaduras, uniformes, documentos… é como passear por entre a história das guerras francesas. Ao mesmo tempo, uma das áreas mais importantes do local é a cúpula, local onde fica o túmulo de Napoleão Bonaparte. Além dos restos mortais do imperador francês, ali também descansa Rouget de Lisle, autor do hino nacional da França. Já pensou?
Paris: conheça os points que aparecem na série “Emily em Paris”
Localizado na cidade de Versalhes, é a maior atração turística do mundo e abrigava a corte do Rei Sol (Luís XIV), designando poder, glória e riqueza. Quem visita o Palácio de Versalhes sabe que o lugar é um espetáculo já do lado de fora, uma vez que os jardins são apaixonantes, enormes e criam uma aura incrível de bem-estar. Caminhe tranquilamente pelo local, pois só assim conseguirá apreciar sua grandeza. Fique atento ao horário de funcionamento, pois o palácio não abre às segundas-feiras, por exemplo, OK?
Grandiosa e luxuosa sede da Prefeitura de Paris, que conta com a peculiar arquitetura francesa renascentista.
Além de cenário de filme, o antigo cabaré e bordel e seus arredores são points bem visitados por franceses e turistas. Afinal de contas, quem não tem curiosidade em conferir de pertinho este moinho de vento vermelho tão característico?
13 destinos para conhecer antes dos 30 anos
Como deixar a mala de viagem mais leve: 7 dicas
E aí, se animou a visitar Paris e seus pontos turísticos? Então consulte agora mesmo um(a) agente de viagens e comece a preparar o seu roteiro. Depois volta aqui pra contar pra gente como foi sua experiência, pois assim você ajuda outros viajantes, hein!
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL
1 Comentário
L’hôtel de ville
grand de rosa e luxuosa sede de prefeitura de Paris que possui a peculiar arquitetura francesa renascentista