Como deixar a mala de viagem mais leve: 7 dicas

Como deixar a mala de viagem mais leve shutterstock 614554379

Guarde a roupa em rolinhos dentro da mala: isso vai facilitar sua vida durante a viagem | Crédito: Shutterstock

Tem uma aventura pra acontecer em breve e não faz ideia de como levar tudo sem exceder o peso da bagagem? Seja ela de mão ou despachada, seus problemas foram resolvidos! Isso porque você está prestes a descobrir como deixar a mala de viagem mais leve. Afinal de contas, esse cuidado é válido não só por conta da balança, mas também devido à praticidade. Não é confortável pra ninguém ter que carregar pra lá e pra cá uma mala gigante e superpesada, né? Fala sério!

Melhores aplicativos para viajantes: veja 9 dicas

Confira agora mesmo as nossas sete dicas infalíveis e depois deixe um comentário dizendo o que você achou delas. Se quiser compartilhar alguma dica extra, então, melhor ainda!

SAIBA COMO DEIXAR A MALA DE VIAGEM MAIS LEVE

1. Pesquise muito sobre o destino

Antes de começar a arrumar as malas, bem como antes de fechar qualquer viagem, aliás, lembre-se de ler – e ler muito! – sobre o destino em questão. Dessa forma você vai ter uma noção melhor sobre o clima, tipos de passeios que vai poder fazer, quantidade de dias que vai querer passar por lá… Tudo isso interfere na escolha das roupas e dos calçados.

Pensa assim: caso você esteja a fim de conhecer um restaurante mais chique, fazer trilhas ou brincar na neve você vai precisar de peças e acessórios específicos, certo? Pois então leve essas coisas todas em consideração. Para fazer ainda mais bonito, procure um(a) agente de viagens, já que este(a)profissional vai te orientar direitinho com tudo o que você precisa saber sobre o lugar.

2. Não deixe para arrumar as malas na última hora

shutterstock 1112985575

Se você começa a arrumar as malas com antecedência, as chances de você se esquecer de algo são muito baixas | Crédito: Shutterstock

Você já deve ter escutado pelo menos uma vez na vida que planejamento é fundamental, especialmente quando você quer fazer algo bem feito. Sendo assim, não deixe para arrumar as malas um dia antes da viagem. O ideal é que você inicie esta etapa cerca de uma semana antes do embarque. Pode até parecer um exagero, mas pode acreditar que não é.

Bagagem de mão: regras e dicas para organizá-la
Como arrumar a mala para viagens?

Ao fazer as malas com calma você evita deixar de fora algum item essencial, como chinelo, pijama, adaptador e protetor solar. Além disso, você ainda tem tempo suficiente pra comprar algo que você sabe que vai precisar mas que ainda não tem ou, então, pra colocar pra lavar aquela peça de roupa que você adora.

Ao mesmo tempo, esta atitude permite que você pense com calma nos diversos looks que vai querer usar durante a viagem. Isso ajuda também a fazer com que você não saia colocando tudo dentro da mala, inclusive os itens que você nunca usa e que só serviriam pra ocupar espaço.

3. Aposte nas peças coringas

Sabe aquelas peças que combinam com tudo? Elas são as melhores amigas de quem está a fim de saber como deixar a mala de viagem mais leve. Esse é o caso de camisetas lisas, calças jeans, casacos leves, tênis, bolsas, saias e vestidos. No que se refere aos dois últimos itens, lembre-se de que essas peças servem para todos os tipos de estação, uma vez que podem ser usadas com jaquetas, meias-calças, cachecóis e botas, por exemplo. A criatividade é o limite, portanto tenha em mente de que é, sim, muito possível variar nos looks sem ter de levar centenas de peças diferentes. Em outras palavras, você não precisa levar uma muda de roupa para cada dia, viu?

4. Organização é tudo

shutterstock 614554379

Guarde a roupa em rolinhos dentro da mala: isso vai facilitar sua vida durante a viagem | Crédito: Shutterstock

Separe tudo o que você vai querer levar, mas não coloque as coisas diretamente na mala. Pra ter certeza de que você não está levando nada repetido (e nem desnecessário), dê uma boa olhada nas coisas que você selecionou. A quantidade está OK ou está exagerada? Tá tudo ali mesmo? Se quiser ver, a gente encontrou este check-list aqui que pode ajudar bastante!

Na hora de mover tudo isso pra dentro da mala, enrole as roupas o máximo possível, já que assim elas ocupam menos espaço. Se não der pra enrolar tudo, pelo menos faça isso com as roupas mais leves e menores. Organizadores, que são como nécessaires, também podem dar uma força e tanto pra manter a bagagem em ordem ao longo da aventura. Quanto mais compartimentos, mais fácil de encontrar algo específico depois. Inclusive, alguns vêm com zíperes dos dois lados, o que permite que a roupa suja não se misture com a roupa limpa.

5. Escolha peças mais leves

Como deixar a mala de viagem mais leve: sempre que der, priorize tecidos mais levinhos, que vão pesar menos na bagagem | Crédito: Shutterstock

Sempre que der, priorize tecidos mais levinhos, que vão pesar menos na bagagem | Crédito: Shutterstock

Hoje em dia, as calças jeans fazem parte do guarda-roupa de praticamente todo mundo. No entanto, vale apostar também em calças mais leves, como leggings, calças de sarja e canvas. Extremamente confortáveis, esses modelos costumam pesar menos e, logo, permitem que você leve mais itens na bagagem sem peso na consciência.

Outra dica é priorizar tecidos que não amassem. Isso vai facilitar demais a sua vida ao chegar ao destino – e também na hora de arrumar a mala, claro.

6. Não exagere nos itens de higiene

Como deixar a mala mais leve shutterstock 1007923321

Como deixar a mala de viagem mais leve: coloque shampoo, condicionador e cremes, em geral, dentro de pequenos frascos | Crédito: Shutterstock

A gente sabe que é importante levar cremes – para as mãos, para o corpo, para os olhos… –, máscaras, shampoo e condicionador, entre uma infinidade de outros itens dedicados ao nosso bem-estar. Mas isso não significa que você precisa levar as embalagens cheias, sendo que só vai usar um pouco. Logo, que tal embalar somente aquilo que você vai usar naquele intervalo de tempo? Existem frascos de viagem específicos para isso, os quais podem ser transportados no interior de nécessaires. Você pode até mesmo etiquetar cada um dos frascos para identificá-los com facilidade depois.

Quer outra dica de como deixar a mala de viagem mais leve? Use e abuse dos mimos oferecidos pelos hotéis, também chamados de amenidades. Apesar de ser uma prática frequente entre os meios de hospedagem, cheque antes se o que você escolheu conta com essas comodidades pra não ser pego(a) de surpresa, beleza? Muitos disponibilizam shampoo, condicionador e sabonetes aos hóspedes.

7. Opte por malas pequenas

shutterstock 1976692487

Use malas menores, porque assim você automaticamente escolhe melhor o que vai levar na viagem | Crédito: Shutterstock

A nossa última dica é, também, uma das mais importantes. Acredite se quiser, mas, quando você escolhe uma mala pequena, automaticamente você se policia para colocar dentro dela somente aquilo que é extremamente necessário para a sua aventura. Ou seja: quanto mais espaço, maior a chance de selecionar coisas supérfluas e que têm grande chance de não serem utilizadas.

Simultaneamente, reflita também sobre o tipo de mala mais apropriado para a sua viagem. Se a ideia for zanzar de país em país, por exemplo, será que um mochilão não seria melhor do que uma mala de rodinhas? Pense na sua bagagem como uma companhia: ela vai estar com você do começo ao fim e, por isso mesmo, precisa fazer sentido com a trip que você quer fazer.

Saiba o que fazer em caso de bagagem extraviada
8 erros que devem ser evitados em viagens de avião

Agora conta pra gente: o que você achou das nossas dicas de como deixar a mala de viagem mais leve? Tem alguma dica diferente pra acrescentar? Então deixe um comentário! Ah, e, só pra reforçar, consulte sempre um(a) agente de viagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0