Guia de Destinos

Parauapebas – Pará – Brasil

Conheça o destino que atraiu brasileiros de diversos Estados que estavam em busca de riqueza!


Galeria de Fotos

Conheça Parauapebas

A história de Parauapebas está completamente ligada à exploração de minérios no Pará. A vila começou a se formar em 1981 com o projeto da Estrada de Ferro Carajás, no vale do Rio Parauapebas. A ferrovia de 892 quilômetros passou a ser construída para levar minério da vizinha Carajás até São Luís do Maranhão. Desde então, brasileiros de diversos Estados foram atraídos para a região em busca de riqueza.

A aglomeração de pessoas cresceu, virou o povoado de Rio Verde e, em 1988, ele se desligou de Marabá e virou município de Parauapebas. Por sua proximidade com a Vale do Rio Doce em Carajás, é muito procurada para o turismo de negócios, e novos empreendimentos hoteleiros começaram a se desenvolver por ali. Atualmente, tem cerca de 110 mil habitantes.

Foto em destaque: Vista aérea da cidade (Crédito da foto: Acervo/Anderson Souza)

Atrações noturnas

A cidade tem algumas opções para curtir a noite. É o caso da Pirâmide Music, na Avenida Redenção. Outra boa pedida é a casa noturna Villa Aurora, fica na Rua Gaspar Viana, 1259. Para completar, visite a Boate Savana Music, fica na PA-275 (antigo Pebas Boliche).

Compras

No Partage Shopping é possível encontrar lojas de marcas nacionais, como Hering, M.Officer, Marisa e O Boticário. Tem, ainda, praça de alimentação.

Calendário de eventos importantes

Corrida de São Sebastião (janeiro)

Círio de Nazaré (4º domingo de outubro)

Marcha para Jesus (outubro)

Festival de Dança de Parauapebas (novembro)

Dia da Bíblia (dezembro)

Festival de Música de Parauapebas (dezembro)

Como chegar

A pouco menos de 20 quilômetros da cidade fica o Aeroporto de Carajás, com voos diretos para algumas capitais do Brasil. Do aeroporto até Parauapebas o trajeto é feito pela Rodovia PA-275. O transporte terrestre desde Belém é feito a partir da via Alça Viária, pegando a PA-150 até Marabá e de lá seguindo pelas rodovias PA-150 e PA-275  até Parauapebas.

A melhor época para ir

Não há uma época específica.

Informações extras

Site da cidade

www.parauapebas.pa.gov.br

DDD

94

Voltagem e tomadas

110V e 220V

Telefone local de emergências

190 (Brigada Militar), 192 (Pronto Socorro), 193 (Bombeiros)

Fuso horário em relação à Brasília

O mesmo.

O que não pode faltar na bagagem

Roupas leves; faz muito calor no destino.