A paradisíaca Praia da Pitinga
Considerada uma das mais belas praias da Costa do Descobrimento, Pitinga oferece um visual exuberante, marcado pela formação de falésias multicoloridas. Ao sul do centro do vilarejo histórico, dá uma sensação maravilhosa de contato íntimo com o belo e o inexplorado. Como o Rio Pitinga desemboca no mar, os visitantes alternam banhos em águas salgada e doce. Fica em Arraial d'Ajuda.
O que é mais bonito do que a Praia do Espelho?
A 60 km de Porto Seguro e a 55 km de Arraial d'Ajuda, as praias de Curuípe e Espelho são consideradas como algumas das mais bonitas do Brasil. Não à toa, este é um passeio imperdível para quem vai à Bahia. Os visitantes podem desfrutar da infraestrutura de barracas para almoçar e conhecer diversos pontos e cenários, aproveitando o sol e longos banhos de mar. Ao final, que tal visitar o mercado indígena, repleto de artesanatos da região?
História e praias extraordinárias em Trancoso
Em uma das mais lindas e rústicas praias do Brasil, a 26 km de Arraial d'Ajuda e a 40 km de Porto Seguro, fica esse recanto baiano que mais parece um sonho. Passando pela Praia dos Coqueiros, os visitantes podem caminhar pelas diversas praias da região - a Praia dos Nativos e Itaquena são bons exemplos - ou, quem sabe, tomar banho de mar e sol nas barracas de praia. No final do dia, dá para visitar o quadrado histórico de Trancoso, famoso pela Igreja São João Batista, do século XVI, pelo artesanato de qualidade, pelos artistas e pelas cores vivas de suas casas. Isso, claro, sem mencionar as vistas de tirar o fôlego.
Parque Marinho de Recife de Fora
O passeio de escuna ao Parque Marinho de Recife de Fora oferece uma experiência única aos visitantes, com música e culinária regionais. Conta com um deslumbrante mergulho de snorkel pelas piscinas naturais, onde é possível observar peixinhos coloridos e corais. O parque corresponde à terceira maior plataforma do Brasil em biodiversidade marinha.
Conhecer a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira
A apenas 12 km do centro é possível ter um contato bem próximo com os índios na Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira. É uma oportunidade de ouro para conferir sua história e costumes.
Trancoso e Arraial d’Ajuda
Não tem como visitar Porto Seguro e não se apaixonar pelas belas praias, de águas morninhas e límpidas. Os distritos de Arraial D’Ajuda e Trancoso são excelentes opções de passeios. Basta pegar uma balsa e atravessar o Rio Buranhém para conferir sua natureza exuberante.
Centro Histórico de Porto Seguro
O Centro Histórico de Porto Seguro é imperdível, mesmo porque representa o primeiro núcleo habitacional do Brasil. Ali está o Marco do Descobrimento, que simboliza a chegada dos portugueses ao país e delimita que aquela era uma região sob a propriedade da Coroa Portuguesa. Outros destaques são: a Igreja de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade e construída em 1535, e a Casa de Câmara e Cadeia, transformada em um museu que reúne artefatos e utensílios de tribos indígenas e cuja exposição demonstra a vida levada pelos índios antes de os portugueses desembarcarem no país.