CONHEÇA PORTO SEGURO e suas atrações imperdíveis

No extremo sul da Bahia, Porto Seguro faz parte da Costa do Descobrimento, abrigando os primeiros lugares ocupados por portugueses. Sua fundação data de 1534 e grande parte de seu território é tombado como Patrimônio Histórico. Atualmente, com pouco mais de 140 mil habitantes, a cidade é um dos locais que mais atraem turistas. Seus 90 km de praia e vida noturna agitada estão entre os principais atrativos turísticos.

Crédito da foto em destaque, acima: Shutterstock.com/By Drone Photos Videos
  • Praia da Pitinga - Arraial d'Ajuda - Porto Seguro - Bahia | Crédito: Shutterstock.com

    A paradisíaca Praia da Pitinga

    Considerada uma das mais belas praias da Costa do Descobrimento, Pitinga oferece um visual exuberante, marcado pela formação de falésias multicoloridas. Ao sul do centro do vilarejo histórico, dá uma sensação maravilhosa de contato íntimo com o belo e o inexplorado. Como o Rio Pitinga desemboca no mar, os visitantes alternam banhos em águas salgada e doce. Fica em Arraial d'Ajuda.
  • Praia do Espelho - Trancoso - Porto Seguro - Bahia | Crédito: Shutterstock.com

    O que é mais bonito do que a Praia do Espelho?

    A 60 km de Porto Seguro e a 55 km de Arraial d'Ajuda, as praias de Curuípe e Espelho são consideradas como algumas das mais bonitas do Brasil. Não à toa, este é um passeio imperdível para quem vai à Bahia. Os visitantes podem desfrutar da infraestrutura de barracas para almoçar e conhecer diversos pontos e cenários, aproveitando o sol e longos banhos de mar. Ao final, que tal visitar o mercado indígena, repleto de artesanatos da região?
  • Trancoso - Porto Seguro - Bahia | Crédito: Michell Zappa

    História e praias extraordinárias em Trancoso

    Em uma das mais lindas e rústicas praias do Brasil, a 26 km de Arraial d'Ajuda e a 40 km de Porto Seguro, fica esse recanto baiano que mais parece um sonho. Passando pela Praia dos Coqueiros, os visitantes podem caminhar pelas diversas praias da região - a Praia dos Nativos e Itaquena são bons exemplos - ou, quem sabe, tomar banho de mar e sol nas barracas de praia. No final do dia, dá para visitar o quadrado histórico de Trancoso, famoso pela Igreja São João Batista, do século XVI, pelo artesanato de qualidade, pelos artistas e pelas cores vivas de suas casas. Isso, claro, sem mencionar as vistas de tirar o fôlego.
  • Parque Marinho de Recife de Fora - Porto Seguro - Bahia | Crédito: Divulgação TREND

    Parque Marinho de Recife de Fora

    O passeio de escuna ao Parque Marinho de Recife de Fora oferece uma experiência única aos visitantes, com música e culinária regionais. Conta com um deslumbrante mergulho de snorkel pelas piscinas naturais, onde é possível observar peixinhos coloridos e corais. O parque corresponde à terceira maior plataforma do Brasil em biodiversidade marinha.
  • Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira - Porto Seguro | Crédito editorial: Joa Souza/Shutterstock.com

    Conhecer a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira

    A apenas 12 km do centro é possível ter um contato bem próximo com os índios na Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira. É uma oportunidade de ouro para conferir sua história e costumes.
  • Arraial d'Ajuda - Porto Seguro - Bahia | Crédito: Shutterstock.com

    Trancoso e Arraial d’Ajuda

    Não tem como visitar Porto Seguro e não se apaixonar pelas belas praias, de águas morninhas e límpidas. Os distritos de Arraial D’Ajuda e Trancoso são excelentes opções de passeios. Basta pegar uma balsa e atravessar o Rio Buranhém para conferir sua natureza exuberante.
  • Centro Histórico - Porto Seguro - Bahia | Crédito: Ana Paula Hirama

    Centro Histórico de Porto Seguro

    O Centro Histórico de Porto Seguro é imperdível, mesmo porque representa o primeiro núcleo habitacional do Brasil. Ali está o Marco do Descobrimento, que simboliza a chegada dos portugueses ao país e delimita que aquela era uma região sob a propriedade da Coroa Portuguesa. Outros destaques são: a Igreja de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade e construída em 1535, e a Casa de Câmara e Cadeia, transformada em um museu que reúne artefatos e utensílios de tribos indígenas e cuja exposição demonstra a vida levada pelos índios antes de os portugueses desembarcarem no país.

Pontos Turísticos

ATRAÇÕES NOTURNAS

Em Porto Seguro a noite é bastante agitada. Destaque para a superbadalada Arena Axé Moi, na Praia de Taperapuan. Bem pertinho dali ficam as barracas de praia Barramares e Toa Toa, com agito durante o dia e luau uma vez por semana. Se quiser passar em algum lugar antes de estender a noite, a dica é apostar na Passarela do Descobrimento (conhecida como Passarela do Álcool), que é um misto de bares e barracas de feirinha de artesanato. Por ali, experimente a famosa bebida “capeta”. Se procura por uma pizzaria ou restaurante, siga até o fim da passarela e terá o Beco das Cores, com dezenas de opções aconchegantes.

COMPRAS

Os melhores lugares para voltar de sacolas cheias são o Porto Plaza Shopping e a feirinha de artesanato da Passarela do Descobrimento, sempre depois das 18h.

CALENDÁRIO DE EVENTOS IMPORTANTES

  • Carnaporto Axé Moi (após o Carnaval)
  • São João Elétrico (junho)
  • Encontro Nacional de Motociclismo (agosto)
  • Outubro Folia Axé Moi (outubro)

FOTOS

COMO CHEGAR

A cidade tem aeroporto com voos para as principais capitais do país. Por terra, acesso pela BR-101 e BR-367.

A MELHOR ÉPOCA PARA IR

O verão é bastante agitado. Quem ainda tiver pique para curtir a ressaca do Carnaval, Porto Seguro tem festa da Quarta-Feira de Cinzas até o domingo posterior. O único porém é que, nessa época do ano, a cidade costuma ficar lotada. Portanto, se preferir mais sossego, priorize sua viagem para os meses de baixa temporada.

NÃO PODE FALTAR NA BAGAGEM

O calor costuma ser bem forte na região. Sendo assim, roupas leves e de banho, protetores solar e labial, repelente, óculos de sol, bonés e/ou chapéus e sapatos abertos e confortáveis serão sempre bem-vindos.

  • informações Úteis

  • ddd73

  • Voltagem220V

  • telefone190 (Brigada Militar)
    192 (Pronto-Socorro)
    193 (Bombeiros)

  • Siteportosegurotur.com

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0