CONHEÇA BONITO e suas atrações imperdíveis

O Mato Grosso do Sul é um dos Estados brasileiros que se destaca por sua riqueza ambiental: abriga o bioma do Pantanal e conta com uma série de outros atrativos naturais que encantam turistas. Um destes destinos é a cidade de Bonito, que foi emancipado em 1948 e fica a cerca de 300 quilômetros da capital, Campo Grande. Suas exóticas paisagens naturais, mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas, além da variada fauna e flora, atraem mais de 200 mil visitantes anualmente para a cidade, que investe na infraestrutura para receber estes turistas e na preservação de seus atrativos naturais. Uma dica para quem viaja para o destino: reserve seus passeios com antecedência, pois em muitos locais há um número limitado de visitantes.




BONITO WEATHER
  • Buraco das araras - Bonito | Crédito: Divulgação Bonito Way

    BURACO DAS ARARAS

    A trilha é feita ao redor de uma dolina (depressão formada por desabamento) com 120 metros de profundidade e 500 metros de diâmetro. E traz uma visão panorâmica do interior, onde as araras-vermelhas e outras aves retornam sempre ao final do dia. O passeio é uma boa opção, antes ou depois para quem faz o passeio Rio da Prata. Ou quando estiver chegando ou saindo de Bonito. Este passeio é realizado pela Bonito Way.
  • Bote no Rio Formoso - Bonito | Crédito: Divulgação Bonito Way

    BOTE NO RIO FORMOSO

    O passeio em botes de borracha para até 11 pessoas passa por um percurso de 6 km em um dos principais rios da região, o Formoso. Durante o passeio, os visitantes passam por três cachoeiras e duas corredeiras. Além de uma parada para se banhar nessas deliciosas águas. Durante o passeio, diversos pássaros e animais na margem do rio são os acompanhantes. Este passeio é realizado pela Bonito Way.
  • Recanto Ecológico Rio da Prata - Bonito | Crédito: Shutterstock

    FLUTUAÇÃO NO RECANTO ECOLÓGICO RIO DA PRATA

    Uma das principais atrações de Bonito. A flutuação pelo Recanto Ecológico Rio da Prata passa por uma trilha de 2 km pela mata, com explicações do guia turístico sobre a fauna e flora locais. A flutuação de 2.200m começa pelo Rio Olho D’ água. Para ver as espécies de peixes, vegetação subaquática, a bela nascente e depois flutuar pelas águas do Rio da Prata. O atrativo ainda conta com restaurante, banheiros, vestiários e lojinhas. Este passeio é realizado pela Bonito Way.
  • Cachoeira Boca da Onça - Bonito | Crédito: Miguel Schincariol

    CACHOEIRA BOCA DA ONÇA

    Chegando à fazenda, o visitante é recepcionado pelo guia que vai te conduzir pelas trilhas do passeio. Com paradas nas 11 cachoeiras, inclusive a Boca da Onça com seus 156m, a maior do estado. Na volta, um delicioso almoço almoço é servido, além de o local oferecer piscinas com água corrente. Este passeio é realizado pela Bonito Way.
  • Cachoeira Estância Mimosa - Bonito | Crédito: Shutterstock

    CACHOERIA ESTÂNCIA MIMOSA

    A sede da fazenda traz características originais da construção e um clima aconchegante do campo. Levados por um guia, o visitante percorre um trajeto de 2.800m à beira do Rio Mimoso. Em uma área de preservação ambiental com muito verde e animais silvestres. E conta com paradas em diversas cachoeiras, plataforma de salto de 6m, passagem por um mirante da Serra da Bodoquena. Além de um trechinho de barco a remo. Antes ou depois da trilha o passeio oferece um delicioso almoço de fazenda no fogão à lenha, com pratos típicos e doces caseiros. Este passeio é realizado pela Bonito Way.
  • Lagoa Misteriosa - Bonito | Crédito: Divulgação Bonito Way

    FLUTUAÇÃO NA LAGOA MISTERIOSA

    Uma lagoa de água azul que impressiona pela transparência e profundidade. A Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina (depressão formada por desabamento) de 75 metros de profundidade. Em uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, atingindo mais de 220 metros de profundidade, o passeio inicia com uma caminhada de 600 metros por uma trilha até a chegada ao mirante de contemplação e a escadaria que dá acesso a lagoa. A visão do abismo azul, os paredões de rocha vertical, os troncos caídos e os pequenos peixes que brilham sob os feixes de luz nas águas cristalinas transformam a Lagoa Misteriosa em um lugar único. O mergulho só é feito entre os meses de maio e setembro. Durante o verão, apenas mergulhadores credenciados estão autorizados a fazer o passeio. Uma ótima opção para quem quer mergulhar durante a estação é fazer os passeios da Fazenda San Francisco. Este passeio é realizado pela Bonito Way.
  • Gruta do Lago Azul - Bonito | Crédito: Shutterstock

    GRUTA DO LAGO AZUL

    Um dos passeios mais especiais de Bonito é a Gruta do Lago Azul. Depois de uma caminhada na mata, você encontra a famosa gruta com um inesquecível lago de águas superazuis. Ninguém sabe ao certo de onde vêm as águas, mas a teoria mais comentada é que existe um rio subterrâneo que traz as águas à tona. Este passeio é realizado pela Bonito Way.
  • Flutação no Rio Sucuri - Bonito | Crédito: Fundação de Turismo

    FLUTAÇÃO NO RIO SUCURI

    Na Fazenda São Geraldo, após receber os equipamentos de flutuação, você começa a caminhada de 10 minutos, conhecendo a nascente do Rio Sucuri e apreciando a fauna e flora locais, com paradas em mirantes em meio à mata ciliar. A flutuação nas águas cristalinas traz diversos peixes e uma exuberante flora subaquática. A fazenda ainda oferece com piscina, restaurante e loja de souveniers. Este passeio é realizado pela Bonito Way.

Pontos Turísticos

ATRAÇÕES NOTURNAS

A maioria das atividades de Bonito é feita durante o dia, mas você encontrará por lá alguns passeios noturnos como o Quadriciclo Rota Boiadeira, Projeto Jiboia, Taboa Fábrica de Encantos e Cavalgada. Para quem não abre mão de experimentar alguns dos pratos típicos da região do Pantanal, o centro de Bonito é onde está grande parte dos restaurantes e bares da cidade.

COMPRAS

Itens típicos e suvenires são encontrados nas lojinhas espalhadas pela rua Coronel Pilád Rebuá, no centro da cidade.

CALENDÁRIO DE EVENTOS IMPORTANTES

  • Festival de Inverno de Bonito (julho)
  • Festival da Guavira (em 2016 o evento ocorrerá entre os dias 16 e 20 de novembro)

COMO CHEGAR

De avião: o Aeroporto de Bonito recebe voos provenientes de Campinas (SP), e o Aeroporto Internacional de Campo Grande – Antônio João oferece mais conectividade com outras cidades brasileiras;

De ônibus: no Terminal Rodoviário de Bonito chegam ônibus de Campo Grande e Dourados;

De carro: pelas rodovias BR-262 e BR-419, para quem vem de Campo Grande. Quem vem de São Paulo chega ao Mato Grosso do Sul pela SP-300 (Marechal Rondon), segue pela BR-262.

A MELHOR ÉPOCA PARA IR

Entre dezembro e março, estação chuvosa da região, é o período em que rios e cachoeiras estão mais cheios e os animais aparecem mais. Por outro lado, é possível que a chuva atrapalhe alguns passeios.

NÃO PODE FALTAR NA BAGAGEM

Tênis, roupas esportivas e roupa de banho são indispensáveis.

  • informações Úteis

  • ddd67

  • Padrão de Tomadas110V

  • Fuso HorárioUma hora mais cedo (GMT -4)

  • telefone190 (Brigada Militar)
    192 (Pronto Socorro)
    193 (Bombeiros)

  • Sitewww.bonito.ms.gov.br

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0