CONHEÇA BRASÍLIA e suas atrações imperdíveis

Construída em quatro anos e inaugurada em 1960, Brasília é, além da capital federal, praticamente um museu a céu aberto. Do projeto urbanístico de Lúcio Costa, que guiou seu desenvolvimento, até os edifícios concebidos por Oscar Niemeyer, a cidade é um prato cheio para os olhos. Como sede administrativa do governo, recebe grande fluxo de turistas corporativos e uma população flutuante que trabalha na cidade.

Crédito editorial da foto em destaque, acima: 061 Filmes/Shutterstock.com


BRASÍLIA PREVISÃO DO TEMPO
  • Catedral de Brasília - Brasília - Distrito Federal | Crédito editorial: Cacio Murilo/Shutterstock.com

    Catedral de Brasília

    Inaugurada em 1970, foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Uma das inúmeras obras de Oscar Niemeyer, sua estrutura tem 16 colunas de concreto dispostas em círculo e vidros externos. Na praça de acesso ao templo se encontram quatro esculturas em bronze, assinadas por Alfredo Ceschiatti com a colaboração de Dante Croce. A cobertura da nave (cúpula), que arremata o visual da igreja, exibe um vitral composto por 16 peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom. Em seu interior, destaque para o batistério, com um painel em lajotas de cerâmica pintado por Athos Bulcão, também responsável pela pintura do pilar que apresenta passagens da vida de Maria, e para a Via Sacra, de Di Cavalcanti.
  • Ponte Juscelino Kubitschek ao nascer do sol - Brasília - Distrito Federal | Crédito: Shutterstock.com

    Ponte Juscelino Kubitschek

    Conhecida como “Terceira Ponte” ou “Ponte JK”, liga o centro da cidade ao Lago Sul, à Lagoa Paranoá e à região de São Sebastião. Com cerca de 1,2 mil metros de extensão, a construção é um marco arquitetônico de Brasília, sendo formada por três arcos metálicos, os quais, intercalados, representam o movimento de uma pedra quicando na água. Planejada por Alexandre Chan, em 2003 foi eleita como a ponte mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pensilvânia.
  • Praça dos Três Poderes - Brasília - Distrito Federal | Crédito: José Cruz/Agência Brasil

    Praça dos Três Poderes

    A Praça dos Três Poderes sintetiza nosso sistema político: ali estão o Palácio do Planalto (Poder Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Poder Judiciário) e o Congresso Nacional (Poder Legislativo). No meio fica a escultura “Os Dois Candangos”, de Bruno Giorgi, que homenageia os trabalhadores que construíram a capital. O endereço também abriga o Museu Histórico de Brasília, o Panteão da Pátria e a Pira da Pátria, além da maquete do Plano Piloto e os Espaços Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Israel Pinheiro.

Pontos Turísticos

ATRAÇÕES NOTURNAS

Na Asa Sul estão alguns dos bares famosos da cidade, como o Beirute (que tem também uma unidade na Asa Norte), o Bar Brasília, e o Piauí, este um boteco com cerveja e petiscos.

COMPRAS

Além dos shoppings espalhados pela cidade, garimpe a Feira da Torre, na Torre de TV aos sábados e domingos, ou vá à lojinha da Fundação Athos Bulcão e compre uma das canecas, sandálias, bolsas e camisetas com estamparias dos azulejos do artista.

CALENDÁRIO DE EVENTOS IMPORTANTES

  • Parada Cívico-Militar da Independência (7 de setembro)
  • Festival de Cinema de Brasília (setembro)

FOTOS

COMO CHEGAR

De avião, pelo Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek; de ônibus, pelo Terminal Rodoviário de Brasília; de carro, pelas rodovias BR-040, BR-060, BR-020 e BR-070.

A MELHOR ÉPOCA PARA IR

Como grande parte das atrações da cidade é ao ar livre, evite os meses de verão por conta da chuva. Prefira os meses de primavera e outono.

NÃO PODE FALTAR NA BAGAGEM

Protetor solar e tênis para bater perna pela cidade, garrafinha de água e manteiga de cacau para combater o tempo seco.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0