Vai pra Argentina em breve mas vai ter pouco tempo pra curtir a capital portenha? Não tem problema não, porque aqui a gente apresenta uma dica de roteiro de 1 dia em Buenos Aires. E a melhor parte é que ele inclui os principais pontos turísticos da cidade, então mesmo correndo contra o relógio você vai curtir muito.
Norte da Argentina: 7 razões para fazer da região o seu próximo destino
Dicas sobre a Argentina: quando ir, se precisa de passaporte e 5 destinos para conhecer
Quem fez esse city tour foi o Everton Silva, nosso parceiro do blog Pra onde ir agora?, que passou alguns dias com os Hermanos e voltou cheio de coisas pra compartilhar. Vamos conferir juntos as dicas de o que fazer em Buenos Aires?
O passeio começa na Plaza de Mayo, a principal da cidade. Afinal, é lá onde fica a famosa Casa Rosada, sede do Poder Executivo e, portanto, da Presidência da República. Inclusive, aqui vai uma curiosidade: você sabia que ela foi pintada nessa cor porque sangue de vaca era adicionado à tinta branca pra fazer o produto render mais? Pois é! Foi assim que chegaram ao delicado tom de rosa que ainda hoje colore a icônica construção.
Melhores aplicativos para viajantes: veja 9 dicas
Salinas Grandes: o que é, como chegar e por que todo mundo tem que ir
Aproveite a passagem pela Plaza de Mayo para aprender mais sobre a história das Mães de Maio. Este era o nome dado ao grupo de mulheres que se encontrava na praça para protestar e para tentar obter informações sobre seus filhos desaparecidos durante o período de ditadura (de 1976 a 1983). Ao mesmo tempo, dê um pulinho na Catedral Metropolitana, a curta distância.
Nenhum city tour ou roteiro de 1 dia em Buenos Aires fica completo sem uma passadinha por San Telmo. Isso porque ele é um dos bairros mais antigos da região e, por isso mesmo, um dos que mais têm histórias para contar sobre o desenvolvimento da capital portenha.
Hoje em dia, San Telmo conta com uma famosa feira de artesanato e de antiguidades aos domingos, assim como abriga o Mercadão da cidade. Por falar nele, aliás, se possível reserve um dia para conhecê-lo, já que o point oferece uma maneira genuína de comer como um argentino. Além disso, San Telmo é sede da famosa estátua da Mafalda, a estrela da clássica tirinha argentina do cartunista Quino. Sendo assim, prepare a câmera ou o celular, já que ela é um dos pontos mais fotografados do destino atualmente.
Road trip: do Chile à Argentina em quatro rodas
Em seguida, vá para o bairro de La Boca. O nome já entrega tudo, né? É ali onde fica o célebre estádio La Bombonera, casa do tradicional clube de futebol Boca Juniors. O estádio leva esse nome por se assemelhar a um bombom gigante visto de cima, sabia? Ao sair do estádio, a melhor sugestão é se dirigir ao Caminito, um dos cartões-postais de Buenos Aires.
Em linhas gerais, trata-se de uma rua salpicada de casinhas coloridas e cujo objetivo é levar arte e felicidade para todos(as), independentemente de classe social. Idealizado como um museu a céu aberto, o trajeto tem grande valor cultural e artístico, motivo pelo qual é palco para exposições de artesanato, pintura e até mesmo de apresentações de tango.
Bateu a fome depois desse passeio? Sem problemas! A gente fez uma pausa para o almoço e recarregou as energias no tradicional restaurante e tangueria El Querandí – e esta é uma dica que tem tudo pra te agradar também, pode acreditar.
Na sequência, a sugestão é caminhar pela Avenida 9 de Julio, considerada por muitos como a avenida mais larga do mundo. Consegue adivinhar o porquê de seu nome? Simples: é uma homenagem à data que marca a independência da Argentina do reino espanhol, em 09/07/1816. A via é imperdível também porque é ali onde fica o Obelisco, monumento histórico da cidade.
Dá pra seguir a pé até o Teatro Colón e, com um pouco de pique e um bom sorvete de doce de leite, até o fantástico edifício do Congresso Nacional. Um dos maiores do planeta, perdendo apenas para os de Bucareste (Romênia) e Budapeste (Hungria), sua beleza rende fotos muito bonitas, uma vez que conta ainda com uma série de esculturas. De autoria de Lola Mora, escultora argentina, elas representam a Liberdade, o Progresso, o Trabalho, a Paz e a Justiça.
Ao lado do Congresso, aventure-se em outra experiência: entrar no primeiro metrô da América do Sul e descer novamente na Plaza de Mayo. Agora, caminhe pelos escadões detrás da Casa Rosada, visitando o imponente Palácio Kirshner até chegar a Puerto Madero a fim de apreciar um vinho em um dos diversos bares e restaurantes.
A opção de city tour que nós fizemos passou brevemente por Puerto Madero, Recoleta e Palermo, mostrando o contraste social entre as zonas populares e nobres de Buenos Aires. Se você tiver esta opção, vale a pena explorar os três bairros com um pouco mais de calma.
Só pra se ter uma ideia, Puerto Madero é dono do m² mais caro da cidade e, de quebra, da Puente de la Mujer, que virou marca registrada de Buenos Aires. Isso se deve principalmente à sua arquitetura arrojada, inspirada na imagem de um casal dançando tango. Por outro lado, Recoleta esbanja charme e vocação para a arte, embora uma de suas principais atrações seja o Cemitério da Recoleta. Ali repousam os restos mortais da ex-primeira-dama Eva Perón e de outros personagens ilustres do país.
Já Palermo é tido por muitas pessoas como um dos melhores bairros de Buenos Aires. Mesmo porque casas e prédios comerciais convivem em harmonia com parques, outlets, centros culturais, bares, restaurantes e casas de show. Ou seja: há muito o que ver e fazer por ali!
Mais dicas de o que fazer em Buenos Aires, a bela capital da Argentina
Neve na Argentina: por que vale a pena conhecer Bariloche
Gostou da nossa sugestão de roteiro de 1 dia em Buenos Aires? Joia! Então agora tudo o que você precisa fazer é procurar um(a) agente de viagens. Dessa forma você embarca com tranquilidade e segurança e tem acesso às melhores dicas de viagem. Ah, e, se tiver mais tempo, vale a pena conhecer a fundo a capital portenha e outras cidades argentinas, viu?
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL
2 Comentários
Excelente!
Gostaria