Roteiro de 1 dia em Buenos Aires: o que fazer na capital da Argentina

Congresso Nacional Buenos Aires Argentina Credito editorial Galina Savina shutterstock 1724432236

Acima de tudo, quem vai para Buenos Aires, na Argentina, deve conhecer o Congresso Nacional, superbonito e em uma área bem agradável | Crédito editorial: Galina Savina / Shutterstock.com

Credito editorial Marianna Ianovska shutterstock 465631784

Pensando em viajar em breve? Então confira um roteiro de 1 dia em Buenos Aires, na Argentina | Vista aérea do Obelisco e da Avenida 9 de Julio | Crédito editorial: Marianna Ianovska/Shutterstock.com

Vai pra Argentina em breve mas vai ter pouco tempo pra curtir a capital portenha? Não tem problema não, porque aqui a gente apresenta uma dica de roteiro de 1 dia em Buenos Aires. E a melhor parte é que ele inclui os principais pontos turísticos da cidade, então mesmo correndo contra o relógio você vai curtir muito.

Vai para o exterior? Conheça as exigências para voltar ao Brasil
Dicas sobre a Argentina: quando ir, se precisa de passaporte e 5 destinos para conhecer

Quem fez esse city tour foi o Everton Silva, nosso parceiro do blog Pra onde ir agora?, que passou alguns dias com os Hermanos e voltou cheio de coisas pra compartilhar. Vamos conferir juntos as dicas de o que fazer em Buenos Aires?

Dica de roteiro de 1 dia em Buenos Aires, na Argentina

Um giro pela Plaza de Mayo

Casa Rosada Buenos Aires Argentina shutterstock 706338088

Fachada da Casa Rosada, sede do Poder Executivo da Argentina, em Buenos Aires | Crédito: Shutterstock

O passeio começa na Plaza de Mayo, a principal da cidade. Afinal, é lá onde fica a famosa Casa Rosada, sede do Poder Executivo e, portanto, da Presidência da República. Inclusive, aqui vai uma curiosidade: você sabia que ela foi pintada nessa cor porque sangue de vaca era adicionado à tinta branca pra fazer o produto render mais? Pois é! Foi assim que chegaram ao delicado tom de rosa que ainda hoje colore a icônica construção.

Melhores aplicativos para viajantes: veja 9 dicas

Aproveite a passagem pela Plaza de Mayo para aprender mais sobre a história das Mães de Maio. Este era o nome dado ao grupo de mulheres que se encontrava na praça para protestar e para tentar obter informações sobre seus filhos desaparecidos durante o período de ditadura (de 1976 a 1983). Ao mesmo tempo, dê um pulinho na Catedral Metropolitana, a curta distância.

Conheça San Telmo e La Boca, dois bairros clássicos de Buenos Aires

Nenhum city tour ou roteiro de 1 dia em Buenos Aires fica completo sem uma passadinha por San Telmo. Isso porque ele é um dos bairros mais antigos da região e, por isso mesmo, um dos que mais têm histórias para contar sobre o desenvolvimento da capital portenha.

Hoje em dia, San Telmo conta com uma famosa feira de artesanato e de antiguidades aos domingos, assim como abriga o Mercadão da cidade. Por falar nele, aliás, se possível reserve um dia para conhecê-lo, já que o point oferece uma maneira genuína de comer como um argentino. Além disso, San Telmo é sede da famosa estátua da Mafalda, a estrela da clássica tirinha argentina do cartunista Quino. Sendo assim, prepare a câmera ou o celular, já que ela é um dos pontos mais fotografados do destino atualmente.

Road trip: do Chile à Argentina em quatro rodas

La Bombonera Buenos Aires Argentina Credito editorial Yasemin Olgunoz Berber shutterstock 689528743

Tá a fim de curtir ao vivo e a cores a casa do Boca Juniores? Pois o estádio La Bombonera fica em Buenos Aires, na Argentina | Crédito editorial: Yasemin Olgunoz Berber/Shutterstock.com

Em seguida, vá para o bairro de La Boca. O nome já entrega tudo, né? É ali onde fica o célebre estádio La Bombonera, casa do tradicional clube de futebol Boca Juniors. O estádio leva esse nome por se assemelhar a um bombom gigante visto de cima, sabia? Ao sair do estádio, a melhor sugestão é se dirigir ao Caminito, um dos cartões-postais de Buenos Aires.

Em linhas gerais, trata-se de uma rua salpicada de casinhas coloridas e cujo objetivo é levar arte e felicidade para todos(as), independentemente de classe social. Idealizado como um museu a céu aberto, o trajeto tem grande valor cultural e artístico, motivo pelo qual é palco para exposições de artesanato, pintura e até mesmo de apresentações de tango.

Pausa para o almoço + Avenida 9 de Julio, Obelisco e outros pontos turísticos

Bateu a fome depois desse passeio? Sem problemas! A gente fez uma pausa para o almoço e recarregou as energias no tradicional restaurante e tangueria El Querandí – e esta é uma dica que tem tudo pra te agradar também, pode acreditar.

Na sequência, a sugestão é caminhar pela Avenida 9 de Julio, considerada por muitos como a avenida mais larga do mundo. Consegue adivinhar o porquê de seu nome? Simples: é uma homenagem à data que marca a independência da Argentina do reino espanhol, em 09/07/1816. A via é imperdível também porque é ali onde fica o Obelisco, monumento histórico da cidade.

Congresso Nacional Buenos Aires Argentina Credito editorial Galina Savina shutterstock 1724432236

Acima de tudo, quem vai para Buenos Aires, na Argentina, deve conhecer o Congresso Nacional, superbonito e em uma área bem agradável | Crédito editorial: Galina Savina / Shutterstock.com

Dá pra seguir a pé até o Teatro Colón e, com um pouco de pique e um bom sorvete de doce de leite, até o fantástico edifício do Congresso Nacional. Um dos maiores do planeta, perdendo apenas para os de Bucareste (Romênia) e Budapeste (Hungria), sua beleza rende fotos muito bonitas, uma vez que conta ainda com uma série de esculturas. De autoria de Lola Mora, escultora argentina, elas representam a Liberdade, o Progresso, o Trabalho, a Paz e a Justiça.

Ao lado do Congresso, aventure-se em outra experiência: entrar no primeiro metrô da América do Sul e descer novamente na Plaza de Mayo. Agora, caminhe pelos escadões detrás da Casa Rosada, visitando o imponente Palácio Kirshner até chegar a Puerto Madero a fim de apreciar um vinho em um dos diversos bares e restaurantes.

Bônus: bairros de Puerto Madero, Recoleta e Palermo

A opção de city tour que nós fizemos passou brevemente por Puerto Madero, Recoleta e Palermo, mostrando o contraste social entre as zonas populares e nobres de Buenos Aires. Se você tiver esta opção, vale a pena explorar os três bairros com um pouco mais de calma.

Puente de la Mujer Puerto Madero Buenos Aires Credito Everton Silva

Se amarra em fotos? Então, quando for a Puerto Madero, conheça a icônica Puente de la Mujer | Buenos Aires, Argentina | Crédito: Everton Silva

Só pra se ter uma ideia, Puerto Madero é dono do m² mais caro da cidade e, de quebra, da Puente de la Mujer, que virou marca registrada de Buenos Aires. Isso se deve principalmente à sua arquitetura arrojada, inspirada na imagem de um casal dançando tango. Por outro lado, Recoleta esbanja charme e vocação para a arte, embora uma de suas principais atrações seja o Cemitério da Recoleta. Ali repousam os restos mortais da ex-primeira-dama Eva Perón e de outros personagens ilustres do país.

Palermo é tido por muitas pessoas como um dos melhores bairros de Buenos Aires. Mesmo porque casas e prédios comerciais convivem em harmonia com parques, outlets, centros culturais, bares, restaurantes e casas de show. Ou seja: há muito o que ver e fazer por ali!

Que tal colocar em prática o roteiro de 1 dia em Buenos Aires?

Caminito Buenos Aires Argentina Credito editorial sunsinger shutterstock 193653920

As cores e a descontração do Caminito, ponto turístico em Buenos Aires, na Argentina | Crédito editorial: sunsinger/Shutterstock.com

Mais dicas de o que fazer em Buenos Aires, a bela capital da Argentina
Neve na Argentina: por que vale a pena conhecer Bariloche

Gostou da nossa sugestão de roteiro de 1 dia em Buenos Aires? Joia! Então agora tudo o que você precisa fazer é procurar um(a) agente de viagens. Dessa forma você embarca com tranquilidade e segurança e tem acesso às melhores dicas de viagem. Ah, e, se tiver mais tempo, vale a pena conhecer a fundo a capital portenha e outras cidades argentinas, viu?

1 Comentário

  1. Antonia disse:

    Excelente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0