Onde fica Machu Picchu? Descubra isso e as principais dicas para visitar a região

Página inicial Destino Internacional Onde fica Machu Picchu? Descubra isso e as principais dicas para visitar a região

Nathalia Aragao

shutterstock 1387848629
Sem mentir, hein! Você já se perguntou alguma vez onde fica Machu Picchu? Vem ver a resposta! l Crédito: Shutterstock
shutterstock 1387848629
Sem mentir, hein! Você já se perguntou alguma vez onde fica Machu Picchu? Vem ver a resposta! l Crédito: Shutterstock

Com certeza você já deve ter ouvido falar em Machu Picchu, uma vez que o destino é aclamado por viajantes e aventureiros(as) de todo o mundo. Inclusive, se você não abre mão de boas histórias e curte demais ir para um lugar diferente, você vai amar a vibe da região. 

Dicas para visitar Machu Picchu: veja como chegar e conheça melhor o destino do Peru 

Mas, antes de qualquer coisa, responda a essa pergunta: onde, afinal, fica Machu Picchu? A gente vai tirar essa dúvida agora e, de quebra, compartilhar com você algumas informações bem úteis sobre o local. Se liga!  

Descubra agora onde fica Machu Picchu  

shutterstock 1663051612
Acima de tudo, vale muto a pena visitar Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas e um dos destinos mais cobiçados do Peru | Crédito: Shutterstock

Sem enrolação: Machu Picchu fica no Peru, em meio a um vale de montanhas imenso rodeado por mata selvagem. Está entre a Cordilheira dos Andes e a Floresta Amazônica, a mais de 2,3 mil metros acima do nível do mar e a cerca de 100 km de Cusco.  

A Cidade Perdida dos Incas, nome pelo qual a região também atende, foi estruturada no topo de uma gigantesca montanha de granito. Além de exibir abismos que podem chegar a 400 metros de altura, tem uma coleção impressionante de construções, criadas a partir do encaixe perfeito e milimétrico de pedras. Ainda hoje, aliás, este tema suscita muita curiosidade. 

Vem ver: saiba como evitar o mal de altitude 

Por ter passado bastante tempo “escondida” – sua descoberta oficial se deu em 1911 -, há uma aura de mistério irresistível na região. Suas ruínas estão distribuídas entre as duas principais montanhas: uma delas se chama Machu Picchu, ao passo que a outra é Wayna Picchu. E aqui vai uma curiosidade: no dialeto quéchua, o nome “Machu Picchu” quer dizer “montanha velha”, enquanto “Wayna Picchu” significa “montanha jovem”. Sabia disso? 

O destino faz parte do Vale Sagrado dos Incas, um conjunto de 14 cidades e vilarejos construídos ao redor de Cusco. Não à toa, Cusco é um dos pontos de partida mais tradicionais para quem deseja chegar a Machu Picchu. Devido a várias características, como fertilidade do solo, altitude, localização e clima, por exemplo, o Vale Sagrado foi o coração do Império Inca entre os séculos 5 e 14. 

Principais dicas para visitar Machu Picchu 

Como chegar?  

shutterstock 1624959307
Uma das opções mais fáceis de chegar a Machu Picchu, no Peru, é pegar um trem e descer em Aguas Calientes l Crédito: Shutterstock

Como não existem voos diretos para Cusco a partir do Brasil, a dica é descer em Lima, a capital peruana. Ambos os destinos merecem ser visitados com calma, inclusive. Sendo assim, se possível, não desperdice a chance de conhecê-los.   

Ao chegar em Cusco, entretanto, você vai ter de ir a Aguas Calientes, última parada antes de Machu Picchu. Para fazer este caminho, porém, é preciso escolher entre duas opções: trem ou trilha 

De modo geral, a primeira opção costuma ser a preferida da galera. O trem parte do distrito de Poroy, em Cusco, e percorre alguns pequenos povoados. Um deles é Ollantaytambo, outro ponto de embarque muito popular entre os(as) viajantes.  

Peru: um roteiro para desbravar o país 

Após cerca de três horas de viagem você chegará a Aguas Calientes, às margens do Rio Urubamba. O destino é uma das melhores opções de hospedagem para quem deseja visitar Machu Picchu, já que está mais perto da montanha. Só pra se ter uma ideia, dá pra chegar lá a pé em mais ou menos 1h30. Contudo, se quiser, também tá liberado pegar um ônibus – e 30 minutos depois você estará no destino final. 

shutterstock 1501016186
Antes de qualquer coisa, quem faz a Trilha de Salkantay, que conduz a Machu Picchu, presenciará belas paisagens, como a Laguna Humantay l Crédito: Shutterstock

Por outro lado, como a gente já disse, quem quiser pode colocar as pernas pra trabalhar e optar por uma das duas opções de trilhas: a Trilha Inca clássica e a Trilha Inca de Salkantay. As duas valem a pena, embora a primeira seja a mais tradicional. Ambas duram mais ou menos quatro dias, apesar de a Salkantay ter opções de até oito dias. De uma forma ou de outra, a experiência é muito válida, e, as vistas, ainda melhores.  

Roteiro: 72h na cidade de Cusco, no Peru 

As trilhas rolam com a presença de guias e incluem alimentação e pernoite em acampamentos bem equipados (mas você deve levar o seu saco de dormir, viu?). 

No entanto, é preciso estar habituado(a) a exercícios físicos para encarar esta longa caminhada, hein! Mesmo porque elas incluem muitos quilômetros de subida. Outra dica: leve roupas quentinhas, pois a temperatura pode chegar a -5°C nas montanhas, e use um calçado confortável (muito confortável MESMO!).  

Quando ir?  

shutterstock 553984249
Prepare a câmera, porque há grandes chances de encontrar com uma lhama em Machu Picchu, no Peru | Crédito: Shutterstock

Tá a fim de conhecer Machu Picchu em um futuro próximo? Maravilha! Porém, fuja da chuva. Além de atrapalhar os passeios, um céu livre e colorido dá aquele tchan à viagem. Sem falar que o parque é fechado em dias de muita precipitação e que, entre dezembro e março, há risco de deslizamentos na região.   

Em outras palavras, faça todo o possível para programar a aventura para algum momento entre abril e novembro. A alta temporada vai de maio a setembro, visto que este é o período mais seco. Junho e julho são os melhores meses para visitar.  

Chachapoyas: 5 motivos para visitar esta cidade do Peru 

Sabe as Trilhas Incas que a gente comentou agorinha? Pois então, elas costumam fechar durante todo o mês de fevereiro, dado que geralmente a chuva é constante nesta época.  

No que se refere ao clima, entre maio e outubro a temperatura tende a ficar na casa dos 20°C, com noites mais frias. Durante o inverno, principalmente nos meses de junho e julho, é comum os termômetros registrarem temperaturas abaixo de zero.  

E aí, gostou de saber onde fica Machu Picchu e todas essas dicas? 

Já sabe onde fica Machu Picchu, então que tal programar sua visita à Cidade Perdida dos Incas? Procure um(a) agente de viagens! | Crédito: Shutterstock
Afinal, para quais países brasileiros(as) já podem ir? 
Quais países não exigem passaporte?  

Agora que você já sabe onde fica Machu Picchu e já tem na ponta da língua as principais informações para embarcar nessa aventura, é hora se organizar! Portanto, entre em contato com um(a) agente de viagens e comece a planejar essa trip! Assim você tem acesso às melhores ofertas e a um roteiro que seja a sua cara 😉  

0 0 votos
Classificação
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários