Dicas para visitar Machu Picchu: veja como chegar e conheça melhor o destino do Peru

Peru Machu Picchu shutterstock 168497345

Machu Picchu, no Peru, é um dos destinos mais procurados da América Latina por aventureiros e amantes da natureza l Crédito: Shutterstock

Você já pensou em conhecer de perto maior sítio arqueológico da América Latina? Antes de qualquer coisa, estamos falando de Machu Picchu, viu? A região, que exerce fascínio em turistas de todo o mundo, também é chamada de “a cidade perdida dos Incas”. Além disso, fica no topo de uma montanha de 2,4 mil metros de altitude, no vale do Rio Urubamba, no Peru. Então, se você tem interesse em conhecer essa cidade cheia de história e mistérios, se liga só: no post de hoje separamos algumas dicas para visitar Machu Picchu.  

Afinal, em quais países brasileiros podem entrar? O Peru é um deles
Reabertura do Peru: país aceita todas as vacinas aplicadas no Brasil 

Principais dicas para visitar Machu Picchu  

Peru Machu Picchu shutterstock 168497345

Machu Picchu, no Peru, é um dos destinos mais procurados da América Latina por aventureiros e amantes da natureza l Crédito: Shutterstock

Sobre a região  

Símbolo do Império Inca, Machu Picchu foi construída no século 15, embora só tenha sido descoberta em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é original; o restante foi reconstruído. Inclusivedá pra identificar a parte reconstruída pelo encaixe entre as pedras. Isso porque a construção original é formada por pedras maiores, com encaixes com pouco espaço entre as rochas.  

Peru: um roteiro para desbravar o país 

Machu Picchu é composta por duas grandes áreas: a agrícola, formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos, e a urbana, na qual se destaca a zona sagrada, com templos, praças e mausoléus reais. É impressionante observar a capacidade daquela sociedade há tantos séculos. Entre as montanhas, os templos, casas e cemitérios estão distribuídos de maneira organizada, abrindo ruas e aproveitando o espaço com escadarias. Segundo a história inca, tudo foi planejado para a passagem do deus Sol.  

O lugar foi elevado à categoria de Patrimônio Mundial pela Unesco e é um dos pontos históricos mais visitados do Peru. Há diversas teorias sobre a função da cidade na época. A mais aceita afirma que era um assentamento construído com o objetivo de supervisionar a economia das regiões conquistadas e com o propósito secreto de refugiar o soberano Inca, assim como seu séquito mais próximo, em caso de ataque.  

Machu Picchu shutterstock 796018441

Quem visita Machu Picchu, no Peru, deve preparar a câmera fotográfica, porque vai registrar paisagens de tirar o fôlego l Crédito: Shutterstock

Como chegar  

Em primeiro lugar, para visitar o local e viver todo o misticismo da região é preciso ir para CuscoHá voos regulares para a cidade a partir de Lima, com duração de uma hora, e de Arequipa, em um trajeto que também dura cerca de 1 hora. De Cusco, é preciso ir até PoroyOllantaytambo ou Urubamba de táxi, transfer ou ônibus. De uma dessas cidades, siga de trem até Águas Calientes 

Roteiro: 72h na cidade de Cusco, no Peru 

Como Machu Picchu está quase 2,5 mil metros acima do nível do mar, a respiração pode ser um pouco dificultada por conta do ar rarefeito. Sendo assim, é aconselhável que se passe uma ou duas noites no Vale Sagrado para se ambientar, OK?  

O que fazer?  

Dá para conhecer Machu Picchu de diversas formas. Uma delas é ver as ruínas e gastar um bom tempo circulando por ali até observar tudo. Não é preciso preparo físico, mas cansa um pouquinho. Se for mais aventureiro, pode escolher subir duas montanhas. São elas: a Machu Picchu (sim, ela leva o mesmo nome do lugar) e a Huayna PicchuEntretanto, é sempre bom lembrar que para realizar esses passeios é preciso ter um pouco de preparo físico e muito cuidado, uma vez que se trata de subidas estreitas.  

Chachapoyas: 5 motivos para visitar essa cidade do Peru
Por que visitar a Colômbia: destinos, quando ir e dicas úteis 

Agora que você já está por dentro das principais dicas para visitar Machu Picchu, consulte seu(sua) agente de viagens. Ele(a) pode te ajudar com as reservas de voos, transfers, ingressos e hotéis. Ou seja, um pacote completo para que sua viagem seja tão mágica e inesquecível quanto o destino. 

 

2 Comentários

  1. Bom dia tem como viajar até Machu Picchu de ônibus e quantos dias levar para chegar mais próximo desta paisagem linda desta terra Lima? Eu gostaria de saber Silvia Joinville

    • Segue Viagem disse:

      Fala, Silvia! Em primeiro lugar, mil desculpas pela demora em te responder.

      Seria bom se tivesse uma linha de ônibus que ligasse Lima a Machu Picchu, né? Mas infelizmente não tem 🙁 De Lima você precisa pegar um voo até Cusco e, de lá, pegar um trem nas estações Poroy, Ollantaytambo ou Urubamba, que têm como destino a cidade de Águas Calientes. Dizem que a viagem de trem é superbonita! Ah, mas lembre-se de reservar os bilhetes de trem com a maior antecedência que puder, tá?

      Se você for por Poroy, o trajeto é de mais ou menos 3h15; por Urubamba, 2h30. A distância mais curta é saindo da estação Ollantaytambo: a viagem dura menos de 2h.

      Ah, e se você estiver planejando uma viagem pra Machu Picchu, nossa dica é que você consulte um agente de viagens, viu? Esse cara pode te ajudar com todas as informações e ainda por cima criar um roteiro que seja a sua cara! Depois volta aqui pra contar pra gente como foi a sua experiência 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0