10 destinos para andar de bike no Brasil e no mundo

*Post publicado originalmente em 12/03/2021, mas atualizado às 15h30 de 21/07/2022

Quer viajar e também aproveitar o máximo que puder ao ar livre? Pois saiba que, além de parques, praias e trilhas a pé, existem lugares que são perfeitos para serem explorados em duas rodas. Ficou interessado? Nós também! Por isso mesmo, fizemos uma busca e preparamos este post com alguns destinos perfeitos para andar de bike tanto no Brasil como em outros destinos do mundo. Vem com a gente!

Por que viajar faz bem? Confira motivos que comprovam esta teoria

Destinos para andar de bike no Brasil

Que tal começar com o que está bem pertinho da gente? Cheio de opções para ciclistas novatos e mais experientes, o Brasil não decepciona ninguém. Afinal, tem roteiros para aqueles que buscam por algo mais radical, assim como esbanja opções para quem estiver a fim de curtir ao lado da família. Portanto, se estiver à procura de destinos para andar de bike, vai ser fácil, fácil encontrar algum por aqui.

1. Rio de Janeiro (RJ)

Destinos para andar de bike: vista das praias de Copacabana e Leme - Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Vista das praias de Copacabana e Leme – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Fala sério: pedalar na capital carioca soa muito bem, né? Cidade que é naturalmente atlética, o Rio de Janeiro conta com mais de 140 km de ciclovias, espalhadas por points como o calçadão de Ipanema, Copacabana e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Isso sem contar as áreas naturais utilizadas para trilhas e mountain bike, como a Floresta da Tijuca, por exemplo. Outro ponto positivo é que a Cidade Maravilhosa coleciona belas paisagens, o que significa que dá pra andar de bike e tirar muitas fotos incríveis.

O que fazer no Rio de Janeiro em 2 ou 3 dias; destino é um dos melhores do mundo para visitar em 2022

2. Estrada Real (RJ-MG)

Destinos para andar de bike: Paraty, Rio de Janeiro, uma das muitas cidades que fazem parte da Estrada Real | Crédito: Shutterstock

Paraty, Rio de Janeiro, uma das muitas cidades que fazem parte da Estrada Real | Crédito: Shutterstock

Do Rio de Janeiro a Minas Gerais – mais especificamente de Paraty (RJ) até Diamantina (MG) –, a Estrada Real soma mais de 1.600 km de rota e passa por diversas cidades históricas e paisagens naturais. Oferecendo mais de um percurso para a prática de cicloturismo, um bem conhecido é o Caminho dos Diamantes, que liga as cidades de Santa Bárbara e Catas Altas, assim como o Caminho do Ouro, com mais de 680 km de extensão e que vai de Ouro Preto a Paraty. Ou seja: o que não falta na Estrada Real são destinos para andar de bike!

Estrada Real: veja quais cidades visitar e viaje de volta ao Brasil Colônia

3. Circuito do Vale Europeu (SC)

Destinos para andar de bike: Vale Europeu – Santa Catarina | Crédito editorial: Rafaela Asprino/Shutterstock.com

Vale Europeu – Santa Catarina | Crédito editorial: Rafaela Asprino/Shutterstock.com

Pioneiro em circuitos para prática do cicloturismo, o Vale Europeu, em Santa Catarina, fica a 30 km de Blumenau. Com origem e retorno de Timbó, o Circuito do Vale Europeu passa por diversas paisagens naturais em meio à Mata Atlântica. Sabe o que isso quer dizer? Que, ao longo do percurso de mais de 300 km, você vai se deparar com cachoeiras, riachos e cidades colonizadas por europeus. Difícil dizer não pra isso, né?

4. Campos do Jordão (SP)

Destinos para andar de bike: Campos do Jordão - São Paulo | Crédito editorial: JR Moreira/Shutterstock.com

Campos do Jordão – São Paulo | Crédito editorial: JR Moreira/Shutterstock.com

Quer algo mais tranquilo para pedalar ao lado das crianças? Então Campos do Jordão é o lugar certo pra você. A 170 km de São Paulo, a charmosa cidade é tudo de bom, sobretudo para dar uma escapadinha aos finais de semana e curtir com a família. Onde andar de bike por lá? Essa é fácil! O Horto Florestal tem uma série de trilhas a serem percorridas, inclusive de fácil acesso. Em linhas gerais, o passeio é tranquilo e bem gostoso.

Campos do Jordão: o que fazer no destino

5. Costa do Descobrimento (BA)

Destinos para andar de bike: Arraial d'Ajuda - Porto Seguro - Bahia | Crédito: Shutterstock

Arraial d’Ajuda – Porto Seguro – Bahia | Crédito: Shutterstock

Já imaginou conhecer de bicicleta algumas das praias mais bonitas do país, como as de Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda? Pois dá pra fazer isso ao longo da Costa do Descobrimento, famosa por ter sido o local onde os portugueses chegaram ao Brasil pela primeira vez. Descortinando um belíssimo litoral e indo de Prado a Santa Cruz Cabrália, esse tour passa não apenas por praias paradisíacas, mas também por vilas e falésias. Vale a pena!

Porto Seguro com chuva: confira dicas de o que fazer na cidade baiana

Destinos para andar de bike no exterior

Quer ir um pouquinho mais longe? Eba! Também temos opções de destinos para andar de bike no exterior. E a melhor parte é que você pode escolher se prefere ficar dentro da cidade, já que assim você consegue conhecer os principais points turísticos, ou se quer ficar mais afastado dos centros urbanos, caso o intuito seja se conectar com a natureza local. Saca só!

Como tirar o passaporte: confira o passo a passo

6. Amsterdã (Holanda)

Amsterda Holanda shutterstock 189863267

Amsterdã – Holanda | Crédito: Shutterstock

Claro que Amsterdã seria o nosso destino número um, né? Superpreparada para os ciclistas, na bonita cidade holandesa existem até semáforos e estacionamentos próprios para as bicicletas. Para completar, oferece um terreno plano que ajuda muito na locomoção. Sendo assim, dá pra visitar diversos points a bordo de uma bike, como o Rio Amstel, o Museu Van Gogh e o Museu Rijksmuseum. Além disso, também é possível chegar a países como Bélgica, França e Londres por meio de ciclovias e estradas.

7. Corleone (Itália)

Cefalu Sicilia Italia shutterstock 706756474

Comuna de Cefalù – Sicília – Itália | Crédito: Shutterstock

Benvenuto in Italia! Região do famoso Coliseu, do Vaticano, de Veneza e de muitos outros atrativos, o território italiano não fica atrás quando se trata de qualidade de vida e esportes. Na Sicília, a cidade de Corleone, famosa pela trilogia “O Poderoso Chefão”, proporciona algo em torno de 330 km para os aventureiros pedalarem. Quer um bônus? Fora o clima mediterrâneo, o mar é perfeito para uma pausa e, claro, para um mergulho. Em outras palavras, se estiver à procura dos melhores destinos para andar de bike, a Itália com certeza é um deles.

Quem topa conhecer a Itália de carro? Saiba para onde ir e o que fazer

8. Whistler (Canadá)

Whistler Mountain Bike Park Canada shutterstock 658641394

Whistler Mountain Bike Park – Canadá | Crédito: Shutterstock

Célebre destino de neve, Whistler também é um sucesso quando o assunto é bicicleta. Isso porque, quando a neve derrete, a cidade se transforma no lugar ideal para encarar trilhas de bike que passam por raízes de árvores, pedras e muito mais. A zona chamada “Garbanzo”, do Whistler Mountain Bike Park, por exemplo, dispõe de diversos trajetos diferentes – e muitos deles na vertical. É muita diversão em um lugar só. Porém, precisa ter condicionamento pra encarar essas trilhas, viu?

9. Camino  los Yungas (Bolívia)

Camino a los Yungas Bolivia shutterstock 1841495710

Camino a los Yungas, também chamada de Estrada da Morte – Bolívia | Crédito: Shutterstock

Bem pertinho do Brasil, o Camino a los Yungas é a escolha certa pra todo mundo que deseja viver muita aventura e adrenalina, uma vez que as estradas são estreitas, cheias de curvas e à beira de precipícios. Ligando a região boliviana de Yungas à capital La Paz, o local foi apelidado de “rota da morte” e exige bastante atenção de quem o escolhe. Ah, vale informar que o chão é de cascalho, OK? Portanto, se optar por essa experiência, fique sempre ligado no caminho!

Bolívia: conheça 7 atrações ao ar livre no país

10. Copenhagen (Dinamarca)

Copenhagen Dinamarca Credito editorial Flying Camera shutterstock 1201446727

Copenhagen – Dinamarca | Crédito editorial: Flying Camera/Shutterstock.com

Mais uma cidade para ser aproveitada de bicicleta, Copenhagen, acima de tudo, tem o ciclismo como parte de sua cultura. Afinal, são mais de 350 km de ciclovias espalhadas por todo o destino. Se você escolher explorar a principal cidade da Dinamarca em duas rodas, saiba que você conseguirá, inclusive, chegar às praias de Amager e Bellevue. Claro, sempre tendo como companhia as deslumbrantes paisagens da região.

Dica de roteiro pela Europa: 10 cidades em 13 dias; confira (e apaixone-se!)

HEY, ANOTA AÍ ESSAS DICAS!

– Escolha a bike ideal para o percurso que você quer fazer;

– Caso já tenha uma bicicleta, lembre-se de fazer a revisão antes de pegar a estrada;

– Use roupas e equipamentos de proteção adequados;

– Fique atento aos limites do seu corpo;

– Tenha itens para primeiros-socorros;

– Estude o seu roteiro de viagem;

– Não se esqueça de levar alimentação e água para hidratação;

– Alongue-se antes e depois da jornada.

E você, pretende se aventurar em um desses destinos para andar de bike? Então converse com um(a) agente de viagens, contrate um seguro-viagem e aproveite muito essa experiência. Além disso, caso tenha alguma outra dica, conta pra gente nos comentários! Dessa forma você acaba ajudando outras pessoas!

2 Comentários

  1. Luis fernado disse:

    Eu tengo o maior sonho da minha vida viajar de bicicleta e quero realisar

  2. Maria Madalena Santos disse:

    Fiz esse roteiro Costa do Descobrimento recentemente, em outubro de 2022 e foi simplesmente SENSACIONAL! Passeio maravilhoso pelas areias das praias, atravessando rios a pê ou de canoa, sempre com mare baixa. De um lado o mar e do outro falésias. Imaginem isso…
    Eu fui com a Calangos bike que cumpriu o q prometeu e nos surpreendeu com a qualidade das pousadas e hotel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0