Campos do Jordão: o que fazer no destino

campos do jordão

Crédito: Shutterstock

Com a chegada da temporada outono/inverno ao Hemisfério Sul, se tem uma paulista tida como uma das preferidas para curtir esse período ela é Campos do Jordão. Do topo de seus mais de 1,6 mil metros de altitude, é conhecida pelas paisagens bucólicas e pelas temperaturas amenas o ano inteiro – a menos que a viagem seja no inverno, quando os termômetros podem marcar em torno de 5°C e, à noite, ficar abaixo de zero grau.

Apesar de o clima ser um dos grandes responsáveis pela popularização da cidade, Campos do Jordão tem a seu favor inúmeros programas históricos, gastronômicos e ecoturísticos, o que explica os 4,5 milhões de turistas por ano em busca de ar puro, construções em estilo europeu, fondues, chocolate quente e muita diversão. Para facilitar, a distância que separa São Paulo da estrela da Serra da Mantiqueira é curta: 2h30 de carro.

A fim de ajudar você a preparar um roteiro especial pelo destino, o Segue Viagem oferece agora uma carona com Edward Mazzei, gerente comercial de três hotéis locais pertencentes ao Grupo Bernardino (Estoril, Bologna e Serra da Estrela) e, agora, nosso guia turístico. Ele trouxe dicas valiosas de o que fazer em Campos do Jordão e está preparado para conduzir você em uma aventura montanha acima.

E os holofotes vão para…

Vista do Morro do Elefante | Crédito: Shutterstock

Vista do Morro do Elefante | Crédito: Shutterstock.com/wtondossantos

Com cenários de tirar o fôlego, 14 mil leitos de hospedagem e mais de 200 bares e restaurantes, segundo dados divulgados pela Prefeitura, Campos do Jordão é referência em receptividade e infraestrutura. Mas você sabe identificar as atrações imperdíveis na opinião de quem vive por lá?

Com certeza uma parada obrigatória é o Morro do Elefante. Seja de carro ou por meio de um passeio de teleférico partindo de seu centrinho – chamado de Vila Capivari –, dali se tem uma vista deslumbrante da cidade serrana. Outros destaques naturais e urbanos são: Parque Estadual Campos do Jordão (Horto Florestal); as quedas d’água Ducha de Prata; o Bosque do Silêncio; o Mosteiro das Monjas Beneditinas; o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, que dividem o mesmo endereço; e o Palácio da Boa Vista, residência oficial de inverno do governador do estado”, aponta Mazzei.

Comprar e comer: é tudo em grande estilo

Restaurante Libertango

Restaurante Libertango | Crédito: Divulgação

Adicionando doses caprichadas de boas compras e excelente gastronomia à viagem, Campos do Jordão manda bem no que se refere à oferta de lojas, bares, pubs e restaurantes.

“No Shopping Aspen Mall, no centro de Capivari, são encontrados produtos de ótima qualidade a preços bastante acessíveis. Há ainda algumas lojas dentro do parque do teleférico, com ampla variedade de lembrancinhas e artesanatos locais. Já na hora de comer, algumas sugestões que primam pela boa gastronomia são o Dona Chica, de comida caseira, o Restaurante Libertango, perfeito para experimentar uma parrilla argentina, o Cine Bistrô, que serve a melhor feijoada aos domingos, e o Restaurante Alquimia, para quem é adepto das culinárias vegetariana e vegana”, recomenda.

Para curtir como um nativo

Parque Amantikir

Parque Amantikir | Crédito: Shutterstock.com/Julio Ricco

Uma das grandes obras-primas da Mãe Natureza no Sudeste do país, em Campos do Jordão é justamente ela que comanda a cena, especialmente quando a ideia é descobrir os cantinhos preferidos dos moradores.

“Os jordanenses gostam de trilhas com passeios de bicicleta e vistas de encher os olhos pela beleza das montanhas. Para quem procura por isso, o lugar certeiro é o Pico do Itapeva, na divisa com Pindamonhangaba. Aos aventureiros, a recomendação é o Pico do Imbiri, na Estrada da Campista. O Horto Florestal, por sua vez, é uma reserva ambiental com trilhas e cachoeiras, onde famílias e casais adoram passar o tempo e fazer piqueniques. Agora, para os viajantes que já conhecem a cidade e estão a fim de um tour “diferentão.”

Mazzei é categórico: Amantikir e seus jardins extraordinários. Mais do que preservar centenas de espécies de plantas e flores e apresentar jardins temáticos inspirados em várias partes do mundo, o parque tem dois grandes labirintos, que divertem e suscitam a curiosidade das pessoas.

Que tal um vale-night?

Baden Baden

Baden Baden | Crédito: Shutterstock/Gregorio Koji

Para encerrar o dia, imagine curtir um pôr do sol de arrepiar. Onde? Nosso especialista tem dois lugares para indicar: o mirante Vista Chinesa (ou Belvedere), bem pertinho do portal de entrada do destino, na descida da Serra Nova, e o parque do Museu Felícia Leirner.

À noite, uma programação imperdível para quem estiver na região é constituída pelos famosos bares e restaurantes Baden Baden e Mercearia Campos e pelo recém-inaugurado Boteco Itapeva, de ambiente superagradável e excelente atendimento”, finaliza ele.

E você? Já conhece Campos do Jordão? tem alguma dica para os futuros viajantes? Compartilhe conosco suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0