Quer ir para Portugal? Então vem saber tudo sobre o país

Ponte Dom Luis Porto Portugal shutterstock 350396054

A emblemática ponte Dom Luís I, um dos símbolos de Porto, destino imperdível para quem quer ir para Portugal | Crédito: Shutterstock

shutterstock 350396054

A emblemática ponte Dom Luís I, um dos símbolos de Porto, destino imperdível para quem quer ir para Portugal | Crédito: Shutterstock

A notícia sobre a reabertura de Portugal foi bem recebida por todo mundo. Afinal de contas, como não celebrar o país europeu que fala a mesma língua que nós e que é tão diverso quanto o Brasil em termos de beleza e opções de o que fazer? A gastronomia, então, nem se fala! Os portugueses fizeram da hora de comer uma arte, e, por isso mesmo, têm a seu favor uma das culinárias mais gostosas (e mais famosas) do planeta.

Brasileiros já podem entrar em Portugal: confira as exigências
7 motivos que explicam por que viajar faz bem

voos diretos do Brasil para lá – pelo menos pra Lisboa e Porto, dois dos destinos mais procurados pelos brazucas. O fato de já ter mais de 80% da população 100% imunizada contra a COVID-19 abriu espaço para outra vantagem importante: para entrar no país, basta ter em mãos teste de antígeno ou RT-PCR negativo para o novo coronavírus. Ou seja, não importa muito qual vacina você tenha recebido (ou mesmo se ainda não tomou nenhuma): você é mais do que bem-vindo(a) por ali. E pode se sentir protegido(a), porque o país está em segundo lugar no ranking dos destinos mais imunizados do globo.

Como tem muita gente de olho em Portugal, a gente bateu um papo com Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, para que você saiba como estão as coisas por lá. De quebra, você ganha também algumas dicas bem úteis, especialmente se estiver planejando a sua primeira viagem para a região. Que tal ir com a gente agora mesmo para além-mar, hein? Confira só!

Entrevista exclusiva: Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil

1. A reabertura de Portugal para viajantes brasileiros a turismo estava sendo muito aguardada. Você poderia comentar quais são as exigências feitas dos passageiros? 

Neste momento, a apresentação de um teste negativo (PCR ou antígeno) para COVID-19 é a única exigência para a entrada no país de viajantes a partir do Brasil. Ou seja: não é obrigatório estar vacinado(a). Ao mesmo tempo, também não é necessário cumprir quarentena na chegada.

Lembrando que o teste de antígeno tem que ser feito em laboratório para se ter um laudo com os dados do viajante. Além disso, há um formulário sanitário que os passageiros devem preencher antes do embarque a Portugal, como forma de identificação e contato em casos de necessidades especiais. Para acessá-lo, é só clicar aqui.

Bernardo Cardoso Fotografo Milton Galvani

Quer ir para Portugal? Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, conta tudo sobre o país | Crédito: Milton Galvani

No último dia 17/09 o governo português abriu a possibilidade de aceitar os certificados de países de fora da União Europeia com as vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Dessa forma não haveria a necessidade de portar exame PCR negativo para entrar em Portugal. Essa medida, no entanto, depende de reciprocidade. Isso significa que, para que seja aceito o certificado de vacinação brasileiro, o certificado de vacinação português deve ser reconhecido no Brasil. Até o momento, porém, isto não aconteceu.

2. De forma geral, quais são as restrições que ainda vigoram no país por conta da pandemia? Pode-se dizer que é seguro ir para Portugal neste momento? 

Viajar por Portugal hoje está praticamente normal, com algumas restrições naturais, como obrigatoriedade de certificado digital europeu ou a realização de testes rápidos para frequentar alguns estabelecimentos. Isso inclui bares e restaurantes, por exemplo, aos finais de semana, assim como check-in liberado em hotéis depois das 72h do teste PCR feito para a viagem. Estes testes são muito acessíveis e podem ser encontrados em farmácias, mercados, nas recepções dos hotéis e nos próprios bares.

Portugal está muito próximo de alcançar a marca de 85% da população totalmente imunizada. Justamente por isso o governo determinou a última fase do plano de reabertura, com poucas restrições dentro do país. A partir de 01/10/2021, inclusive, será permitido frequentar restaurantes e hotéis sem a exigência dos testes ou certificado digital. Também poderão reabrir bares, discotecas e grandes eventos culturais, esportivos e corporativos. Porém, nestes casos haverá a exigência de apresentar os testes negativos ou o certificado digital europeu.

O uso de máscaras continua obrigatório em transportes públicos, hospitais, salas de eventos e espetáculos.

3. Qual é a melhor época para ir para Portugal? Por quê?

Portugal tem um clima ameno e cerca de 300 dias de sol por ano; logo, é um país que pode ser visitado o ano todo. Claro que a época mais alta para as viagens é o verão europeu (ou seja, de junho a setembro), mas durante todo ano há inúmeras experiências nas diversas regiões do país, dependendo do estilo de viagem que se quer fazer.

4. Depois de tantos meses de fronteiras fechadas, o que os visitantes que querem ir para Portugal podem esperar de uma viagem ao país?

shutterstock 588863066

Antes de qualquer coisa, Lisboa é um dos destinos de Portugal mais visitados pelos brasileiros | Vista de Lisboa com Castelo de São Jorge ao fundo | Crédito: Shutterstock

O Turismo de Portugal segue com a ambição de firmar o destino como líder do turismo do futuro, mantendo o caminho traçado e com objetivos bem definidos no plano de ação “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, lançado em maio deste ano.  No âmbito deste plano, pretende-se incentivar a retoma do setor do turismo em Portugal e, simultaneamente, preparar o futuro, dotando-o de mecanismos para torná-lo mais responsável, mais sustentável e mais resiliente.

Portugal mantém a sua capacidade de atração, a contínua procura dos turistas internacionais e a progressiva reposição das ligações aéreas. Some a isso o importante papel que o setor do turismo tem desempenhado na economia nacional, destacando-se também na projeção internacional da imagem do destino.

Em curto prazo, precisamos garantir que as empresas do setor do turismo mantenham a sua capacidade produtiva e operacional. E o Plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro” tem os mecanismos necessários para alcançarmos esta tarefa com êxito.

5. Quais são os destinos portugueses mais buscados pelos brasileiros? Por que você acha que eles chamam a atenção de tanta gente? 

shutterstock 755531305

Acima de tudo, quem pretende ir para Portugal precisa conhecer as praias de Cascais | Crédito: Shutterstock

Por serem os mais conhecidos, Lisboa e a região de Sintra, Cascais e Estoril, bem como Fátima e as regiões do Porto e Norte são os destinos mais visitados pelos brasileiros.

O que fazer em Lisboa: roteiro pela capital portuguesa

6. Quais você diria que são os destinos do país ainda pouco explorados por viajantes brasileiros? O que eles têm a oferecer? 

O que eu mais recomendo é que, quando for a Portugal, você fique mais tempo em uma ou duas regiões. Como muitos brasileiros já conhecem Lisboa e Porto, a dica é aproveitar alguns dias na cidade que mais interesse e alguns outros em uma região do interior a fim de explorá-la e conhecê-la bem. Por exemplo, por que não ir à Fátima e ficar hospedado na região por uma ou duas noites e explorar as atrações próximas, com mais tempo? Ou combinar Alentejo com Algarve, ficando três dias em cada?

Que tal fazer uma viagem de carro pela Estrada Nacional 2? Ela corta Portugal de norte a sul, iniciando em Chaves, atravessando o centro do país e o Alentejo e terminando na região do Algarve. São cerca de 740 km de uma ponta a outra: trata-se da maior estrada a cortar um país na Europa e a terceira maior no mundo.

Lagoa das Sete Cidades Acores Portugal shutterstock 254083921

Tá a fim de ir para Portugal? Pois então saiba que a Lagoa das Sete Cidades é um dos atrativos imperdíveis dos Açores | Crédito: Shutterstock

Alguns lugares que valem a visita são os Açores, com sua natureza exuberante e fontes termais, e a Ilha da Madeira, em uma combinação perfeita entre cidade, meio ambiente e um clima fantástico ao longo de todo ao ano.

Ilha da Madeira: 10 motivos para visitar a região

Por outro lado, também compensa visitar as Aldeias Históricas, com todo o charme e carregadas de cultura e história, aproveitando ainda para explorar a Serra da Estrela, e o Algarve, cujas praias paradisíacas e gastronomia são pra lá de especiais. Isso sem falar nas regiões do Douro e do Minho no norte e o litoral do Alentejo.

7. Qual é a diferença de horário entre Brasil e Portugal?

Neste momento, Portugal está em horário de verão. Em outras palavras, está quatro horas à frente do Brasil. Contudo, quando o país mudar para o horário de inverno, passa a ficar com apenas três horas de diferença.

8. É seguro para os viajantes planejarem uma viagem a Portugal para os próximos meses? Ou corre-se o risco de as fronteiras fecharem novamente?

Manter as fronteiras abertas depende da evolução da pandemia em Portugal, no Brasil e no mundo. As medidas de restrição são revistas a cada 15 dias, mas acredito que em médio prazo não há riscos de fechar novamente. Isso porque Portugal é, hoje, o segundo país mais avançado na imunização, chegando a mais de 80% da população completamente vacinada. E o Brasil tem mostrado boa evolução no mesmo sentido. 

Afinal, em quais países brasileiros podem entrar?

9. Há voos diretos do Brasil a Lisboa, por exemplo. Qual é o tempo médio de voo a partir das principais capitais brasileiras? Há voos diretos para outros destinos portugueses?

Palacio da Pena Sintra Portugal shutterstock 219280912

Não tem como ir para Portugal e não conhecer Sintra, a cerca de 30 km de Lisboa | Palácio da Pena, em Sintra | Crédito: Shutterstock

Atualmente temos voos diretos de nove cidades do Brasil, podendo chegar a 11 dependendo do planejamento das companhias aéreas. As ligações são feitas para Lisboa e Porto. A partir de São Paulo, são cerca de dez horas de voo, ao passo que, a partir das capitais do Nordeste, são cerca de seis horas de voo.

10. Brasileiros precisam de visto para ir para Portugal? Desconsiderando a pandemia, quais são os documentos exigidos?

Brasileiro não precisa de visto para entrar em Portugal. Todavia, deve ter passaporte válido com mínimo de seis meses de validade e seguro-viagem, além de comprovar meios de se manter em Portugal durante a viagem.

Quais países exigem seguro-viagem? Portugal é um deles

11. Portugal já ganhou por três vezes o prêmio de melhor destino do mundo. Quais são os pontos fortes do país?

pastel de Belem Portugal shutterstock 1184995219

O pastel de belém (ou de nata) é apenas um exemplo da fabulosa gastronomia portuguesa | Crédito: Shutterstock

Como disse anteriormente, somos um país genuíno e autêntico, com uma diversidade incrível por todo o território. Além disso, o turismo sempre foi centrado nas pessoas, nas experiências e em receber bem quem nos visita. Junte a isso uma gastronomia incrível e os vinhos mais especiais. Esses são os principais motivos que fazem de Portugal um destino de destaque mundial. Agora nosso foco está voltado para a sustentabilidade e, portanto, Portugal pretende ser o país líder na questão do desenvolvimento sustentável no turismo.

12. Qual você diria que é o roteiro perfeito pelo país? Ele teria quantos dias e passaria por quais cidades? 

O roteiro perfeito é algo muito pessoal e depende do gosto e do estilo de cada viajante. Eu diria que, a fim de conhecer bem o país, são necessários cerca de 30 dias. Mas com certeza temos experiências únicas em todas as regiões. Se você tem apenas três dias, o ideal é ficar em apenas uma cidade e aproveitá-la ao máximo. De cinco a sete dias já pode dividir a viagem entre duas cidades. E assim podemos montar uma viagem especial para cada tipo de viajante e para o tempo que ele(a) tiver disponível.

Quer ir para Portugal?

Praia do Camilo Algarve Portugal shutterstock 1523724197

Praia do Camilo, um dos destaques de Lagos, na região do Algarve, em Portugal | Crédito: Shutterstock

12 destinos na Europa que todo mundo precisa visitar
Conheça 10 destinos de tirar o fôlego

Fala a verdade: ficou com vontade de ir para Portugal agora que já manja tudo do país, né? Então não perca tempo, não, e consulte um(a) agente de viagens. Dessa forma a sua viagem ganha conforto e segurança, enquanto você ganha tranquilidade e as melhores dicas de todas 😉 Se quiser ler mais entrevistas exclusivas, tem mais um monte neste link.

Ah, e uma última coisa! Caso já tenha viajado para a terra dos nossos colonizadores, conta pra gente como foi! Isso porque, além de enriquecer o nosso conteúdo, você acaba ajudando a tirar as dúvidas de um monte de gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0