Brasileiros já podem entrar em Portugal; confira exigências

Torre de Belem Lisboa Portugal shutterstock 588863318

Tá a fim de ver a Torre de Belém, em Lisboa, de perto? Então confira as exigências para brasileiros poderem entrar em Portugal | Crédito: Shutterstock

Tá a fim de ver a Torre de Belém, em Lisboa, de perto? Então confira as exigências para brasileiros poderem entrar em Portugal | Crédito: Shutterstock

Tá a fim de ver a Torre de Belém, em Lisboa, de perto? Então confira as exigências para brasileiros poderem entrar em Portugal | Crédito: Shutterstock

*Atualizado às 11h48 do dia 17/09/2021*

Tá aí uma notícia que muita gente aguardava ansiosamente: brasileiros já podem entrar em Portugal. A princípio, a novidade vale até 30/09/2021. Isso porque, durante este prazo, o governo do país e as autoridades europeias vão monitorar de perto a evolução da pandemia no Brasil.

12 destinos na Europa que todo mundo precisa visitar
Reabertura da Espanha: brasileiros vacinados já podem entrar no país

Conforme consta no Despacho n.º 8652-C/2021 do Diário da República Eletrônico, que reúne todas as medidas acerca da decisão, a partir de agora – e pelo menos durante esta janela de 15 dias – estão liberadas as viagens não essenciais para o destino. Em outras palavras, já dá pra fazer turismo em Portugal.

No entanto, é claro que é preciso respeitar algumas exigências. A gente conta todas elas a seguir! De toda forma, aqui vai um recado importante: devido à situação ainda delicada da pandemia, as informações podem mudar a qualquer momento. Por isso mesmo, sempre consulte o consulado ou a embaixada antes de fechar a viagem e conte com o apoio de um(a) agente de viagens, combinado? Ao mesmo tempo, vale dar uma olhadinha também no site da Direção Geral de Saúde e no Portal Diplomático.

Regras para brasileiros poderem entrar em Portugal

Camara de Lobos Ilha da Madeira Portugal shutterstock 1115016398

Se amarra em fotos? Pois o município de Câmara de Lobos, na Ilha da Madeira, é bem fotogênico | Crédito: Shutterstock

Acima de tudo, vamos à principal regra: não é preciso estar vacinado(a) para entrar no país. A única exigência é apresentar teste RT-PCR negativo para COVID-19, emitido no máximo 72h antes do embarque, ou, então, teste de antígeno. Este último, por sua vez, deve ter sido realizado até 48h antes do voo.

Os resultados podem ser solicitados em vários momentos, incluindo check-in, despacho de bagagem, embarque e balcão de imigração. Além disso, os resultados do teste de antígeno, principalmente, devem conter o nome do viajante, o tipo e o nome do teste, fabricante, data, hora e local da amostra, resultado, entidade emissora e o número de autenticação. Detalhe: menores de 12 anos estão isentos do teste, assim como viajantes vacinados que portem o Certificado Digital COVID da União Europeia. Como brasileiros não têm acesso a este documento, para nós bastam os resultados negativos do exame.

Quais países fazem parte da União Europeia?
Tratado de Schengen: o que é e por que é importante conhecer

Ao mesmo tempo, a medida derruba também a necessidade de quarentena de 14 dias. Só não se esqueça que, independentemente do cenário de pandemia, o seguro-viagem com cobertura mínima de 30 mil euros continua sendo obrigatório. Afinal, Portugal é um dos países que fazem parte do Tratado de Schengen.

Exigência de testes em restaurantes e outros locais

A fim de garantir a segurança de todo mundo, os testes também serão necessários ao longo da estada em Portugal. Aos finais de semana, feriados e a partir das 19h de sextas-feiras, será preciso portar testes negativos para a COVID-19 para fazer refeições no interior de restaurantes. Outros points que exigem o exame: pontos turísticos, hotéis, ginásios (para aulas em grupo), spas, cassinos, bingos, eventos com mais de mil pessoas no exterior e 500 pessoas no interior e casamentos e batizados com mais de 10 convidados.

Nestes casos, deve-se fazer um autoteste de antígeno à porta do estabelecimento em que se pretende entrar, mas sob a supervisão de alguém que trabalhe ali e que comprove o resultado negativo. Não adianta se submeter ao teste enquanto se está no hotel, por exemplo. Esses testes podem ser encontrados em supermercados e farmácias.

No que se refere aos hotéis, não existe a necessidade de fazer um teste sempre que se quiser acessar os restaurantes do complexo: basta apresentar o resultado negativo no momento do check-in.

Quer ir para Portugal?

Palacio da Pena Sintra Portugal shutterstock 1482581117

Clique de tirar o fôlego do Palácio da Pena, em Sintra, Portugal | Crédito: Shutterstock

Afinal, em quais países brasileiros podem entrar?
Conheça 10 destinos de tirar o fôlego

Agora que você sabe que brasileiros já podem entrar em Portugal, que tal começar a pesquisar sobre o destino e a planejar a próxima viagem? Neste caso, a melhor dica que a gente pode te dar é que você procure um(a) agente de viagens. Deixe todo o planejamento aos cuidados deste(a) profissional e fique só com a parte boa: aquela ansiedade que bate antes do embarque e a viagem em si 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0