Quais países fazem parte da União Europeia?

Praga Republica Tcheca shutterstock 137901659

Tá a fim de ir pra Praga, na República Tcheca? Então consulte um agente de viagens | Crédito: Shutterstock

Você pretende viajar para algum destino europeu quando já estiver vacinado e os países estiverem de portas abertas para o Brasil? Então você vai adorar o post de hoje, pois ele é uma prévia e tanto do que você poderá encontrar nesse continente que é lotado de pontos turísticos pra lá de históricos e especiais. Mas, antes de tudo, que tal descobrir quais países fazem parte da União Europeia? Essa é uma dúvida de muita gente e, por isso mesmo, nós vamos esclarecer ela agora mesmo.

Pós-pandemia: 12 destinos na Europa que todo mundo precisa visitar
13 destinos para conhecer antes dos 30 anos

Em primeiro lugar: o que é a União Europeia?

Maior bloco econômico do mundo e também o mais antigo, a União Europeia (UE) é a junção de vários países em um grupo com regras políticas, econômicas e sociais. Constituída oficialmente em 1992, ela conta com três sedes: Luxemburgo (país homônimo), Estrasburgo (França) e Bruxelas (Bélgica). Este último destino, inclusive, é a capital da UE.

Afinal, quais países fazem parte da União Europeia?

Budapeste - Hungria | O país é um dos que fazem parte da União Europeia | Crédito: Shutterstock/com

Budapeste – Hungria | O país é um dos que fazem parte da União Europeia | Crédito: Shutterstock/com

Quando o assunto é o Velho Continente é difícil não sentir bater aquela vontade de viajar, certo? Bom, e isso é bem fácil de entender: a União Europeia esbanja destinos turísticos e atrações especiais. Esse é o caso, por exemplo, do Coliseu, da Torre Eiffel, da majestosa Basílica Sagrada Família, do Muro de Berlim, da Torre de Belém e da Acrópole de Atenas. Quem nunca ouviu falar nesses nomes?

Ficou ainda mais curioso para descobrir quais países fazem parte da União Europeia e pra começar a sonhar com a próxima viagem? Então confira a lista completa a seguir.

1. Alemanha
2. Áustria
3. Bélgica
4. Bulgária
5. Chipre
6. Croácia
7. Dinamarca
8. Eslováquia
9. Eslovênia
10. Espanha
11. Estônia
12. Finlândia
13. França
14. Grécia
15. Holanda
16. Hungria
17. Irlanda
18. Itália
19. Letônia
20. Lituânia
21. Luxemburgo
22. Malta
23. Polônia
24. Portugal
25. República Tcheca
26. Romênia
27. Suécia

Você conhece o Tratado de Schengen?

Bruxelas Belgica shutterstock 1921760537

Bruxelas – Bélgica | O país é um dos 26 signatários do Tratado de Schengen | Crédito: Shutterstock

Antes de qualquer coisa, lembre-se: o Tratado de Schengen, constituído exclusivamente por países europeus, é um acordo que permite a livre circulação de pessoas entre os países signatários por até 90 dias, sendo necessário apenas o passaporte para ir de um destino a outro. Ah, mas atenção: os dias fazem parte de um ciclo de 180 dias. Ou seja: para cada 90 dias nas regiões que fazem parte do tratado são necessários 90 dias fora delas, OK?

Embora não haja a obrigatoriedade do visto, o Tratado de Schengen exige que todas as pessoas vindas do exterior apresentem os seguintes documentos:

  • seguro-viagem com cobertura mínima de 30 mil euros;
  • passaporte com validade superior a seis meses;
  • passagens aéreas de ida e volta;
  • reserva de hospedagem;
  • comprovantes financeiros que garantam que o viajante tem como se manter no destino ao longo de toda a viagem.

Sua entrada nesses destinos pode ser barrada se você não cumprir esses requisitos, já que todos esses documentos podem ser solicitados pela imigração, viu? Sendo assim, nada de bobear.

Essas exigências, no entanto, valem somente para os países que fazem parte do Tratado de Schengen e, portanto, não se aplicam a toda a Europa. Esse é o caso de destinos como Bulgária, Romênia, Chipre, Irlanda, Reino Unido e Croácia. Tá a fim de saber quais países integram o Tratado? Pois então é só clicar aqui.

Quer viajar para a União Europeia? Então consulte um agente de viagens

Praga Republica Tcheca shutterstock 137901659

Tá a fim de ir pra Praga, na República Tcheca? Então consulte um agente de viagens | Crédito: Shutterstock

Agora que você já sabe quais países fazem parte da União Europeia, já pode começar a sonhar com a sua próxima viagem. Mas, ó, antes de mais nada, procure seu agente de viagens. Até porque esse profissional pode te dar uma força com o seguro-viagem, passagens aéreas e com todo o roteiro, por exemplo. Por fim, ele também garante assistência antes, durante e depois da trip. Legal, né? Só tenha em mente que, no momento, o ideal é se cuidar e cuidar de quem você ama. Por isso, se possível, aproveite para planejar a viagem: o embarque pode ficar pra depois.

7 dicas para superar o medo de viajar de avião
Como tirar o passaporte: confira o passo a passo

Por último, mas não menos importante, depois não se esqueça de dar uma passadinha por aqui e contar como foi a sua experiência lá na gringa, viu? Assim você acaba ajudando a esclarecer as dúvidas de outras pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0