7 motivos que explicam por que viajar faz bem

Poucas coisas são melhores do que tirar férias e embarcar para lugares ainda desconhecidos ou muitos amados, certo? A gente concorda! Pois saiba que, além disso, esse momento faz com que o nosso corpo, mente e emoções sejam superbeneficiados das melhores maneiras possíveis, recarregando as energias e refrescando as nossas ideias. E a gente não tá falando isso só porque hoje é o Dia Mundial do Turismo, não! Confira a seguir sete motivos que comprovam que viajar faz bem e, portanto, dá um up na sua saúde.

Tá a fim de viajar pelo Brasil? Veja alguns dos destinos mais bonitos do país
Onde passar o Réveillon 2022: dicas de destinos e hotéis pelo Brasil

7 motivos que explicam por que viajar faz bem

1. Desenvolve novas habilidades

viajar faz bem

Todos estamos sujeitos a perrengues, mas a parte boa é que eles ajudam a aprimorar as nossas habilidades, sabia? | Crédito: Shutterstock

Nada como lidar com coisas novas a fim de dar aquela chacoalhada no cérebro. Por trazerem consigo a chance de se deparar com novas culturas e costumes, essas aventuras fazem com que os viajantes aprendam a lidar melhor com imprevistos. Eles podem incluir idiomas diferentes, atrasos de voos e problemas com bagagens, bem como outros dilemas. Tudo isso leva a um aumento da capacidade cognitiva, o que ajuda bastante no aprendizado e no desenvolvimento de novas habilidades.

8 erros que devem ser evitados em viagens de avião
7 dicas para deixar a mala de viagem mais leve

2. Reduz bastante o estresse

viajar faz bem

Além de renovar as energias, viajar faz bem porque ajuda a reduzir o estresse | Crédito: Shutterstock

Antes de qualquer coisa, aqui vai uma dica: fazer algo diferente ajuda a aliviar aquele estresse do dia a dia. E pegar a estrada rumo a novos destinos é uma excelente opção para fugir da realidade. Sendo assim, aproveite toda e qualquer oportunidade pra se afastar dos problemas, descansar o corpo e a mente e, claro, renovar as energias da melhor forma possível.

Destinos para desestressar e relaxar a mente
Como escolher o carro ideal para uma road trip

3. Dá um up na autoestima

viajar faz bem

Sabe por que viajar faz bem? Simples! Faz com que a gente saia da nossa zona de conforto e, portanto, leva a autoestima lá em cima | Crédito: Shutterstock

Viajar para outro país e conhecer novas pessoas são excelentes maneiras de elevar a nossa autoestima, mesmo porque sair da zona de conforto força a gente a resolver eventuais pepinos. Por isso, cair no mundo é uma das melhores maneiras para trabalhar o autoconhecimento e o amor próprio. Só de pensar nisso já dá vontade de sorrir, né?

12 destinos na Europa que todo mundo precisa visitar
11 dicas de destinos no exterior para o público LGBT+

Então aproveite as viagens para fazer amigos e, acima de tudo, para sentir o gostinho de que você é capaz de tomar qualquer decisão. De quebra, adicione à sua bagagem as experiências que só quem desbrava caminhos ainda desconhecidos tem. Isso porque essa atitude vai agregar (e muito!) à sua história.

4. Viajar diminui o risco de ter um ataque cardíaco

viajar faz bem

Que tal cuidar do coração? Então aposte em uma boa viagem para relaxar e reduzir o estresse | Crédito: Shutterstock

Conforme já dissemos aqui, as viagens ajudam a relaxar e a reduzir tanto o estresse quanto a ansiedade. Logo, faz sentido dizer que viajar faz o coração funcionar melhor. Alguns estudos, como por exemplo o da Framingham Heart Study, mostram que homens e mulheres viajantes apresentam chances menores de sofrer com problemas cardíacos. Incrível, né? Tá aí mais um motivo de por que viajar faz bem e mais uma razão para começar a sonhar com a sua próxima aventura!

Passo a passo: o que fazer quando chegar ao aeroporto
Stopover: o que é e por que vale a pena aproveitar

5. As aventuras ajudam no preparo físico

Viajar faz bem também porque nos força a praticar alguns exercícios, como a caminhada | Crédito: Shutterstock

Trilhas, longas caminhadas e esportes radicais são apenas algumas das coisas que a gente faz quanto está de férias. Ou seja: é bem diferente da rotina de passar horas dentro do escritório, parado no trânsito ou dentro do metrô. Quando chegamos a um novo destino queremos aproveitar ao máximo e, por conta disso, acabamos não nos importando de passar horas caminhando na praia ou fazendo uma trilha na neve em meio às montanhas. De uma forma ou de outra, esses exercícios fazem muito bem para a saúde mental e física.

Dicas de viagem para praticar esportes: 12 destinos no Brasil

6. A gastronomia é um presente e tanto para o organismo

Crédito: Shutterstock

Antes de qualquer coisa, adicione a gastronomia local às suas experiências de viagem | Roma – Itália | Crédito: Shutterstock

Já ouviu falar no hormônio da felicidade? Então você deve saber que, ao comer algo que nos agrada muito, os neurotransmissores aumentam a produção de substâncias ligadas ao prazer, como dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina, o que nos traz uma sensação única de bem-estar. Agora imagina o quanto conhecer o mundo pode te ajudar nisso! Na Itália dá pra provar a tradicional pizza (e se esbaldar no macarrão, é claro!), ao passo que na Espanha quem dita as regras é paella, com seus ingredientes à base de frutos do mar.

6 lugares para comer pizza ao redor do mundo
Gastronomia mexicana: se liga nos pratos mais tradicionais

Na Argentina, por outro lado, o destaque vai para as carnes e para os alfajores, enquanto nos Estados Unidos não tem como resistir a um bom hambúrguer. A ideia não é comer como se não houvesse amanhã, mas, sim, adicionar à viagem a experiência de comer coisas diferentes.

7. Viajar faz você viver mais e mais

Tromso Noruega shutterstock 497083891

Corpo e mente saudáveis: benefícios de viajar | Tromsø – Noruega | Crédito: Shutterstock

Em suma, viajar faz, com certeza, você viver mais. Sabe o motivo? Independentemente das viagens serem longas ou curtas elas ajudam a manter a mente e o corpo saudáveis, sobretudo ao considerar a grande quantidade de novas experiências. Fala sério: é ou não é um baita investimento?

Afinal, quanto custa uma viagem para as Maldivas?
Passageiros com deficiência: você conhece os diferenciais oferecidos pelas companhias aéreas?

Diante de tudo isso fica difícil não sentir aquele friozinho na barriga e não querer começar a planejar a próxima trip, né? Converse com o(a) seu(sua) agente de viagens e tire esse sonho do papel. Dessa forma você garante apoio a qualquer momento e ainda tem acesso às melhores dicas e roteiros. Bon voyage!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0